Dia 5 de outubro deste ano de 2021 fiz 25 anos de casada. Apesar das privações resultantes do covid-19 já terem passado, nós entendemos não fazer uma grande festa, apenas uma comemoração simbólica com a família mais próxima. Este ano o nosso aniversário de casamento coincidiu com muitas outras comemorações aqui em casa, nomeadamente a defesa da tese de mestrado do meu filho mais velho, o J. Pedro, e já começavam a ser demasiadas festas em tão poucos dias. Eu e o meu marido dispensámos a nossa.
Vou partilhar convosco o bolo que fiz para assinalar o dia.
É um bolo de wafer e tem uma razão para o ser: o meu marido adora waffer!!!!
Lembro-me de ir a casa dele quando namorávamos e na despensa só haver waffers de baunilha e bolacha maria, ahah. Ao fim de 25 anos, eis um bolo a relembrar esse tempo.
📌Dicas
✅A massa que usei para este bolo não é novidade por aqui, faço muitas vezes, às vezes com cacau para bolo de chocolate, outras com café, etc, quem costuma fazer os meus bolos já a conhece bem.
Hoje fiz uma pequena adaptação em relação às últimas vezes que partilhei, usei a versão mais simples e mais antiga aqui blogue, de setembro de 2017, feito com farinha de aveia em vez de espelta (Aqui).
É por aqui que começa a primeira dica. Como sabem a farinha de aveia faz os bolos densos e pesados. Se quer um bolo mais leve e fofo, use farinha de espelta ou faça uma mistura de farinha de aveia com trigo.
✅Para dar um toque diferente a este bolo, usei também um bocadinho de farinha de amêndoa. Se não tiver pode triturar amêndoas ou qualquer outro fruto seco oleaginoso em farinha. Se não tem nenhum deles ou é alérgico, use mais aveia.
✅Para substituir a farinha de linhaça use amido de milho ou polvilho doce ou mais farinha de amêndoa.
✅As tâmaras não são substituíveis. Por favor entenda, são a “alma “ do bolo. Substituir as tâmaras é fazer outra receita, outro bolo.
✅Falando agora do recheio, é realmente surpreendentemente bom! Tudo graças à adição da proteína whey , que usei para substituir manteiga num vulgar creme de recheio. O que é que isto quer dizer mais exatamente? Num recheio tradicional, ara obtermos este tipo de textura, cremosa mas que se fixa, que não descola, firme, usa-se manteiga. Não é fácil fazer esta substituição. Ora, eu (e muitas outras pessoas) optávamos por fazer estes cremes com esta textura com mascarpone. Basicamente, o mascarpone é um queijo em creme muito gordo, no fundo tem lá a “gordura “ que tradicional se coloca na forma de manteiga, apenas outro tipo de gordura e outro sabor.
Outra hipótese é usar praticamente só queijo creme. Adoça-lo e misturar bem até estar cremoso. Desta forma também conseguimos este tipo de textura. Mas, atenção, voltámos ao mesmo, também não é um creme inocente e teremos sempre que usar uma boa quantidade de queijo.
Adicionar a proteína permite misturar um ingrediente mais pobre em gordura e assim diminuir as calorias.
A Proteína é substituível?
Sim! Eu já fiz isso aqui no blogue várias vezes em receitas muito diferentes. Podemos usar farinha de coco, que é altamente absorvente. Tem a desvantagem em relação a proteína de ser calórico e notar- se ligeiramente na textura final.
Ou o mais parecido com whey, leite em pó. Atenção que não é o leite em pó dos bebés, é leite em pó que encontram a venda nos supermercados junto ao leite de vaca, é leite normal desidratado. Faz a mesma função da proteína whey.
Porque é que eu deixei de usar o leite em pó e me virei para a proteína ?
Esta Proteína que uso está enriquecida de fibra!!!! Muitíssimo importante para mim que tenho o intestino preguiçoso e, para além disso, a fibra ajuda a diminuir o índice glicémico, muito importante quando se trata de bolos. De resto, é por isso que escolhemos fazer os bolos com farinha integral, a fibra que tem ajuda a melhorar o índice glicemico.
Mas não só! Esta Proteína Whey também é aromática, sabe a baunilha. Se quando usava leite em pó, já rico no seu açúcar natural, quase não precisava de adoçar, com esta proteína ainda mais, porque também tem um aroma de baunilha maravilhoso! Experimente que vai ficar convencido como eu fiquei, já não dispenso ter em casa, adiciono no iogurte natural, fica doce e enriquecido de proteína e fibra.
