Mousse de chocolate saudável e proteica ("fit"; paleo; com 3 ingredientes; feita com requeijão)




Uma das minha sobremesas favoritas é sem duvida mousse de chocolate. Pergunto-me a mim mesma se haverá alguém que não goste. Uma coisa sei por experiencia domestica: uns gostam mais cremosa e envolvente, outros mais leve e vaporosa. Eu não sou esquecida, gosto das duas, acho que há lugar para qualquer uma das versões.
Em quase 2 anos de blogue foram muitas as receitas de mousse de chocolate que já partilhei. A par dos cheesecakes, é com toda a certeza a sobremesa que até hoje fiz mais versões, umas minhas, outra adaptadas, outras reproduzidas, umas mais saudáveis que outras, todas boas!
Hoje é dia de partilhar mais uma e que uma… Sem dúvida das melhores que já fiz.


Textura cremosa e envolvente, que nos preenche a boca a cada colherada. Fica lá! Não nos apetece engolir, mas também não há problema, tem "corpo" suficiente para a ficarmos a sentir, a saborear.

Tamanha tentação parece coisa do "demónio". Não é! É das mais saudáveis e proteicas mousses que já fiz.



Durante muito tempo andei á volta com as mousses de abacate. Terá começado á cerca de 2 anos e foi-se prolongando. Fazia repetidamente cá em casa e ia fazendo pequenas alterações, quase todas no sentido de anular o sabor a abacate. São igualmente mousses macias e envolventes, talvez daí a fixação.  A família cansou-se, a onda passou e eu fui tentando novos ingredientes. Também fui tentando retirar calorias. Diria que o meu "topo" no estudo das mousses passou pela mousse feita com couve flor. Podem ver a receita carregando aqui. Foi uma das que me deu mais trabalho, nem tanto de investigação, nem de estudo, mas de testes. Não foi mesmo nada fácil tirar o sabor a couve.

Para esta receita pretendia simplicidade! Não apenas uma receita minimalista, simplicidade implica mais que ser composta por poucos ingredientes, pretendia ingredientes simples, básicos e acessíveis a todos, numa confeção básica, sem necessidade de elaborados eletrodomésticos.
Não só a simplicidade teria que fazer parte da minha nova receita, também o valor nutricional era importante. Mais que uma simples sobremesa, queria poder comer a taça a qualquer hora do dia e sentir satisfação em vez de culpa.

Foi por tudo isto que fiz esta receita com requeijão. Não um requeijão qualquer, mas sim um requeijão português!
Sei que muitos de vocês não sabem, até porque já me questionaram imensas vezes, ricotta é requeijão. Isso mesmo, a ricotta que tanto usamos nas nossas sobremesas e lasanha é requeijão feito de leite de vaca. Ricotta é requeijão italiano, igualzinho ao nosso português. Ou melhor, não é igual porque o que é nosso é sempre melhor!
Eu, como serrana que sou, tenho uma especial perdição por requeijão de ovelha. Perdição talvez ainda seja modéstia quando se trata de descrever o quanto eu gosto de requeijão. Já vos tenho dito em vários post aqui no blogue, até porque quando vou á minha terra natal, Seia, venho sempre "carregada" de requeijão não só para me deliciar, mas também para fazer receitas deliciosa.
Nesta receita não foi requeijão de leite de ovelha que usei mas sim de leite de cabra: o Requeijão de Cabra Saloio . Não são muito diferentes, só mesmo os mais entendidos é que lhe tiram o gosto e comido sozinho.
Porquê escolher comer requeijão de cabra? Porquê dar preferência ao nosso requeijão de cabra ou ovelha?
O leite de cabra e ovelha tem menor teor de gordura; menor valor calórico; maior teor de cálcio; mais fácil digestão. Tudo isto acrescido da forma de produção, faz com que o requeijão de leite de cabra e/ou ovelha sejam muito ricos em proteína, pobres em gordura, logo, menos calóricos que os seus pares.

Para vos dar esta receita fiz duas experiencias. Não há uma alteração muito significativa no resultado final, pelo menos na aparência ou textura, apenas achei a versão só com chocolate demasiado doce. O "homens" da casa não partilharam da minha opinião e acharam fantástica. Eu e a minha filha Camila preferimos com parte chocolate e parte cacau.
Para finalizar, gostava de vos dizer que, mesmo vivendo na mesma casa, comendo com frequência e por isso habituadíssimos a paladar do requeijão, ninguém conseguiu descobrir de que era feita a mousse.


Vão precisar de:
(serve 4 taças de 200ml)
  • 2 requeijões de cabra de 170g cada (usei requeijão de cabra da Saloio)
  • 200g de tâmaras secas
  • 150g de chocolate preto (usei 75% cacau)*

*Podem usar apenas 100g de chocolate e 5 colheres de sopa de cacau em pó. A foto em taças tem a receita feita só com chocolate e é um pouco mais doce; a foto em copo tem a receita feita com chocolate e cacau, o sabor é mais intenso a chocolate amargo e é menos calórica.

Confeção:
(fotos no fim)
  1. Pus as tâmaras descaroçadas a demolhar em 200ml de água quente durante 20 minutos.
  2. Passado esse tempo pus o chocolate a derreter em banho maria.
  3. Com a varinha mágica triturei as tâmaras com a água até ter um creme muito macio. Juntei aos requeijões e voltei a triturar tudo, mais uma vez até estar um creme macio.
  4. Adicionei o chocolate derretido ( e o cacau caso escolham usar) e voltei a triturar, agora para misturar bem.
  5. Passei para as taças e reservei no frigorifico até á hora de servir (1 hora no frigorifico no mínimo).
 


Tão simples, tão bom!

0 Comentários