As aboboras estão aí e não só, ao lado delas estão também as maças. Não há como setembro para enriquecer a cozinha de tão bons frutos, que tão bons cozinhados fazem.
Esta é uma sopa muito conhecida, não é ideia minha nem receita vinda de família, nem nada que se pareça. Muitos de vocês com certeza já a conhecem, outros já a fizeram, a minha não trás nada de novo.
Como já disse nem sempre coloco o caril, no entanto dá-lhe um toque diferente. Outros aromas que dou a esta sopa é gengibre e noz moscada com 1 pitadinha de canela. Fica igualmente muito bom.
Vão precisar de:
(serve 6 taças)
- 1,5 kg de abobora (pesada com casca sem sementes)
- 4 maças médias
- 1 cebola grande ou 2 pequenas
- 2 dentes de alho
- sal
- 300ml de leite ou água ou água das latas de leite de coco (usei a água da lata de leite de coco*)
- 1/2 colher de chá de caril em pó**
- 2 colheres de sopa de azeite
- Decoração com sementes de abobora, sementes de girassol e tomilho fresco
*Quando abro uma lata de leite de coco para usar a parte sólida e não tenho destino para a água nos dias que seguem congelo essa água. Colocar nas sopas como este creme ou de cenoura é uma das utilizações que lhe dou. Fica simplesmente fantástico.
**O caril é opcional. Já fiz com aroma a gengibre e com noz moscada e canela.
Confeção:
(fotos no fim)
- Descasquei e parti em cubos a abóbora e as maças. Piquei a cebola grosseiramente.
- Numa tacho largo pus ao lume a cebola, o alho e o azeite. Deixei a cebola ficar transparente e acrescentei a abobora e depois a maça. Salteei em lume medio durante alguns minutos e mexendo com frequência. Juntei a água de coco, temperei com sal, o caril, tapei e deixei cozinhar lentamente cerca de 20 minutos.
- Retirei do lume e triturei com a varinha mágica até estar um creme muito macio.
- Decorei com as sementes e o tomilho.
0 Comentários