"Strogonoff" de frango com queijo quark




Como é que fazem o vosso strogonoff? Bom, eu depende, umas vezes faço com queijo quark, já fiz com iogurte grego natural, com queijo creme magro e outras faço com leite de coco.
Hoje vou mostrar-vos a feita com queijo quark.
Esta é uma das refeições que eu chamo de "solitárias". E porque este nome, perguntam vocês e muito bem. Porque a grande maioria das vezes que faço são doses individuais, seja para mim, seja para a minha filhota levar na marmita, ou para o mais velho levar para Lisboa. Há uma razão para isso, é que é provavelmente a refeição com molho cremoso mais rápida que existe. O curioso é que faço tantas vezes em dose individual, que opto por não fazer para todos para não saturar. Esta também é das razões por ainda não estar publicada, é que não é habitual em andar de maquina fotográfica quando tenho de despachar uma refeição em 10 minutos. Mas hoje andei! Andei na hora do meu almoço, quando tirei as fotos que vão ver, e agora á noite (hora a que estou a escrever aqui no blogue), pois fiz para a marmita da Camila de amanhã.
A grande característica desta refeição é sem duvida a rapidez de execução, mas eu preferia salientar o seu enorme valor proteico. Eu, que não costumo comer muita carne ou peixe, preciso de ir buscar a proteína a outros ingredientes das minhas refeições, caso contrario, passado meia hora estou cheia de fome e depois apetece-me tudo e mais alguma coisa.
O queijo que uso, nesta e em todas as receitas, é o queijo fresco batido 0% mat. gorda, á venda no Lidl. Este queijo é completamente desnatado e uma excelente fonte de proteína.
Ainda fiz um acompanhamento á minha medida: quinoa cozida e espinafres baby.
Outras receitas parecidas para que se inspirem podem ver carregando:
Bifes de peru com molho de leite de coco balsâmico
Strogonoff de frango com queijo creme
Strogonoff de vitela com molho de café e iogurte

Vamos á receitinha?
Para 1 pessoa (por dose) vão precisar de:
  • 1 peito de frango pequeno cortado em bifes e depois tirinhas*
  • 1 dente de alho picadinho ou 1 colher de café de massa de alho ou colher de café de tempero completo da "Flor das Hortas" (este tempero combina alho, cebola, salsa e sal)
  • 1 fio de azeite
  • 1 colher de sopa de cogumelos laminados (usei de lata)
  • 1 colher de chá de mostarda Dijon
  • 1/2 colher de café de pimentão doce ( uso da "Chaparral")
  • 1 colher de sopa bem servida de queijo fresco batido (queijo quark 0% mat. gorda)
  • salsa picada para decorar
Acompanhei com quinoa cozida, espinafres baby e tomate cereja.
Tempo total de confeção: 15 minutos.

*Dica: Muitas das vezes que faço este strogonoff não uso o peito de frango por completo. O que faço é: quando compro peitos de frango para outras refeições em que os quero usar inteiros ou em bifes perfeitinhos, tiro aquela parte de baixo que normalmente está desligada da restante carne (aquela que no frango está agarrada ao osso). Guardo esses pedacinhos para fazer o strogonoff. Para quem não leu a introdução, esta é uma refeição que faço muitas vezes só para um, daí esses pedacinhos serem suficientes. Eu retiro quando compro e congelo já etiquetado para strogonoff.

Confeção:
Pus uma frigideira antiaderente ao lume com o azeite e o tempero completo flor das hortas. Quando quente juntei a carne e fui mexendo até que toda perca a cor de carne fresca (são 2 minutos).
Acrescentei os cogumelos, a mostarda, o pimentão doce e deixei ferver mais 3  minutos para que a carne termine de cozinhar.



Retirei do lume e acrescentei o queijo quark. Misturei bem para que se dissolva e está pronto a servir com a salsa picada.
Nota: o queijo quark ou o iogurte não pode ferver. Se ferver vai coagular a proteína e ficar numa espécie de grumos. É mesmo importante tirarem do lume.

Bom apetite!



0 Comentários