Empanadas de frango, versão saudável sem manteiga e com farinha integral



 Eu adoro empadas e empanadas! Gosto mais de versões vegetarianas, estas de frango também vão muito bem, ahah

Fiz estas empanadas para aproveitar uma sobra de frango de churrasco. Há tanto que se pode fazer com as sobras de frango, desta vez foi esta receita. As dicas vêm a seguir, uma ainda nesta primeira introdução tem a ver com o recheio: seja criativo, aproveite o que tem em casa e faça o melhor dos recheios: o seu!



Dicas:

✔️Todo este tipo de massas para esticar e ficar fina depois de assado, requer farinha com glúten ou um mix próprio para este fim com substituto de glúten. Farinhas alternativas não funciona, rende menos, fica massudo, e, não havendo elasticidade, o resultado final é mais farinha por dose, logo, mais calorias. 


Por este motivo, quando se trata deste tipo de massas para esticar, a minha escolha de farinha é espelta, misturando integral com um pouco de branca para melhorar a elasticidade. Se não tiver espelta branca, use trigo. Esta é a forma de não ter uma empada com o dobro da espessura de massa que uma normal e assim evitar mais farinha por dose.


Se não tem farinha de espelta, a minha sugestão é fazer uma mistura de aveia com trigo de forma a garantir elasticidade.


✔️Fiz a massa das empanadas no robô de cozinha. Pode fazer num processador ou numa tigela amassando com as mãos. Em qualquer situação deve adicionar a água lentamente e apenas de acordo com a necessidade. Amasse bem entre cada adição de água.


✔️Na lista de ingredientes vão ler 200g de frango desfiado, portanto, livre de pele e ossos. 

A que equivale de frango cru?

Cerca de meio frango inteiro ou um peito grande desossado.


✔️Repare agora nas fotos seguintes. Elas são um resumo da confecção da massa. Na última foto vemos a bola de massa formada e a tigela onde ela está parece lavada, está completamente limpa, sem resíduos de massa. Isto é como deve estar a sua tigela e as suas mãos se estiver a amassar com elas. Isto é sinal que a sua massa está perfeita.





✔️Seja “team desperdício zero” e faça um recheio criativo com o que tem em casa. Tenha apenas um único cuidado: se o seu recheio formou muito líquido, escorra, não coloque líquidos ou recheio a escorrer líquido na massa de empanadas.

Eu pessoalmente adoro o recheio de espinafres e requeijão, podem ver carregando AQUI.


Resumo de confecção deste recheio de frango 


Veja o vídeo rápido de execução👇🏻



📌Ingredientes (rende 10)

  • 180g de farinha de espelta integral 
  • 120g de farinha de espelta branca (ou trigo)
  • 1 colher de chá de sal 
  • 80ml de azeite 
  • 1 ovo + 1 ovo batido para pincelar no fim
  • 100 a 150 ml de água 


Recheio de frango 

  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 cebola 
  • 1/2 pimento vermelho 
  • 1/4 de molho de salsa picada 
  • 3 dentes de alho picado 
  • 200g de frango cozido e desfiado (livre de pele e osso)
  • 2 colheres de sopa de polpa de tomate (sem açúcar nem conservantes)
  • Sal
  • 1 lata pequena de milho 


Confecção:


Recheio 

  1. Levar ao lume a cebola picada, o alho, o pimento partido em pequenos cubos, a salsa e o azeite, lume brando para que os legumes larguem o seu sumo e não seja necessário excesso de azeite. Deixar cozinhar lentamente 5 minutos.
  2. Acrescentar o frango e a polpa. Misturar e ajustar os temperos a gosto com sal, pimenta (fica bem uma pitada de açafrão e cominhos). 
  3. Juntar o milho e deixar cozinhar lentamente mais 5 minutos (caso tenha excesso de líquido, aumente o lume e deixe ferver até evaporar ou escorra-o).

Massa de empanadas 

  1. Coloque as farinhas e sal misturadas no robô de cozinha (ou tigela). Abrir uma cavidade e colocar o azeite e ovo.
  2. Comece a amassar, com o gancho para massas do seu robô ou com as mãos.
  3. Aos poucos, 50ml de cada vez, adicionar a água, amassando sempre pelo menos 2 minutos a cada adição. Deverá obter uma bola de massa maleável e elástica.
  4. Aquecer o forno a 200C. Forrar um tabuleiro com papel vegetal.
  5. Polvilhar uma superfície limpa com farinha. Esticar a bola de massa num grande retângulo com a ajuda do rolo da massa.
  6. Cortar círculos de 12cm de diâmetro (usei uma pequena tigela).
  7. Depois de todos os círculos feitos, colocar uma colher de sopa de recheio ao meio. Dobrar o círculo de massa de forma a unir e pressionar com os dedos para fechar. (Veja o vídeo no final da introdução)
  8. Colocar no papel vegetal, pincelar com ovo batido e levar ao forno 15 a 20 minutos (ou até dourar).



Bom apetite!!!



1 Comentários

  1. Boa tarde !
    Obrigada pela receita ! Ficaram deliciosas 🤩💕

    ResponderEliminar