Salada de 3 tomates, queijo de cabra curado e hortelã




As receitas minimalistas estão na moda e eu sou a fã nº1!
Adoro tudo que é simples, isso é uma verdade, mas não dispenso comer bem e com muito sabor. Esse é o meu segredo, ou melhor, o segredo da minha dieta.
Cozidos, grelhados ou saladinhas deslavadas não são para mim. Se é para estar cheia de fome na hora seguinte ou para acabar a refeição a pensar em tudo quanto é comida, para mim não dá! Tenho de sentir prazer em comer, sentir satisfação. O bem estar do "estomago" é essencial em qualquer dieta, não duvidem que o bem estar psicológico é ainda mais.
Conjugar tudo isto nem sempre é fácil. Dias quentes pedem refeições leves, ricas em água. Pedem pouco tempo na cozinha. Pedem o uso dos frutos da época, ou não fossem eles os que estão mais preparados para a temperatura.
Nesta salada minimalista fui buscar 3 qualidades de tomate: tomate cacho, tomate coração de boi e tomate cereja. Todo ele "caseiro", da horta da D. Idalina, sempre pronta a partilhar comigo o que tem.

Apesar de ser uma simples salada para o jantar dum qualquer dia da semana, não pode deixar de ser especial, de sabor incrível, que dê prazer e me deixe de bom humor😂😂 Acreditem que não é nada bom ter-me por perto de mau humor😉
Para isso juntei o tão bom português queijo cabra curado á minha salada de tomate. E lá podia ser outro?! Claro que não! A frescura do tomate com o leve sabor tão característico dum queijo de cabra são a combinação perfeita! O melhor de tudo é que é um queijinho que está perfeito na minha dieta.
Para terminar em beleza só mesmo umas folhinhas de hortelã do meu vaso. Que aroma, que combinação!
Usei queijo de cabra curado da Palhais (queijos Saloio), que vem divido em 2 queijinhos de 100g. São fantásticos, não deixem de experimentar.
Vão precisar de:
(serviu 3 pessoas)
  • 2 tomates coração de boi grandes
  • 2 tomates cacho médios 
  • 1 mão cheia de tomate cereja (usei tomate de vaso)
  • sal, azeite, orégãos e manjericão seco para temperar o tomate
  • 200g de queijo de cabra curado Palhais (2 queijinhos de 100g)
  • folhas de hortelã
Confeção:
  1. Parti os tomates para um prato de servir. Temperei com sal, azeite e as ervas aromáticas.
  2. Parti o queijo em fatias e depois em cubos. Distribuí por cima do tomate.
  3. Espalhei folhas de hortelã.

Bom apetite!



0 Comentários