- 700g de bife de vaca cortado em tirinhas finas (usei bife do redondo)
- 2 dentes de alho
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sobremesa de alecrim seco
- 1 chávena de café (usei descafeinado instantâneo, porque não bebo café, nem a minha filha Camila; o café não é como o vinho que perde o álcool ao ferver, logo, eu prefiro usar o descafeinado)
- 1 lata pequena de cogumelos
- 1 iogurte natural
- Piquei o alho e pus ao lume numa frigideira com o azeite. Quando começou a ferver, acrescentei a carne. Deixei que fritasse em lume alto. Largou algum liquido, porque pus muita ao mesmo tempo e a frigideira baixou muito a temperatura, por isso deixei ficar em lume alto até desaparecer aquele liquido. Acrescentei o alecrim, uma pitada de sal, o café e deixei cozinhar, agora em lume mais brando, durante 15 a 20 minutos (até reduzir o liquido).
- Juntei o iogurte, mexi e hoje deixei ferver porque queira o molho liquido. Como já disse aqui no blog outras vezes, nestes molhos com iogurte, ele é o ultimo a ser adicionado e não pode estar muito tempo ao lume; o iogurte fica liquido ao lume. Hoje queria experimentar fazer este molho mais fluido, daí ter deixado ferver. Se quiserem mais cremoso, retirem do lume logo depois de misturar.
- Está pronto e servi com arroz branco e couves de bruxelas que ficam lindamente com este molho por cima. Até os mais novos, que não costumam gostar de couves de bruxelas pelo seu sabor intenso, vão gostar, porque fica um contraste muito bom (palavras dos meus "especialistas" em reclamar das couves de bruxelas...).
Bom apetite!
1 Comentários
E quando entram os cogumelos?
ResponderEliminar