Carbonara de cogumelos, bacon de peru e frango com molho branco de couve flor (sem ovos)




São mais que muitas as receitas de molho branco feito com couve flor disponíveis na internet. Eu, como já é costume, separei 2 ou 3 que me pareceram razoáveis, analisei e fiz a minha. A primeira não ficou bem ao meu gosto, faltava ali qualquer coisa...Repeti e hoje ficou... quase perfeito...Da próxima precisa de um cheirinho a manjericão!

Há imenso tempo que não comia massa dita "normal". Não é que esteja impedida pela dieta, não tem mal nenhum comer uma massa de vez em quando. Só mesmo quem esteja a fazer uma grande contenção de calorias se tem de privar desse prazer. Não é o meu caso, como normalmente dentro da meu estilo saudável. A razão de tal renuncia á massa prende-se  mesmo pelo facto do meu marido não querer comer e eu não alinho muito em fazer o que quer que seja só para um ou para outro.
Hoje quebrei e todos comemos massa. Escolhi penne integral, que é a massa que reúne mais consenso cá me casa no que toca a apreciadores.

Inicialmente era para ser só de cogumelos e bacon de peru. Ontem consumi os cogumelos frescos que tinha comprado para o efeito e hoje, como teria de usar de lata, entendi juntar frango para não encher o prato de produto enlatado.
Esta é uma daquelas refeições que eu acho que não há ninguém que não goste, e o melhor de tudo, faz-se num instantinho. Até o molho é facílimo e rapidíssimo de fazer, mais, muito mais, que o original. Nem sequer tem de o fazer antes. Tudo se faz ao mesmo ou, se preferirem como eu fiz, o tacho onde cozi a couve foi o mesmo onde cozi a massa.

Para 4 pessoas vão precisar de:
  • 250g de penne integral
  • 2 fatias de bacon cortadas grossa para fazer cubinhos
  • 4 bifinhos de frango cortados em cubos
  • 1 lata de cogumelos laminados média
  • 1 dente de alho picado
  • orégãos, tomilho e alecrim seco q.b.
  • azeite
Para o molho branco de couve flor:
  • 1 couve flor pequena (cerca de 400g)
  • 1/2 caldo de legumes ou galinha (tipo Knorr) diluído em 1/2 copo (100ml) de água quente (ou um pouco de azeite e algumas ervas aromáticas que gostem e mais leite)
  • 1/4 de copo (50ml) de leite
  • 1 colher de sopa de mostarda (usei Dijon)
  • 1 dente de alho
Confeção:
Para o molho, parti a couve em flores e cozi em água temperada com sal por 10 minutos. Aqueci o meio copo de água no microondas e derreti o caldo. Com uma escumadeira, retirei a couve para um copo alto.*
Juntei os restantes ingredientes e triturei com a varinha mágica até ter um creme. Se acharem que está muito espesso é só acrescentar mais leite até á consistência que quiserem. Eu acrescentei mais 50ml.








Para a carbonara,  *Cozi a massa no mesmo tacho e água da couve, por isso não escorri a água da couve e apenas juntei um pouco de azeite .
Pus uma frigideira anti aderente ao lume (médio) e coloquei o bacon partido em cubinhos a dourar. Quando já pronto, retirei para uma tigela. Juntei um pouco de azeite á frigideira, os cogumelos e as ervas aromáticas. Deixei saltear uns 5 minutos, retirei e juntei ao bacon.
A seguir foi a vez do frango ir á frigideira, partido em cubinhos e salteado por uns 8 minutos. Verti na mesma tigela, juntei a massa cozida e escorrida e reguei com o molho branco. Decorei com salsa picada.












Bom apetite!

0 Comentários