Há que aproveitar o que a natureza tão gentilmente nos dá, que é o mesmo que dizer aproveitar da melhor forma os frutos da época.
Setembro é mês de figos e eu, uma apaixonada por este fantástico fruto, não dispenso de os colocar nas minhas refeições, seja nas saladas ou nas sobremesa.
Esta é uma combinação já muito explorada, nada tem de novo. Se não há mesmo novidades hoje por aqui, é um lembrete para quem anda sem ideias para as saladas nos dias mais quentes de setembro.
Claro que eu não deixei de lhe dar um toque especial de forma a dar-me uma satisfação ainda maior. Salteei o grão de bico em alho e pimentão doce (pode ser paprika) e ficou verdadeira transformado, um sabor incrível, uma satisfação única.
O queijo que usei é o fantástico Queijo Regional Curado de mistura da Saloio, leve e suave sem no entanto deixar de ter a inconfundível textura típica dum queijo de cabra curado. Um queijo com boa percentagem de proteína, indicie aceitável de gordura, em perfeita harmonia com a minha dieta.
Vão precisar de:
(ingredientes para 3 a 4 pessoas)
- 400g de grão de bico cozido (peso escorrido)
- 1 fio de azeite, 1 colher de café de massa de alho e outra de pimentão doce (uso da Flor das Hortas) para saltear o grão (opcional)
- 8 folhas de alface roxa
- 2 mãos cheias de rúcula
- 100g de queijo de vaca, cabra e ovelha curado Saloio regional
- 4 nozes
- 1 colher de sopa de azeite
- 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
- sal
- 1 colher de chá de mel
- Fiz o vinagrete misturando os ingredientes numa tigelinha.
- Numa frigideira antiaderente salteei o grão num fio de azeite, alho e pimentão doce.
- Parti o queijo em fatias e os figos em gomos.
- Montei a salada começando pela alface depois a rúcula, o grão de bico, o queijo partido e finalmente os figos.
- Decorei com noz e reguei com o vinagrete.
Bom apetite!
2 Comentários
Que bela receita.
ResponderEliminarEstou a tentar mudar a forma como cozinho e as receitas, que faço e que partilho no meu cantinho, e tu tens sido uma verdadeira inspiração. A mudança é principalmente para perda de peso/volume mas também para melhorar a minha saúde.
Obrigada pelo teu cantinho.
Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/
Bom dia. Fico muito contente que de alguma forma seja uma inspiração. Eu felizmente não preciso de perder peso, em algumas alturas do ano preciso é de ganhar. Ainda este verão cheguei a pesar 47kg e tenho 1,63 de altura. Faço esta alimentação porque gosto e me faz sentir bem. Tal como bem disse, é uma questão de saúde.
EliminarIrei espreitar o seu "cantinho" com muito gosto.
Obrigada eu, bom dia!