Quem resiste a uma massa envolta em molho cremoso?! E se esse molho fosse proteico, pouca gordura, logo, mega fit? Fantástico, não é?
É para isso que temos o requeijão, em italiano ricotta. Sei que muitos de vocês não sabem, até porque já me questionaram imensas vezes, ricotta é requeijão. Isso mesmo, a ricotta que tanto usamos nas nossas sobremesas e lasanha é requeijão feito de leite de vaca. Ricotta é requeijão italiano, igualzinho ao nosso português. Ou melhor, não é igual porque o que é nosso é sempre melhor!
O requeijão é um produto indicado para quem está em processo de perda de peso, ou quem como eu apenas se preocupa com a "linha", isto sem descartar os desportistas que precisam de doses extra de proteína. É que o requeijão é um produto com baixo teor de gordura quando comparado com queijo, níveis altos de proteína, o que lhe confere poucas caloiras e muito sabor.
Nesta receita fiz um preparado idêntico ao molho branco ou molho bechamel low carb que já partilhei outras vezes no blogue, apenas substituí o queijo fresco batido por requeijão. Fiquei a perder ou ganhar alguma coisa? Acho que apenas o sabor mudou. Estava realmente delicioso. Quanto á composição, principalmente ao teor de gordura, fica mais ou menos igual. Porquê? Se por um lado o requeijão tem mais um pouco de gordura que o queijo fresco batido 0% mtg, conhecido por queijo quark, por outro é necessário menos queijo ralado para chegar á consistência certa e ainda é preciso adicionar água. Portanto, fazendo as contas, a diferença quase não existe.
Para ver as quantidades que deve usar da versão com queijo fresco batido (queijo quark), carregar AQUI.
Usei a nova massa Linguine da marca Nacional feita com cereais do Alentejo. Fantástica! Adorei!
Para quem esteja de dieta e queira uma opção lowcarb ou menos calórica, é só substituir o linguine por esparguete de curgete.
Vão precisar de (serve 3/4 pessoas):
- 200g de Linguine (usei a nova da marca Nacional feita com cereais do Alentejo)
- 2 mãos cheias de espinafres baby
- 200ml de leite ou bebida vegetal
- 100g de queijo ralado
- 200g de requeijão (se tiver só 170g não há problema)
- sal
- 1 colher de chá de alho seco granulado
- 1 colher de chá de orégãos secos e salsa seca
- Pus a massa a cozer em água temperada com sal de acordo com as instruções da embalagem. A meio do tempo inseri os espinafres.
- Enquanto a massa cozeu, preparei o molho. Triturei o requeijão com a varinha mágica até estar cremoso.
- Levei ao lume um tacho com o leite. Quando bem quente, adicionei o queijo ralado, alho, orégãos, salsa e sal.
- Com o lume baixo, mexi até o queijo derreter e ficar uma mistura homogénea. Retirei do lume e misturei o creme de requeijão.
- Retirei 1 chávena de água da cozedura da massa e, aos poucos, adicionei ao molho, mexendo sempre até ter a textura desejada, fluida o suficiente para envolver a massa.
- Escorri a massa com os espinafres num coador. Envolvi no creme de requeijão e servi com orégãos.
Bom apetite!
0 Comentários