Lombinhos de porco recheados de espinafres e queijo creme com feijão branco



Cá em casa come-se cada vez menos carne de porco, passou de 2 vezes por semana a uma e algumas semanas nem me lembro dela. Por norma, e cumprindo com as indicações da pirâmide alimentar, faço 2 a 3 refeições de carnes vermelhas. Costumavam ser duas de porco e uma de vitela. Ultimamente passou a uma de porco e outra de vitela ou nenhuma das duas. Estamos a consumir cada vez menos carne e quando acontece é quase sempre frango ou peru.
Mas de vez em quando sabe bem para variar. Eu e minha filha Camila não sentimos essa falta, já o meu filho mais velho, o J. Pedro, e o meu marido sentem e pedem. Acho que é normal nos homens.
Esta é uma refeição simples e que até nem é novidade aqui no blogue, já partilhei á algum tempo receitas idênticas a esta que podem ver carregando aqui, aquiaqui.
Hoje fiz apenas um tempero diferente e um acompanhamento que vem mesmo a calhar, o que motivou um novo post.
Gostava de vos falar do feijão branco, tantas vezes mal visto e mal amado.
Eu adoro grão de bico. Melhor que isso, todos cá em casa gostam. O mesmo com feijão branco e preto. De resto, só o feijão encarnado ou manteiga sofre de implicância pelos meus filhos. Assim sendo, grão e feijão branco estão muito presentes na nossa alimentação, maioritariamente na sopa, mas também em acompanhamento como hoje.
E porquê esta minha escolha? Porque é que tenho ali o feijão sozinho e não tenho, por exemplo, arroz?

O feijão branco é o novo "queridinho" do mundo fitness. Para além de ser uma excelente fonte de fibras, proteínas, flavonoides (substancias antioxidantes), vitaminas do complexo B, ferro, zinco, magnésio e cálcio, ele ainda ajuda a emagrecer.
É que na sua composição está uma proteína que reduz a absorção de hidratos de carbono através da inibição de enzimas que convertem o amido (hidratos de carbono) ingerido em glicose (açúcar no sangue), logo não são absorvidos. As suas fibras também promovem a sensação de saciedade. Ainda por cima combina na perfeição em muitos pratos.
Vamos á receita?
Para 4 pessoas vão precisar de:
  • 4 fatias de lombo de porco cortadas grossas e depois abertas ao meio em borboleta (abrir sem separar)
  • 1 colher de café de massa de alho (uso da Incopil)
  • 1 colher de café de mostarda Dijon
  • 1 colher de café de mel
  • 1 colher de café de tomilho seco (ou outra erva aromática/especiaria que prefiram)
  • 1 colher de café de pimentão doce
  • sal
  • 1 colher de sopa de sumo de limão
Recheio
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de café de massa de alho
  • 4 mãos cheias de espinafres baby
  • 4 colheres de sopa de queijo creme magro
Acompanhamento com 1 frasco de feijão branco cozido e escorrido + salsa picada

Confeção:
Comecei por fazer o recheio. Pus uma frigideira antiaderente ao lume com o azeite e a massa de alho. Quando quente acrescentei os espinafres e deixei murcharem. Adicionei o queijo, misturei bem e desliguei o lume. Dividi esta mistura em 4 e deixei arrefecer um pouco enquanto preparei e temperei a carne. O recheio ao arrefecer vai "endurecer" um pouco o que torna o rechear muito mais fácil e rápido.
 

Pedi no talho para me preparem a carne conforme descrevi na lista de ingredientes, pelo que só tive de fazer o tempero misturando numa tigelinha todos os ingredientes.
Pincelei bem a carne, por dentro e por fora, com a mistura.
Inseri a mistura de espinafres já dividida em cada uma das aberturas da carne, fechei com palitos.
Pus novamente a frigideira a lume e, quando quente, inseri os lombos. Grelhei de ambos os lados (5 minutos no 1º lado e 3 no segundo).
 










Entretanto escorri o feijão, aqueci-o no microondas, polvilhei-o com salsa picada e servi-o com a carne.

Bom apetite!





1 Comentários