Strogonoff de frango com queijo creme


Esta não é a 1ª receita de strogonoff que ponho aqui no blogue e a razão é simples: é uma refeição que faço com muita frequência. Todos gostam bastante, é muito rápida de fazer, posso guardar numa caixinha e usar durante a semana nas marmitas, ás vezes mando para o meu filho levar para a faculdade, posso alterar o ingrediente final de acordo com o que tenho em casa, ou de acordo com o acompanhamento, ou ainda se pretendo fazer mais light ou com menos preocupação na quantidade de gordura do molho.
E é mesmo este o motivo da publicação, atendendo a que já é a 3ª do mesmo tema. Esta foi feita com queijo creme e iogurte natural, para fazer o efeito de queijo quark que não tinha em casa e, simplesmente adorei! O molho ficou mais denso do que era suposto (distrai-me com a frigideira ao lume...) mas o sabor ficou incrível!
Para 4 pessoas vão precisar de:
  • 800g de peito de frango (bifes) partido em tiras
  • tempero para os bifes - pode ser sal e pimenta ou o que gostarem; eu usei uma mistura de ervas secas que se chama "curry" (compro no Lidl e é muito prática, funcional e económica)
  • 2 dentes de alho picados
  • 1/2 cebola picada
  • 1 fio de azeite
  • 1/2 copo de vinho branco
  • 1 colher de sopa generosa de queijo creme*
  • 1/2 pote de iogurte natural*
  • Salsa picada
* podem substituir estes 2 ingredientes por um só que é queijo quark; como já disse, o objetivo desta mistura foi obter uma parecida com queijo quark.
Acompanhei com massa de esparguete integral e brócolos cozidos

  1. Pedi no talho para me partirem os bifes de frango em tiras. Em casa temperei-os com a mistura de ervas aromáticas.
  2. Pus o alho e a cebola ao lume com azeite. Quando quente introduzi a carne. Em lume alto, deixei que fritasse, mexendo para não agarrar nem queimar. Quando já não era visível cor de carne fresca, reguei com o vinho, tapei e deixei cozinhar 10 minutos, o tempo de fazer o acompanhamento.
  3. Retirei do lume e acrescentei o queijo e o iogurte. Envolvi bem  e servi polvilhado com salsa picada.
(o meu molho está um pouco grosso demais porque me distraí com o frango ao lume e quando coloquei o queijo não havia praticamente nenhum liquido na frigideira)








Simples, saboroso e saudável! É um prazer comer assim!

0 Comentários