Risoto (fingido) de "arroz" de couve flor com cogumelos





Absolutamente delicioso, que prazer comer um risoto sem pensar nas calorias!
"Porquê fazer um prato emblemático sem o seu principal ingrediente?" É uma pergunta pertinente! A minha resposta é simples. Quem faz dieta ou quem se preocupa com a alimentação e não quer ingerir demasiadas calorias num só prato, também tem direito a comer alguns dos sabores que mais gosta, sem que fique a "chorar-se" pelos cantos um mês inteiro a pensar na asneira que fez!!! Ora, se é possível faze-lo, se é possível substituir esse ingrediente por outro que não é proibido, porque não faze-lo?

Mas as vantagens de fazer o risoto com a couve flor não ficam por aqui.
Não é que fazer um risoto de arroz arborio  seja difícil ou muito demorado, mas fazer este risoto demorou menos de metade do tempo. O arroz de couve flor coze em menos de 5 minutos, na realidade, mal aquece já está cozido...Aqui é necessário ficar um bocadinho no tacho para "apanhar" o sabor.
Claro que a grande vantagem de fazer este arroz reside na eliminação de grande parte dos hidratos de carbono. Não é sem hidratos de carbono, que isso é quase impossível, mas são insignificantes. Também não estou com isto a dizer que os hidratos de carbono fazem mal, apenas eu não preciso de ingerir muitos, porque pratico pouco exercício.
Para quem está num processo de perda de peso, é muito importante reduzir ao máximo os hidratos de carbono, e aí o arroz de couve flor é uma excelente opção; quem como eu apenas se preocupa em manter uma alimentação saudável, a maior preocupação é evitar todos que sejam refinados.
Para lembrar, por cada 100g de couve flor são apenas 27 calorias!!!


A couve flor tem sabor suave, daí ser tão versátil e poder ser utilizada nos mais diversos preparos. Eu adoro o molho branco feito com ela e podem ver a receita carregando =>Carbonara de cogumelos, bacon de peru e frango com molho branco de couve flor (sem ovos). Também não resisto ao puré feito com couve flor e millet e podem ver a receita carregando=> Filetes de peixe no forno com puré de millet e couve flor. Já muito conhecida é a base de pizza feita com couve flor. A minha receita podem ver carregando => "Pizza" de cogumelos e espinafres com base de couve flor.
O arroz é só mais um deles e dos melhores. Já fiz arroz grego, não tenho publicado mas prometo para breve, é  uma verdadeira tentação.



Para 3 pessoas vão precisar de:
  • 1 couve flor ( a minha pesava cerca de 400g)
  • 300g de cogumelos frescos
  • 3 colheres de sopa de queijo ralado (usei parmesão) + 1 colher de sopa para polvilhar no fim
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 2 dentes de alho picadinhos ou 2 colheres de chá de massa de alho
  • 1 caldo de galinha (tipo Knorr) diluído em 160ml de água quente (opcional; podem apenas colocar a água e temperar com sal, pimenta ou tomilho seco)
  • salsa picada para decorar

Confeção:
Comecei por partir a couve em flores e ralar. Podem fazer num ralador manual ou no processador de alimentos.
 no ralador manual↴

 no processador↴

Lavei e parti os cogumelos em fatias e depois ao meio.
Pus o azeite a aquecer num tacho. Juntei os cogumelos e o alho. Salteei por 5 minutos.







Acrescentei a couve ralada, misturei e adicionei o caldo diluído na água. Voltei a misturar e deixei a couve cozinhar por cerca de 5 (ou menos) minutos.
Adicionei o queijo ralado, envolvi e está pronto.




Servi polvilhado com mais queijo ralado e salsa picada.




0 Comentários