Sem duvida dos melhores "muffins" que já fiz, e já fiz muitos..., estes pequenos bolinhos, ideais para o pequeno almoço ou lanche, são feitos com um conjunto de bons ingredientes que se combinam na perfeição.
A preparação é feita como ditam as regras para o execução dum muffin, ou seja, o mais simples e rápido que possamos imaginar.
Antes de ir á receita, sabe o que de facto distingue um muffin dum "cupcake" ou dum queque português? Se calhar está a pensar na habitual cobertura dos "cupcakes". Mas não, a cobertura nada tem que ver com a diferente denominação e pode bem comer um murffin com cobertura que seguramente não estará a comer um cupcake. A diferença está mesmo na massa que, no fim de prontos, faz com que fiquem densos, húmidos, pesados e menos doces que os seus pares.
A massa dum muffin é feita rapidamente e de forma muito simples, nunca devendo ser batida, mas sim misturada e envolvida com uma espátula. Até os ovos devem ser simplesmente batidos com um garfo.
Já para fazer os "cupcakes" ou os queques, fazemos uma massa idêntica á dos bolos comuns.
Enquanto a massa do cupcake ou do queque esfarela quando estamos a comer, o mesmo não acontece com o muffin.
Outra grande e importante diferença é mesmo a quantidade de "açúcar" (ou agente adoçante) que colocamos. É bastante menor que nos outros dois bolinhos, o que os faz ótimos para comer em qualquer hora do dia, seja ao pequeno almoço ou a acompanhar o cafezinho a meio da manhã ou ainda o chá da tarde. Eu ainda os ponho na lancheira, sempre ao lado duma peça de fruta.
Para 12 "muffins" vão precisar de:
(Notas previas: fiz 8 em forma normal e 8 em mini formas; a capacidade da caneca é de 250ml; usei formas de silicone mas podem usar as que quiserem, incluindo de papel)
- 1 caneca de farinha de aveia (ou espelta; se usarem de trigo podem omitir o amido de milho)
- 1 colher de sopa de amido de milho (maizena) ou polvilho doce
- 1/2 caneca de flocos de aveia
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 2 colheres de chá de canela
- 1 pitada de sal
- 1/2 caneca de coco ralado + um pouco para polvilhar por cima
- 1 cenoura média/grande ralada (deve render 1 chávena de cenoura ralada)
- 1 mão cheia de passas picadas de forem muito grandes
- 1 banana esmagada
- 2 ovos
- 1 chávena de iogurte grego natural (usei ligeiro; podem substituir por puré de maça)
- 5 colheres de sopa de mel ou geleia de agave ou qualquer xarope adoçante que preferirem
- 6 colheres de sopa de azeite
Confeção:
Pus o forno a aquecer a 180ºC.
Numa tigela misturei todos os secos: a farinha, os flocos de aveia, o amido, fermento, sal, a canela, coco, a cenoura e as passas.
Noutra tigela esmaguei a banana. Juntei os ovos, o iogurte, o mel e o azeite. Bati com um grafo até estar uma mistura homogénea.
Verti a mistura liquida sobre a dos secos, Envolvi bem. Verti sobre as formas (não precisei de untar porque são de silicone; se não forem, terão de untar. Polvilhei com um pouco de coco e levei ao forno por 20 minutos.
7 Comentários
Acabei de fazer em forma de bolo. Ficou bom de gosto. Obrigada pela receita
ResponderEliminarBoa noite quando liga o forno em que posicão coloca, em ventilado ou dos dois tracinhos? Peço desculpa se isto
ResponderEliminarE irrelevante mas nunca sei como devo fazer. . Obrigada e bj
ResponderEliminarBoa noite! Não tem de pedir desculpa, eu própria fico muitas vezes na duvida. Eu muito raramente uso o ventilador, apenas para algumas sobremesas que sei que funciona melhor com ventilador. Quando é esse caso escrevo sempre, precisamente porque até a mim me confunde. Tudo quanto é bolos e bolinhos, à parte de cheesecakes de forno, pudins, … faço sempre com forno normal.
EliminarSe optar pelo puré de maçã, que quantidade devo usar?
ResponderEliminarObrigada beijinhos
Boa noite! A mesma quantidade que iogurte grego. Estes dois ingredientes, que usamos para substituir gordura, são equivalentes e usamos na mesma quantidade.
EliminarObrigada eu. Fico á espera de saber se gostou.
Boa noite!
Estavam excelentes. Tem a informação nutricional? A nível de kcal?
ResponderEliminar