De facto foi do oito ao oitenta. Ainda no domingo passado estive em casa a trabalhar aqui no blogue com uma mantinha nas pernas. Hoje já está um calor que só mesmo dentro de casa se está bem. Bom, talvez na praia também não se esteja mal, mas para mim ainda está fora de questão. Enquanto os miúdos estiverem em exames, a mãe é solidaria e trabalha ao lado deles todas as noites e fim de semana. De resto, é assim todo o ano.
O que vos dizer desta salada...Pois é uma delicia e tem uma dose extra de proteína e fibras.
Como sempre nas minha saladas, a maionese é substituída por queijo quark, numa mistura que pode mudar entre mostarda Dijon ou simplesmente cebola, alho, salsa e sumo de limão.
Nem sempre faço o que fiz desta vez aos pimentos, salteá-los antes de os acrescentar á salada. O que acontece comigo, e presumo com muitos de vocês, é que o pimento fresco ás vezes é indigesto. O meu marido é quem mais se queixa. Em poucos minutos, menos de 5, tenho o pimento salteado e o problema resolvido.
Acompanhei com curgete que não foi salteada. Ora, outro alimento que muitas vezes é indigesto é o pepino. Muitas pessoas comparam a curgete ao pepino e acham que a curgete é "um pepino que tem de ser cozinhado". Não é bem assim, no entanto, a curgete para ser consumida crua deve ser marinada. Caso contrário, não só não é muito gostosa, como também poderá ser indigesta, tal como o irmão pepino. A marinada que lhe fiz é a que faço sempre, muito simples mas que resulta lindamente.
Para 4 pessoas vão precisar de:
Pasta de atum
- 1/2 pimento verde
- 1/2 pimento vermelho
- 1 colher de sobremesa de azeite
- 1 colher de café de massa de alho (uso da Incopil) ou alho picadinho
- 260g de atum em água escorrido (3 latas pequenas)
- 1 lata pequena de milho
- 1 mão cheia de azeitonas verdes descaroçadas
- 3 colheres de sopa de queijo fresco batido 0% mat. gorda (queijo quark)
- 1 colher de chá de mostarda Dijon
- 2 colheres de sopa de salsa fresca picada
- sumo de meio limão
- sal
- 4 curgetes pequenas
- 3 colheres de sopa de vinagre balsâmico
- 1 colher de café de açúcar (usei mascavado)
- sal
- sementes de sésamo
Para a salada de curgete, tirei tiras de curgete com a ajuda do descascador de cenouras.
Pus numa tigela com os restantes ingredientes. Envolvi bem e deixei marinar meia hora (quanto mais melhor, não só pelo sabor mas para "amaciar" a curgete, já que ela não é pepino).
Para a pasta de atum parti o pimento em pedacinhos (cubinhos) e coloquei numa frigideira ao lume com o azeite e a massa de alho. Deixei cozinhar em lume médio por alguns minutos. Podem passar este passo á frente, no entanto eu acho importante pois ás vezes o pimento fresco torna-se indigesto. Para além de dar um ótimo sabor á salada.
Numa tigela coloquei o atum escorrido, o pimento já pronto, o milho e as azeitonas. Misturei tudo.
Numa outra tigela misturei o quark com a mostarda, o sumo de limão e a salsa. Verti sobre a mistura de atum e envolvi tudo.
Servi em cima da curgete.
Bom apetite!
0 Comentários