Brócolos e penne integral em molho de queijo quark (Molho Bechamel lowcarb) (fit; vegetariano; opção lowcarb)


Não é a primeira vez que vos mostro este molho, nem e segunda sem a terceira, não faz mal, ele é sempre bem vindo em seja nas massas seja nos legumes.

O que tem de especial? É proteico, menos gordura que os seus semelhantes, lowcarb, super fácil de fazer e fica mega cremoso!!!!!!!

Para fazerem esta receita lowcarb, eu sugiro que troquem as 100g de massa integral que usei por couve flor. Já existe uma receita assim aqui no blogue, podem ver carregando aqui e aqui.


É realmente uma receita muito simples e rápida. Suja um bocadinho de loiça, é necessário cozer os brócolos, a massa e ainda fazer o molho de queijo, são, portanto 3 tachos, depois mais uma tijela grande para envolver tudo. Apesar da loiça ser muita, tudo se faz ao mesmo tempo e em 15 minutos no máximo!

Não é obrigatório ir a gratinar! Ou seja, no fim de envolver tudo não é obrigatório ir ao forno, pode servir de imediato. É claro que se for ao forno fica com outro "toque", no entanto, e repito, é opcional. Outra coisa que é opcional é o queijo a polvilhar por cima para gratinar. Com isto quero dizer o seguinte, se optar por levar ao forno no fim de envolver tudo, mas, por outro lado, não quer adicionar mais queijo, não há qualquer problema, o molho de queijo vai gratinar e até dourar. Eu só pus um bocadinho precisamente para verem que o molho gratina na mesma.

Isto porquê? Esta conversa toda porquê? Porque este molho de queijo, como lhe chamei, não é mais que um molho bechamel lowcarb! Isso mesmo, esta é a minha forma de fazer molho bechamel lowcarb que já apareceu noutras receitas aqui no blogue sempre disfarçado tal como está hoje. 


Vão precisar de: (serve 3)

Confeção:

  1. Parti o pé de brócolos pelas flores e pus a cozer em água temperada com sal por 5 minutos.
  2. Pus a massa a cozer de acordo com as instruções da embalagem.
  3. Levei ao lume um outro tachinho com o leite. Quando bem quente, desliguei o lume adicionei o queijo ralado. Mexi até estar num creme. Adicionei os temperos e voltei a mexer. Deixei arrefecer 2 minutos, tempo de escorrer os brócolos e a massa.
  4. Misturei bem o queijo quark no creme de queijo até estar homogéneo.
  5. Numa tigela grande envolvi tudo: brócolos, massa e molho de queijo. 
  6. (Passo opcional) Passei para um prato de ir ao forno, polvilhei com um pouco de queijo ralado (opcional) e levei ao forno pré aquecido a 200´ªC por 20 minutos. (ver dicas na introdução).



Bom apetite!

0 Comentários