Barritas veganas de "leite condensado" de banana




A base é crocante, o recheio é doce e cheio de sabores, sem ter qualquer tipo de adoçante, é muitíssimo fácil de fazer e, claro, como não podia deixar de ser, é super saudável!
Muitos de vocês que vão ler isto já fizeram bolos, barritas, queques, etc com banana esmaga. Também muitos de vocês sabem que colocam a banana porque ela consegue substituir alguns ingredientes dos bolos tradicionais de forma mais natural e saudável. Claro que a banana sozinha não faz milagres...continuamos a ter que usar alguma farinha, alguns ovos, algum adoçante, etc, mas diminui bastante a quantidade que pomos desses ingredientes nos nossos bolos.
O que provavelmente muitos de vocês não sabem é que a verdadeira "comparação" que podemos fazer com a banana esmaga é com o leite condensado. Sim, a banana triturada é um dos "leite condensado" de quem pratica uma dieta sem alimentos de origem animal.
Claro que não conseguimos "trabalhar" a banana da mesma forma que fazemos com o leite condensado, tem as suas técnicas de utilização. São produtos diferentes e que se comportam de maneira diferente perante o calor ou o frio, mas há muito que podemos fazer com elas.
Eu confesso que este bolo não ficou como eu esperava, não porque tenha errado na receita, mas porque estou na minha casa de ferias e tenho sempre alguma dificuldade de adaptação ao forno. A confeção ficou perfeita, mesmo como eu queria e depois de colocar no forno estraguei tudo porque deixei queimar. Ainda assim, fiz para partilhar com amigos na praia, que andam entusiasmados com as barritas que tenho levado todos os dias para o nosso lanche e com muita vontade de aprender mais sobre estas alternativas naturais e saudáveis de as fazer, e todos gostaram muito. É um facto que não ficou muito bonito, mas ficou saboroso.
Aqui ficam mais duas receitas feitas com banana esmaga e que vão ao forno.

Tarte de "leite condensado" de banana e cobertura de creme de cacau
Ver receita aqui
Tarte de maça e banana (de inspiração vegan; base e cobertura feitas com maça)
Ver receita aqui

Vão precisar de (quantidades para uma forma do tipo de brownie- a minha tem 25 por 20cm):
Base
  • 1 e 1/2 canecas de flocos de aveia
  • 1/3 de caneca de mel ou 4 colheres de mel e 3 de manteiga de amendoim*
Recheio
  • 3 bananas (podem estar frescas ou semi- congeladas; as minhas hoje estavam semi- congeladas, ou seja, tinha cortado em rodelas e colocado no congelador há cerca de 2 horas)
  • 2 mãos cheias de pepitas de chocolate ou chocolate preto picado
  • 2 mãos cheias de nozes picadas
  • 2 mãos cheias de amendoins picados
  • 2 mãos cheias de coco ralado
* podem usar só o mel ou o mel e outro tipo de manteiga
Confeção:
Pus o forno a aquecer a 180ºC. Forrei a forma do brownie com papel vegetal.
Coloquei os flocos de aveia no processador de alimentos e triturei. Aos poucos fui juntando o mel e depois a manteiga. Triturei até ter uma massa que apesar de ainda estar solta, já se agarra ás paredes do processador. Espalhei pela forma pressionando com os meus dedos.

Retirei as bananas do congelador e coloquei-as no processador de alimentos. Triturei até estar num creme liso, branco e macio. Verti sobre a crosta.

Espalhei por cima primeiro as pepitas de chocolate, depois as nozes picadas, seguido do amendoim e terminei com o coco.


Levei ao forno por 40 minutos.
Nota: Se fizerem com as bananas frescas, coloquem a base no forno 10 minutos antes de colocar o recheio por cima. A razão é simples, a banana fresca triturada fica mais liquida que a semi congelada e a base vai absorver essa "humidade" da banana e não fica crocante como a minha. Se a assarem primeiro isso já não vai acontecer.

Tão bom, tão simples, tão saudável!

2 Comentários

  1. Boa tarde...
    A minha base nunca mais endurecia...levei antes ao forno como mencionou...mas depois dos 40m qando a queria tirar do forno estava mole...será que depois enrijecia?pus mais 10m...queimou ..:(...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de já termos conversado, aqui expos doutra forma. Como qualquer bolo ou bolacha (uma base é sempre mais parecida com bolacha do que bolo), endurece ao arrefecer. Se tirar uma bolacha do forno já a estalar, quando arrefecer está uma pedra. Ao arrefecer vai haver perda de líquidos. è uma pena ter estragado, mas como já falamos, para a próxima vai correr melhor com certeza.

      Eliminar