Já devem estar a pensar que eu fiz este bolo saudável com uma série de ingredientes caríssimos e difíceis de encontrar. Mas não, na realidade é muito simples e comprei tudo no supermercado da minha vila.
Existem duas formas de fazer este bolo de chocolate, ou melhor, existem três formas mas uma delas tem mais diferenças e fica para a próxima vez que fizer. Quanto a esta, utilizei tâmaras para substituir o açúcar e a manteiga. As tâmaras são bastante doces e, depois de "demolhadas" e trituradas, formam uma massa parecida com aquela que fica quando juntamos o açúcar à manteiga. Quanto à farinha, foi substituída por coco. Mas não desesperem por não ter tâmaras em casa! O bolo pode ser feito sem elas, basta adicionar açúcar, que pode ser mascavado, ou mel e a manteiga não é necessária porque o coco já tem algum óleo. Fica ligeiramente mais pequeno e mais cremoso mas muito bom.
Um saquinho de 200g de tâmaras custa cerca de 1 euro no pingo doce (esta semana esteve em promoção e ficou a 74 cêntimos) e é suficiente para substituir o açúcar neste e noutros bolos.
Vão precisar de:
- 200g de tâmaras
- 6 ovos
- 4 colheres de sopa bem cheias de cacau em pó
- 200g de coco ralado
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 60g de chocolate preto com 70% cacau partido em pedaços (usei de marca branca e parti cada quadrado ao meio; usei esta quantidade porque era o que tinha aberto, mas podemos por mais que fica ainda melhor!)
- Comecei por pôr as tâmaras sem caroço a demolhar em água quente. Devem ficar pelo menos 15 minutos e não é para deitar a água fora.
- Enquanto as tâmaras demolharam, untei a forma com manteiga e polvilhei com cacau. Também podemos polvilhar com farinha, eu apenas acho que fica melhor assim. Liguei o forno a 180ºC.
- Num liquidificador ou numa picadora grande, coloquei as tâmaras com alguma água. Triturei bem até ter uma massa. Fui colocando mais água e desagarrando o que fica agarrado aos lados, até ter uma consistência mole, idêntica á que temos quando misturamos o açúcar com a manteiga.
- Acrescentei todos os outros ingredientes excepto o fermento, e bati. A mistura fica uma massa densa e, como queria um bolo fofo e húmido, fui acrescentando mais água de demolhar as tâmaras.
- A massa deve ficar como a de um bolo de chocolate normal depois de pormos as claras em castelo, por isso, se acharem que ainda está densa, é só juntar leite. Eu hoje tinha menos água das tâmaras e juntei leite. No fim e sem bater, juntei o fermento e misturei com uma colher.
- Verti a massa para a forma e "afundei" nela os pedacinhos de chocolate preto, espalhando pelo bolo (este truque pode ser usado em qualquer bolo de chocolate e vai torna-lo cremoso e irresistível!).
- Levei ao forno por 30 minutos (convém verificar com o palito se está cozido).
- Deixei arrefecer um pouco, desformei e polvilhei com cacau em pó com a ajuda do passador.
Atenção, comer a qualquer hora não é comer o que se quer...