É uma tarte de maça em que a base é feita de maça, o recheio de banana e a cobertura de maça, ou seja, não há nenhuma base, nenhuma massa de farinha e manteiga, nem nada do género. É do mais simples e básico que existe. Diria que é uma tarte de maça minimalista. Minimalista até demais para mim ... que acabei por pôr uma colher de farinha na maça como faço para o crumble! Nada de relevante...Fico deliciosa, acabou num instante e eu lá fui comprar mais maças para voltar a fazer. Aproveitei aquelas maças mais pequenas e com menos "aspeto", que normalmente são mais baratas, doces e saborosas, que é tudo o que esta sobremesa precisa.
- 6 maças médias
- 4 bananas médias
- 1 colher de sopa de açúcar (usei mascavado mas pode ser outro)
- 1 colhar de sopa de mel
- 1 colher de sopa de farinha integral ou branca (opcional)
- sumo de 1 limão
- canela em pó
- Liguei o forno a 180ºC. Untei um pirex redondo de ir ao forno com óleo e polvilhei com um pouco de açúcar.
- Descasquei as maças e cortei em fatias. Fui espremendo sumo de limão por cima para não escurecer. Espalhei a colher de sopa de açúcar, a de farinha e canela e mexi bem a maça com as minhas mãos.
- Espalhei maça por toda a forma de forma a esta ficar coberta.
- Esmaguei bem as bananas com o garfo (se estiver difícil basta passar a varinha mágica). Juntei o sumo restante de limão e o mel. Mexi e verti a "pasta de banana por cima da maça.
- Coloquei as restantes fatias de maça, lado a lado e relativamente inclinadas, começando na lateral em direção ao meio, inseridas na massa de banana.
- Polvilhei com mais um pouco de canela e levei ao forno por 40 minutos.
*Podem "encher" mais esta esta cobertura. Não tinha mais maça partida e resolvi deixar ficar assim.
É difícil de acreditar mas fica realmente uma tarte que parece igual a qualquer outra com as tradicionais bases. Não fica nenhum sabor a banana e, se gostarem bem doce, é só por mais um pouco de açucar; se as bananas não estiverem bem maduras, também podem colocar mais um pouco de mel.