Hambúrguer de gão de bico e salsa no forno





Amanhã é um grande dia para a minha filha Camila. É a finalíssima das provas das escoliadas e o nervosismo cá em casa está a aumentar...e não é para ela...
A parte menos boa é que vai haver ensaios o dia todo no colégio antes de seguirem para Viseu e eu tenho de mandar almoço, lanche, jantar...para ela, para partilhar...Como não sei como vai estar o tempo e como estão as temperaturas onde ela anda, optei por uns hambúrgueres de grão. Isto porque se comem muito bem frios, ao mesmo tempo que não corro o risco de se estragar se o ambiente estiver muito quente. Para além disso, são fantásticos e ela adora!...
O grão é uma leguminosa nutricionalmente muito interessante, contém fibras, proteínas, vitaminas e minerais. A sua casca contém celulose que estimula o funcionamento do intestino. Para além disso, as fibras solúveis do grão de bico ajudam o organismo a eliminar açucares, gorduras e colesterol, daí ser um grande aliado para quem está de dieta.
Nutritivo e ainda ajuda na perda de peso, há que inclui-lo na nossa dieta...e há tanto que se pode fazer com ele...

Para 8 hambúrgueres vão precisar de:
  • 1 frasco de grão (400g escorrido)
  • 2 chávenas de folhas de salsa
  • 1 cebola pequena
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de sumo de limão
  • 2 colheres de sobremesa de cominhos em pó
Para acompanhar usei pão thins, alface roxa, espinafres baby e tomate.

Para o molho:
  • hoje fiz o molho misturando 3 colheres de sopa de queijo quark, 1 colher de sopa de salsa picada, 2 colheres de sopa de sumo de limão, 1 colher de café de pasta de alho (pode ser alho em pó ou picadinho) e 1 colher de sobremesa de azeite; o que costumo fazer é com 3 colheres de sopa de queijo quark, 1 colher de sobremesa de ketchup e 1 de chá de mostarda. Ambos combinam bem mas prefiro o que fiz hoje para as saladas e o que faço habitualmente para os hambúrguer.
Confeção:
Escorri o grão. Coloquei num processador de alimentos com todos os outros ingredientes. Triturei até ter uma pasta.










Pus o forno a aquecer a 180ºC.*
Forrei o tabuleiro do forno com papel vegetal (se não tiverem, usem um tabuleiro  antiaderente e untem com azeite. Com a colher de servir gelados, tirei bolas e coloquei no papel vegetal. Com ajuda dum garfo, achatei e dei o formato de grelha.  Pincelei com azeite.







Levei ao forno por meia hora.
Dica:
* não convém fazer muito grandes nem deixar muito tempo no forno, porque senão eles vão secar por dentro e desfazem-se a servir. Estes têm a quantidade certa mas acho que devia ter deixado mais alto, ou seja, menos diâmetro.

Deliciosos em qualquer momento...