Este bolo que vos vou apresentar é muito equilibrado nutricionalmente, muito completo e pode ser feito de duas formas: uma em que eliminamos por completo o açúcar e a gordura (manteiga) e outra que é esta que hoje fiz e vos vou mostrar.
O que eu fiz foi pegar numa receita de bolo de chocolate saudável, em que substituíam a farinha por quinoa e substituir também outros ingredientes, de forma a ficar verdadeiramente saudável e poder ser comido a qualquer hora. Atenção que comer a qualquer hora não é comer o que queremos!
Hoje não tinha tâmaras em casa para fazer aquela substituição que já mostrei aqui e aqui, então usei açúcar mascavado, que é muito mais saudável que o normal (não testei ainda com mel), em vez de manteiga usei azeite e, como já disse, não há farinha. A quinoa é um cereal muito rico em proteína e fibras, o que faz este bolo ficar muito completo.
A melhor parte é ser delicioso, fácil de fazer, sem sujar "pilhas" de loiça! É mesmo muito bom, húmido, macio, ...
Vão precisar de:
- 2 chávenas de quinoa cozida*
* Podem ver aqui algumas dicas sobre a quinoa; para este bolo já a tinha cozida. A proporção é sempre de 2 para 1, como no arroz (1 copo de quinoa para 2 de água). Eu cozo sempre um copo cheio de quinoa e rende 3 chávenas. Dá para este bolo e para, por exemplo, uma salada.
Ponho a água ao lume e lavo bem a quinoa. Convém passar bem por água a lavar porque é um cereal e passa algum sabor estranho se não for lavada. Junto a quinoa à água quente e deixo ferver até evaporar toda a água, em lume médio (demora entre 10 a 15 minutos). Fica parecido com cuscuz, translucida e com umas "riscas" brancas.
- 1/3 de chávena de leite
- 4 ovos
- 1/3 de chávena de azeite
- 1 chávena de açúcar mascavado
- 1 chávena de cacau em pó
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 colher de café de bicarbonato de sódio
- 100g de chocolate preto partido (parti cada quadradinho ao meio; é opcional e podem usar a quantidade de chocolate que quiserem)
Para fazer sem o açúcar mascavado nem azeite:
200g de tâmaras
* é muito fácil; pomos as tâmaras sem caroço a amolecer em água quente (água até cobrir) por cerca de 15 minutos. Retiramos e pomos no liquidificador ou picadora com alguma água. Batemos bem até ficar uma mistura homogénea. Pode ser necessário ir juntando mais água. Vai ficar com uma espessura parecida com a de quando misturamos açúcar com manteiga nos bolos comuns.
É importante saberem que funciona com quase todos os bolos que levem 1 chávena de açúcar.
Comecei por untar uma forma com manteiga e polvilhar com cacau. Fiz nesta forma que é larga e ficou um bolo baixinho. Podem fazer numa forma normal para bolos que até fica mais altinho e bonito.
Coloquei na picadora a quinoa, o leite, o azeite e os ovos. Liguei e bati bem até ficar uma mistura homogénea.
Juntei à mistura os restantes ingredientes, açúcar, cacau, fermento e bicarbonato de sódio. Bati bem. Fica mais liquido que uma massa de bolo comum, mas não se preocupem.
Verti a massa para a forma e "afundei" nela os pedacinhos de chocolate preto, espalhando pelo bolo (este truque pode ser usado em qualquer bolo de chocolate e vai torna-lo irresistível!).
Abanei a forma com cuidado e o chocolate enterrou-se.
Levei ao forno por 45 minutos. Convém espetar o palito e ver se está cozido. Se o palito sair seco, podem retirar.
Deixei arrefecer antes de desformar. É um bolo húmido, logo sensível, por isso é necessário algum cuidado a desformar.
Polvilhei com cacau em pó. Uma sugestão de decoração é coco ralado.