Bolo vulcão de chocolate saudável e fácil (vegan; sem açúcar)



Um dos melhores bolos que fiz nos últimos tempos e nem sequer me estou a referir ao facto de ter um recheio que escorre "molho" de chocolate, estou mesmo a falar do bolo em si. Fiz uma pequena remodelação na receita que faço habitualmente de bolo de chocolate húmido adoçado com tâmaras. É uma pequena alteração, como já disse, ao nível de quantidades e também dispensei o iogurte que troquei por puré de maça. Resumindo, esta é a receita de bolo de chocolate que já viram, por exemplo, no bolo de oreos publicado recentemente, ou no bolo de chocolate com mirtilos do ano passado, etc, com pequenas alterações.

Depois tem um recheio que quando vai ao forno e fica derretido. Um recheio facílimo de fazer e que, apesar de não parecer, é exatamente igual á cobertura. Já vão ver tudo a seguir nas dicas e na receita.

Esta é também a minha sugestão de bolo para o Dia da Mãe que se avizinha. É um bolo fácil e vistoso, mesmo os menos habilidosos vão conseguir fazer.




Dicas:

➤Para o bolo em si não devem usar batedeira neste bolo. Não só não há necessidade disso, como vão alterar a "física" que determinei para a massa e o resultado final pode ser desastroso. Fazer bolo é um processo químico e físico que não deve ser alterado.

➤Em relação aos ingredientes, as farinhas ideais são a de espelta ou a de trigo, sempre integrais. Também pode ser feito com farinha de aveia ou farinha de amêndoa para opção lowcarb, Para quem pretenda uma outra opção sem glúten, aconselho a farinha de mandioca. Em qualquer uma destas opções devem usar 2 chávenas de 240ml de capacidade.

➤O puré de tâmaras pode ser trocado por 12 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefira. Ex: mel, agave, xarope de ácer, xarope de tâmaras, açúcar de coco, açúcar mascavado, stevia, xilitol. No caso de usar algum destes exemplos no estado seco, poderá ter de acrescentar 2 colheres de sopa de água na sua massa.

Para fazer o puré de tâmaras triture-as com a quantidade de água mencionado na descrição da receita.

➤O azeite pode ser trocado por óleo de coco.



Para o recheio, o mais importante é fazer o recheio com alguma antecedência. O ideal é fazer na véspera, no entanto, podem fazer de manhã para terminar o bolo de tarde. Por segurança, façam com, no mínimo, 5 horas de antecedência.

É mesmo muito importante para garantir que o creme de chocolate que vai fazer com chocolate derretido e leite de coco esteja completamente enrijecido no momento de colocar no meio da massa de bolo.

E se lhe acontecer o recheio não estar rígido como é pretendido? Isto pode acontecer se o leite de coco tiver muita água. Nesse caso coloque 30 minutos no congelador para que o consiga colocar facilmente no meio da massa.

➤O leite de coco pode ser trocado por natas, natas de soja, creme de aveia. Para os melhores resultados não devem escolher as opções magro. NÃO pode ser trocado por iogurte!

➤O chocolate do recheio tem de ter, no mínimo, 70% cacau! É mesmo muito importante este dado, porque um chocolate com menos cacau não fica nesta textura com esta quantidade de leite de coco. Um chocolate com menos cacau irá render muito menos, pelo que não compensa economicamente. Eu usei 70% cacau sem açúcar, compro no supermercado Mercadona.

Ora, usando um chocolate destes, pouco doce, e ainda adicionando leite de coco, o resultado é um creme pouco doce. Nós cá em casa gostamos assim, gostamos do sabor de chocolate amargo. Se não é o seu caso, deve adocicar o creme interior. É muito fácil, basta juntar stevia liquido ou uma colher de sopa de mel, agave. Não se esqueça, prove e ajuste a doçura a seu gosto.




➤Em relação ao resultado final do bolo, este efeito de chocolate a cair pelo centro do bolo mantem-se sempre que o bolo esteja a temperatura ambiente. Se o bolo for para o frigorifico, o creme vai enrijecer e fica idêntico a bolo mousse de chocolate. 

O que é que eu fiz cá em casa? No dia em que o fiz servi a temperatura ambiente. Depois coloquei-o no frigorifico. No dia seguinte tirei para fora do frigorifico 1 hora antes de servir para o chocolate voltar a amolecer. Claro que o meu filho mais velho quis comer sempre com o creme a escorrer e pôs a fatia dele 10 segundos no micro-ondas, ahaha



Apesar de saudável, continua a ser um bolo! Faça-o pequeno, sirva fatias pequenas. É um bolo "intenso", vai ver que fica satisfeito com uma pequena fatia.

Vão precisar de:

Bolo

  • 240g de farinha de espelta 
  • 1 colher de chá de fermento
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 80g de cacau em pó puro
  • 200g de tâmaras secas
  • 1 maça media/ grande (180 a 200g)
  • 300ml de bebida vegetal ou leite
  • 1 colher de sopa de vinagre
  • 3 colheres de sopa de azeite

Recheio e cobertura

  • 100 + 100g de chocolate preto mínimo 70% cacau 
  • 140 + 140g de leite de coco sólido (deve ter a lata no frigorifico há pelo menos 1 dia para que a parte sólida se separe da liquida)

Confeção:

Recheio e cobertura

(O recheio e a cobertura devem ser feitos com pelo menos 5 horas de antecedência. O ideal é fazer na véspera da confeção do bolo).

  1. Para o recheio, pus 100g de chocolate a derreter em banho maria. Quando cremoso, adicionei 140g de leite de coco sólido. Misturei até estar cremoso e fluido (nesta altura deve provar o seu creme; ajuste a doçura a seu gosto com, por exemplo, stevia).
  2. Forrei a papel vegetal um recipiente redondo com diâmetro inferior á forma de bolo a usar (usei uma caixa plástica de 18cm de diâmetro).
  3. Verti o creme de chocolate no recipiente forrado e reservei no frigorifico durante a noite.
  4. Para a cobertura, fiz exatamente o mesmo procedimento do ponto 1. Não é necessário passar para nenhum outro recipiente, apenas reservei no frigorifico para enrijecer também (posteriormente é batido com batedeira).


Bolo

  1. Comecei por fazer puré de tâmaras. Descarocei as tâmaras, coloquei num copo alto com 180ml de água quente. Reservei 10 minutos, Triturei tudo até estar em puré.
  2. Fiz o puré de maça. Descasquei a maça, cortei em pedaços, pus num copo alto, tapei com pelicula aderente e levei ao micro-ondas 3 minutos, Retirei e triturei em puré com a varinha mágica.
  3. Pré aqueci o forno a 180ºC. Untei e forrei a papel vegetal uma forma de 20cm de diâmetro.
  4. Numa tijela misturei todos os ingredientes secos: farinha, fermento, bicarbonato, cacau, sal.
  5. Noutra tigela misturei os líquidos: puré de tâmaras, puré de maça, bebida vegetal, vinagre, azeite.
  6. Verti a mistura de líquidos sobre a dos secos e envolvi bem com uma espátula até ter uma massa homogénea (nesta altura devem provar a massa o vosso bolo e acertar a doçura a gosto com o ingrediente adoçante que prefiram, por exemplo, stevia, xilitol, agave, mais pasta de tâmaras, etc). 
  7. Dividi a massa ao meio. Verti metade na forma.
  8. Retirei o preparado do recheio já enrijecido do frigorifico. Retirei do papel vegetal e coloquei por cima da massa do bolo.
  9. Por cima verti a restante massa.
  10. Levei ao forno 30 minutos. