Rolo de carne picada (no tacho) recheado com espinafres e queijo


De vez em quando cá em casa aparecem convidados de ultima hora que não são muito exigentes: os amigos dos meus filhos!
Pois é, acho que acontece frequentemente quando os filhos são jovens, toca o telefone e lá ficamos a saber que há mais um para jantar. Não há grande problema, porque normalmente são pouco exigentes...
Rolo de carne picada recheado é ótimo para estas situações: não é preciso temperar a carne com antecedência, preparasse num instante e cozinha noutro e ainda permite quase todos os acompanhamentos.
Ora, é mesmo dos acompanhamentos que quero falar. Eu decido o recheio de acordo com os acompanhamentos que tenho. Por exemplo, hoje não tinha salada mas tenho sempre espinafres congelados; se fizesse recheio de queijo e fiambre (normalmente o que os miúdos mais gostam), não tinha salada para acompanhar e teria de ser legumes cozidos, pouco apreciados pelos jovens, logo, a melhor solução era rechear com espinafres e acompanhar com arroz branco.
Se tiver legumes variados opto sempre por recheio de queijo e fiambre ou farinheira; se não tiver, opto por recheio de legumes, que pode ser espinafres ou cenoura, ervilhas e feijão verde.

Para 5/6 pessoas vão precisar de:
  • 500g de carne de vaca picada magra (usei bife do redondo)
  • 500g de carne de porco picada magra (usei da parte da perna)
   * A escolha da carne quando é para picar é mais importante do que quando é para comer inteira! A razão é simples mas muito importante: quando assamos, grelhamos ou estufamos um pedaço de carne com gordura, ela fica visível e nós tiramos com os talheres ou tiramos antes de cozinhar (eu tiro antes de cozinhar!); quando a carne está picada isso não é possível, o que quer dizer que vamos comer tudo! Esta refeição é saudável, ou seja, nada de mal tem comer carne picada, desde que se tenha cuidado na escolha da carne, mesmo muito cuidado, repito, mais cuidado que quando não é para picar!
  • 200g de espinafres congelados
  • 100g de queijo (ralado ou fatiado)
  • 2 cebolas
  • 1 dente de alho
  • 3 pés de salsa
  • azeite
  • 4 folhas de louro
  • 3 colheres de sopa de tomate em pedaços (usei de lata)
  • 1 copo de vinho branco

  1. Comecei por cozer os espinafres em água temperada com sal por 5 minutos. Pus a escorrer.
  2. Misturei as carnes e juntei-lhes 1 cebola pequena picada, a salsa também picada e uma pitada de sal. Amassei bem com as minhas mãos e espalhei em cima de folha de alumínio.
  3. Piquei a outra cebola, o alho e pus a refogar com azeite num tacho largo. Quando estavam macios, acrescentei o louro, o tomate e o vinho.
  4. Entretanto espremi os espinafres que já estavam arrefecidos. É muito importante espremer bem com as mãos, porque se não o fizerem, ou seja, se só escorrerem, muita da água que fica nos espinafres passa para a carne; ao apertarem os espinafres dentro da carne, vai libertar-se toda aquela água para a carne.
  5. Espalhei-os pela carne e espalhei também o queijo.
  6. Uni a carne, inicialmente com a ajuda da folha de alumínio e depois com a mão, com se tivesse a moldar uma massa. É importante que não haja aberturas para não deixar escapar o recheio e que façam um tamanho que caiba no tacho. Nada difícil porque é carne picada, ou seja, moldasse como quisermos.
  7. Com cuidado e com a ajuda da folha de alumínio, passei a carne para o tacho. Deixei cozinhar meia hora em lume médio, virando a meio.
Servi com a cebola por cima.
Se quiserem podem levar ao forno a dourar. Pincelem com um pouco de mel que fica muito bonito e saboroso!




 







 

 




Bom apetite!