Cheesecake de morango saudável e fit



Este é um clássico que ninguém resiste! Eu adoro, faço sempre na época dos morangos e até fora dela, também pode ser feito com morangos congelados.

Após 3 meses de confinamento, no fim de semana passado fui finalmente visitar o meu pai a Seia, minha terra natal. O meu pai, a minha tia, a minha irmã, já todos estão vacinados com as duas doses, por isso senti-me descansada com a visita, não achei que de alguma forma os tivesse a pôr em perigo. Ainda assim, tentamos cumprir as regras: mascaras sempre colocadas, distanciamento na mesa. Até não foi nada difícil, nós os quatro daqui de casa sentamos num dos lados da mesa, eles ficaram para o outro.

Levei um cheesecake igual a este para a sobremesa. Estava delicioso! Quando voltei acabei por fazer outro cá para casa, ficou a apetecer.





Dicas para esta receita:

No que diz respeito á base, o miolo de noz pode ser trocado por qualquer outro fruto seco oleaginoso, por exemplo, amêndoa, avela, caju.

  ➤Quanto às tâmaras, podem descaroçar e partir em pequenos pedaços como eu fiz ou hidratar em água quente e depois escorrer bem essa água da demolha.

  ➤A vantagem de partir as tâmaras secas em pequenos pedaços é ficar mais homogeneamente picada, não apresentar fios das suas muitas fibras que são a grande mais-valia do seu uso, pois baixam o índice glicémico. Por outro lado, se usarem tâmaras correntes que trazem um "banho" de xarope de glicose, demolhar em água quente vai retirar esse mesmo xarope que ficará diluído na água.

Em relação ao recheio, podem trocar o queijo fresco batido 0% mat. gorda por iogurte grego natural.

  ➤Podem usar o ingrediente adoçante que preferirem, devendo apenas ter atenção aos granulados que são mais difíceis de se desfazer, já que não devem bater os ingredientes do recheio, apenas misturar. Eu usei xilitol. Habitualmente faço uma mistura de agave com xilitol ou stevia.

  ➤As folhas de gelatina podem ser trocadas por agar agar. Para isso devem usar 4g (2 colheres de chá) de agar agar em pó.

  ➤Como devem proceder? Misturam o agar agar no leite e levam ao lume a ferver 30segundos, lume brando e mexendo sempre. Retiram e adicionam ao creme de queijo e iogurte, lentamente e misturando sempre vigorosamente para que não fiquem grumos. Têm de ser muito rápidos e atentos, pois facilmente ganham estes mesmos grumos e também começa a enrijecer muito mais rápido do que com gelatina.



A cobertura pode ser feita com morangos frescos ou congelados, como já disse. No caso de usarem morangos congelados coloquem 2 colheres de sopa de amido de milho na vez da 1 e 1/2 que coloquei.

  ➤Nesta receita optei por triturar metade dos morangos e deixar outra metade inteiros, embora não seja percetível na foto porque acabei por deixar ferver demasiado tempo e eles quase que se desfizeram.

  ➤Porque é que fiz isso? Duas razões. A primeira foi porque não tinha intensão de fotografar e não iria fazer mais nenhuma decoração nesse caso, portanto, ficava bem sentir alguns pedaços de morango na cobertura. A outra razão é que os morangos depois de triturados intensifica-se a acidez. Não sei se já repararam nisso, eu não sei explicar porquê, sei que sinto sempre isso. Ora, se triturasse todos iria ter de usar mais ingrediente adoçante.

  ➤Esta foi a minha opção desta vez, a maioria das vezes trituro tudo e faço uma decoração com morangos frescos como vêm na foto.

  ➤Se não tiverem esta quantidade de morangos, não há qualquer problema, podem usar só 250 a 300g que já dá uma boa cobertura.

 ➤ Em relação ao ingrediente adoçante a usar aqui, eu gosto de fazer este tipo de cobertura com frutose. Por acaso não tinha em casa e usei stevia com eritritol. Sintam-se livres de usar o ingrediente adoçante que mais gostarem, sólido ou liquido. 

Veja o vídeo de 2 minutos com toda a confecção:



Vão precisar de:

Base

  • 150g de flocos de aveia (sem glúten se necessário)
  • 100g de miolo de nozes (ou qualquer outro fruto seco oleaginoso que prefiram)
  • 150g de tâmaras secas

Recheio

  • 500g de queijo fresco batido 0% mat gorda (queijo quark)
  • 200g queijo creme
  • 100ml de leite ou bebida vegetal
  • 1 colher de chá de aroma de baunilha (opcional)
  • 8 colheres de sopa de ingrediente adoçante de preferência não granulado (usei xilitol)
  • 12g de folhas de gelatina (6 a 7 folhas)

Cobertura

  • 400g de morangos frescos ou congelados
  • 3 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei stevia com eritritol)
  • 1 e ½ colher de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce

Confeção:

Base

  1. Untei e forrei a papel vegetal uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro
  2. Coloquei os flocos de aveia no processador de alimentos e triturei em farinha. Adicionei o miolo de nozes e voltei a triturar em farinha.
  3. Descarocei as tâmaras, parti-as em pequenos pedaços e adicionei. Voltei a triturar tudo até ficar um crumble que, apesar de solto fica agregado ao apertar (caso esteja muito seco devem adicionar 1/2 colher de sopa de água).
  4. Passei este "crumble" para a forma e pressionei no fundo para fazer a base. Reservei no frigorifico enquanto fiz o recheio.

Recheio

  1. Pus as folhas de gelatina a demolhar em água fria abundante por 3 minutos. Aqueci o leite num copo no micro-ondas, sem deixar ferver. Escorri as folhas de gelatina já hidratadas e inseri-as no leite quente (elas vão dissolver-se de imediato). Mexi com uma colher e deixei arrefecer um pouco, o tempo de preparar o creme de queijo.
  2. Numa tigela misturei (sem bater) os queijos, os ingredientes adoçantes e a baunilha. Adicionei a gelatina dissolvida no leite, em fio e mexendo sempre para evitar grumos.
  3. Verti sobre a base. Reservei no frigorifico durante a noite (mínimo 4 horas).

Cobertura

  1. Levei ao lume 200g de morangos partidos com o ingrediente adoçante e 1 colher de sopa de água. Deixei ferver 8 a 10 minutos. Retirei e triturei com a varinha magica até estar em creme.
  2. Devolvi ao lume e adicionei mais 200g de morangos partidos.
  3. Num copo dissolvi o amido em 100ml de água.
  4. Logo que os morangos começaram a ferver novamente, juntei o amido dissolvido. Deixei ferver mais 3 a 5 minutos, mexendo com frequência.
  5. Deixei arrefecer por completo (deve estar completamente frio no momento de usar).

Montagem

  1. Desformei o cheesecake para o prato de servir e cobri cuidadosamente com o preparado de morangos, reservando uma parte para servir individualmente nos pratos.

Tão simples, tão bom...


0 Comentários