Bolo de tâmaras e aveia (apenas 4 ingredientes; vegan; sem açúcar, ovos, manteiga)





"Que maravilha! Parece inacreditável que tenha apenas os ingredientes que disseste. Parece inacreditável que seja um bolo sem açúcar de tão doce que é, um bolo sem ovos, de tão fofo que é, um bolo sem manteiga de tão húmido que é."
Foram estes os comentários que tive hoje quando servi este fantástico bolo minimalista!
O meu é assim: "Adoro! Adorei! Vou repetir inúmeras vezes! Não dá trabalho nenhum a fazer! Não demora tempo nenhum a fazer!"

A receita não é minha mas não desconfiei nem um bocadinho quando a vi. Na realidade, esta é a receita das minhas bolachas de comer a meia da manhã. Estou sempre a experimentar receitas novas mas acabo sempre por voltar ás minhas, por serem fáceis de fazer, muito rápidas e na porção ideal para mim: dão-me energia e mantêm-me saciada até á hora do almoço sem excesso de calorias nem matéria gorda que não me "cai" bem de manhã. Podem ver a receita das minhas bolachas carregando aqui.

Este é um bolo riquíssimo em bons nutrientes, que ficou completo nutricionalmente com a cobertura que lhe fiz de leite de coco. Na realidade, cada fatia é um pedaço de boa energia! Em cada pedaço deste bolo estão reunidas toda a riqueza da aveia e das tâmaras, dois excelentes alimentos, ricos em proteína e fibra, no caso da aveia, e açucares naturais, mais fibras, muitas vitaminas e minerais vindos das tâmaras. Com a simples cobertura de leite de coco, apenas dei "um toque" de frescura e acrescentei mais um pouco de proteína e boa gordura.


Hoje, dia 6, 3 dias depois de ter feito este bolo, voltei a fazer, desta vez para oferecer. Fiz duas alterações, uma na massa e outra no recheio. Não posso deixar de partilhar, porque ficou ainda mais fantástico. Na massa substituí 1/4 de caneca de farinha de aveia por farinha de alfarroba; o recheio fiz com queijo quark em vez de leite de coco. A decoração foi com uvas. Foi aprovadíssimo!

Vão precisar de:
  • 1 e 1/2 canecas de tâmaras descaroçadas
  • 1 e 1/2 canecas de água para hidratar as tâmaras
  • 1 e 3/4 de caneca de farinha de aveia
  • 1 e 1/2 colheres de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de chá de canela
Para a cobertura:
  • 100ml de leite de coco solido (que deve estar no frigorifico para que a parte solida esteja separada da liquida)
  • 5 tâmaras trituradas em creme
Decoração com figos frescos e sementes de papoila
Confeção:
Coloquei no processador de alimentos as tâmaras sem caroço (deu cerca de 300g ou 30 tâmaras mas é sempre melhor e mais prático medir pela caneca). Acrescentei a água e deixei ficar assim 10 minutos (só é necessário se as tâmaras estiverem muito secas).
Liguei o forno a 180ºC.
Passados os 10 minutos, triturei as tâmaras até ter um creme.






Depois adicionei a farinha de aveia, o fermento em pó e a canela.

(Nas fotos hoje vão ver as minhas medidas. Normalmente não as uso mas como a minha filha Camila estava comigo a fazer o bolo, ela gosta muito de usar este tipo de utensílios. Vão ver que para a farinha preencheu a medida de 1 caneca, outra de 1/2 caneca e outra de 1/4 de caneca, para completar o necessário 1 e 3/4. Assim como para o fermento usou a colher de 15ml e a de 7,5 que corresponde a 1 colher de sopa e meia.)




Carreguei novamente no pulsar mas só mesmo para misturar. Não podem deixar triturar muito para não "entrar ar" na massa, é só mesmo envolver. Esta é uma técnica destas massas sem ovos. Mesmo que fique um pouco de farinha solta nas paredes do processador, não triturem mais, envolvam com uma colher.

Coloquei numa forma de 20cm de diâmetro forrada com papel vegetal (pode ser a quadrada do brownie ou outra que não seja grande) e levei ao forno 30 minutos (não convém ultrapassar muito este tempo mas espetem o palito para ver se está pronto).
Deixei arrefecer antes de fazer cobertura.
Dica: Também podem triturar as tâmaras com a água num copo alto com a varinha mágica e depois envolver a farinha, o fermento e a canela num tigela.




Para a cobertura, bati 100ml de leite de coco sólido até estar em chantilly (como se fosse natas) e depois juntei 1 colher de sopa de creme de tâmara (cerca de 5 tâmaras trituradas sem água; pus a hidratar com as do bolo e retirei antes de triturar. Depois triturei-as á parte com a varinha mágica).

Dica: substituam o leite de coco por queijo quark. Como sabem não tem o mesmo sabor, mas com o creme de tâmaras fica muito bom. Se estiverem em contenção se calorias é uma ótima opção.



Uma tentação saudável e tão fácil de fazer!