Hamburger de quinoa, brócolos e grão de bico



Estou encantadíssima com estes hambúrgueres, vegan, facílimos de fazer e principalmente, como não têm ovos, eu não fiquei nada preocupada com o processo de fazer e congelar. É mesmo por isso que vos digo que estou encantada.
Já tinha feito outras receitas do género e uma com brócolos, todas deliciosas. Esta foi a única que fiz, congelei e só cozinhei posteriormente. segundo o site vegan onde vi a receita, devem mesmo ser congelados pelo menos 1 hora para que fiquem direitinhos. Outra vantagem que têm é o rendimento. Não sei bem quantos hambúrgueres fiz, mas dá para 4 pessoas se lambazarem com certeza...
O fantástico é mesmo o equilíbrio nutricional que encontrei nesta receita. Muitas vezes que faço receitas vegan ou vegetarianas fico com a sensação que não tenho lá a proteína suficiente. Não é que me preocupe muito, se não está nessa refeição, está na seguinte ou no dia seguinte, mas estes hambúrgueres combinam 2 ingredientes ricos em proteína e fibras, e não apenas um. O grão de bico e a quinoa juntos ficaram lindamente e ainda carregam a proteína que cada um de nós precisa para uma refeição.
Outras receitas relacionadas:
Hambúrgueres-de-brócolos
Hambúrgueres-de-atum-e-batata-doce
Hambúrguer-de-frango-e-courgette
Hambúrguer-de-grão-de-bico-e-salsa


Vão precisar de:
  • 1 pé de brócolos
  • 400g de gão de bico cozido e escorrido (um frasco)
  • 1 caneca de quinoa cozida (corresponde a 1/2 crua)
  • 1 colher de sopa de mostarda (usei Dijon)
  • 1/2 caneca de pão ralado (usei integral)
  • 4 colheres de sopa de farinha (usei de aveia; podem usar a que preferirem)
  • 2 dente de alho ou 2 colheres de café de massa de alho ou alho em pó
  • Sal
  • Azeite para fritar
Confeção:
Cortei os brócolos em flores e pus a cozer em água temperada com sal. Ao mesmo tempo cozi a quinoa em água a ferver (a água deve ser duas vezes o volume da quinoa) temperada com sal, durante cerca de 12 minutos com o lume médio e o tacho destapado, até ficar sem água e apresentar umas risquinhas brancas.
Escorri os brócolos e coloquei no processador de alimentos. Juntei a quinoa e deveria ter também juntado o grão de bico, o alho e a mostarda. Como o meu processador não tinha capacidade para mais, triturei 1º os brócolos e a quinoa e só depois acrescentei o grão, o alho e a mostarda.


Passei esta massa para uma tigela e adicionei a farinha e o pão ralado Amassei bem.
Abri uma folha de papel vegetal e coloquei lá bolas de massa. Achatei, dei o formato de hambúrguer (preferi fazer alto e diâmetro menor) e cortei a folha de papel em quadrados.
Sobrepus e reservei no congelador. O tempo mínimo de estar no congelador para serem fritos é de 1 hora.









Retirei do congelador. Pus uma frigideira ao lume untada com azeite. Quando bem quente, fritei os hambúrgueres de ambos os lados

Servi com salada e ovo poche (podem ver a receita carregando aqui)



 Bom apetite!






0 Comentários