Sei que muitos não têm em casa, por isso deixo na descrição da receita o recheio alternativo com mascarpone.
✅Antes da receita, há outro produto que tenho usado imenso no meu dia a dia e que também usei nesta receita. São as Yummy drops da Prozis.
Quando faço um bolo para outras pessoas que não apenas as de casa ajusto sempre a doçura. Sei perfeitamente que a grande maioria das pessoas não tem o paladar habituado a “pouco doce” como nós.
Neste bolo os ajustes de doçura foram feitos com Yummy drops de baunilha da Prozis.
O que é isto?
É um líquido adoçante, sem açúcar nem gordura, extremamente concentrado. Tão concentrado que duas gotas adoçam, por exemplo, um iogurte.
Estas gotas são muito versáteis, podem ser usadas em praticamente tudo, desde os bolos ou queques que vão ao forno, panquecas, papas de aveia, etc, portanto, são termicamente estáveis, até tudo que se come fresco.
Há vários sabores disponíveis, eu tenho de baunilha, vou entretanto adquirir o de caramelo. Estou tão, mas tão fã destas Yummy drops de baunilha da Prozis!!! Não faz ideia o incrível sabor que colocam em qualquer coisa, seja um batido, seja um simples copo de leite, os bolos ficam com um sabor incrível, sem acrescentar calorias!!! Não ficam nada caras, porque é um líquido extremamente concentrado.
Vídeo rápido de execução👇🏻
📌Ingredientes
Bolo
- 200g de tâmaras secas
- 250ml de bebida vegetal ou leite
- 50ml de azeite
- 2 colheres de chá de vinagre ou sumo de limão
- 150g de farinha de aveia
- 50g de farinha de amêndoa (ver nas dicas como substituir)
- 2 colheres de sopa de farinha de linhaça (ver nas dicas como substituir)
- 1 colher de chá de fermento
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 colher de chá de canela
- 1/2 colher de chá de sal
- 5 gotas de Yummy drops baunilha Prozis (ou ajustar a doçura a gosto)
Recheio + cobertura
- 200g de queijo creme (usei magro Queijos Santiago)
- 120g de iogurte natural magro
- 50g de proteína whey enriquecida de fibra sabor baunilha Prozis
- 5 gotas de Yummy drops baunilha Prozis ( ou ajustar a doçura a gosto)
- 2 Wafers proteína Prozis (2 embalagens de 40g cada)
Recheio e cobertura alternativa sem proteína whey:
- 250g de mascarpone
- 100g de iogurte grego natural
- 5 colheres de sopa de ingrediente adoçante de preferência não granulado (ex: mel, agave, stevia, xilitol, xarope de ácer) (ou 10 gotas Yummy drops baunilha Prozis )
Confecção:
(Vídeo de execução no fim da introdução)
Bolo
- Pré aquecer o forno a 180C com ventilação. Untar e forrar a papel vegetal uma forma de 18 ou 20cm de diâmetro (ou usar de silicone).
- Descaroçar as tâmaras, colocar a demolhar 10min no leite quente. Triturar tudo com a varinha mágica em creme .
- Numa tigela misturar os ingredientes secos: farinhas, fermento, bicarbonato, canela e sal.
- Ao creme de tâmaras adicionar o azeite e o vinagre. Mexer bem.
- Verter a mistura líquida anterior sobre a de secos. Mexer vigorosamente até estar homogéneo. Adicionar água, entre 100 a 150ml, até obter uma massa densa, que escorre com dificuldade.
- Dividir a massa ao meio. Verter na forma e levar ao forno 20 a 25 minutos cada metade.
- Deixar arrefecer.
Recheio e cobertura
- Numa tigela misturar os ingredientes (nota: se está a usar outro ingrediente adoçante, coloque aos poucos e prove a cada adição).
- Colocar uma metade de bolo no prato de servir. Cobrir com metade do creme e 1/3 das wafers partidas.
- Colocar por cima a outra metade de bolo, o restante creme, mais 1/3 das bolachas partidas.
- Cortar a restante bolacha em pequenos retângulos e decorar.
Tão bom…
1 Comentários
Hmm, mt bom! Bjinhos!
ResponderEliminar