Compota de maça (saudável; 3 ingredientes; sem açúcar; no microondas)



Muitas vezes têm-me perguntado o que é que eu como ao pequeno almoço. Muitas vezes têm-me perguntado se eu como pão.
Pois bem, o meu pequeno almoço é muito simples, até porque não tenho grande apetite logo de manhã. Muitas das vezes, é só ao meio da manhã que tenho realmente fome. Entendo que não devo contrariar o meu organismo: se ele não pede comida logo pela manhã, porque é que lhe ei-de dar? Só para ir de encontro ás convenções? Não entro nisso. Tento gerir a minha alimentação de acordo com o que sinto e com muita descontração.
Sim, como pão. Não como muito pão, uma fatia, duas no máximo e ao fim de semana que tenho mais tempo. Escolho pão integral, pois tem mais fibras, logo, demora mais tempo a ser digerido, o que quer dizer que me sacia por mais tempo. Por outro lado, as fibras são ótimas para o meu intestino que teima em ser preguiçoso.
Como é que acompanho o pão? Grande parte das vezes é como vêm na foto. O pão está barrado com um pouco de queijo creme magro e uma colher de sopa de compota de maça. É esta compota que hoje aqui vou partilhar. Ressalvar que não encho a fatia de queijo, apenas barro. As quantidades são por demais importantes para quem quer manter a linha. Uma camada de queijo é diferente barrar! São o dobro das calorias e não me parece ser o dobro do prazer...
Esta é uma compota simples, mesmo muito simples de fazer. É também económica, pois gasto cerca de 0,50€ por frasco.
Não tendo açúcar, não dura muito tempo, no entanto, é tão rápido e fácil de fazer, que todas as semanas ou mais que uma vez por semana faço um pote.
É tão boa e tão versátil, que a coloco em tudo e não só no pão. Muitas vezes chego a casa á tarde e apetece-me qualquer coisa doce e que me satisfaça. Numa tacinha, misturo um bocadinho de adoçante em queijo quark e ponho uma colher de sopa da minha compota por cima. É uma autentica sobremesa e das melhores!
Também a uso quando faço papas de aveia ou nos pudins de chia ou ainda nos overnight, sejam eles de aveia, chia ou as duas coisas.
Tudo isto sempre sem me pesar, sem peso de consciência, com toda e a máxima tranquilidade de quem está a comer um doce com poucas calorias.
Esta é uma compota cheia de fibras e outros bons nutrientes que a maça e as tâmaras nos dão!
Para um pote (frasco) de 350g vão precisar de:
  • 3 maças médias
  • 9 tâmaras secas descaroçadas
  • 1 colher de sopa de sumo de limão
Confeção:
Descasco e corto as maças aos pedaços. Retiro o caroço ás tâmaras.
Coloco numa tigela e rego com o sumo de limão.
Tapo com pelicula aderente e levo ao microondas 4 e 1/2 minutos.
Retiro e trituro com a varinha mágica.
Deixo arrefecer antes de colocar no frasco.
Não sabe a tâmaras!





 Prazer em comer sem culpas!




0 Comentários