Salada de rúcula, alface roxa, grão de bico, queijo e figos com vinagrete balsâmico




Há que aproveitar o que a natureza tão gentilmente nos dá, que é o mesmo que dizer aproveitar da melhor forma os frutos da época.
Setembro é mês de figos e eu, uma apaixonada por este fantástico fruto, não dispenso de os colocar nas minhas refeições, seja nas saladas ou nas sobremesa.
Esta é uma combinação já muito explorada, nada tem de novo. Se não há mesmo novidades hoje por aqui, é um lembrete para quem anda sem ideias para as saladas nos dias mais quentes de setembro.
Claro que eu não deixei de lhe dar um toque especial de forma a dar-me uma satisfação ainda maior. Salteei o grão de bico em alho e pimentão doce (pode ser paprika) e ficou verdadeira transformado, um sabor incrível, uma satisfação única.

O queijo que usei é o fantástico Queijo Regional Curado de mistura da Saloio, leve e suave sem no entanto deixar de ter a inconfundível textura típica dum queijo de cabra curado. Um queijo com boa percentagem de proteína, indicie aceitável de gordura, em perfeita harmonia com a minha dieta.


Vão precisar de:
(ingredientes para 3 a 4 pessoas)
  • 400g de grão de bico cozido (peso escorrido)
  • 1 fio de azeite, 1 colher de café de massa de alho e outra de pimentão doce (uso da Flor das Hortas) para saltear o grão (opcional)
  • 8 folhas de alface roxa
  • 2 mãos cheias de rúcula
  • 100g de queijo de vaca, cabra e ovelha curado Saloio regional
  • 4 nozes 
Vinagrete:
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
  • sal
  • 1 colher de chá de mel
Confeção:
  1. Fiz o vinagrete misturando os ingredientes numa tigelinha.
  2. Numa frigideira antiaderente salteei o grão num fio de azeite, alho e pimentão doce.
  3. Parti o queijo em fatias e os figos em gomos.
  4. Montei a salada começando pela alface depois a rúcula, o grão de bico, o queijo partido e finalmente os figos.
  5. Decorei com noz e reguei com o vinagrete.

Bom apetite!


2 Comentários

  1. Que bela receita.
    Estou a tentar mudar a forma como cozinho e as receitas, que faço e que partilho no meu cantinho, e tu tens sido uma verdadeira inspiração. A mudança é principalmente para perda de peso/volume mas também para melhorar a minha saúde.
    Obrigada pelo teu cantinho.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia. Fico muito contente que de alguma forma seja uma inspiração. Eu felizmente não preciso de perder peso, em algumas alturas do ano preciso é de ganhar. Ainda este verão cheguei a pesar 47kg e tenho 1,63 de altura. Faço esta alimentação porque gosto e me faz sentir bem. Tal como bem disse, é uma questão de saúde.
      Irei espreitar o seu "cantinho" com muito gosto.

      Obrigada eu, bom dia!

      Eliminar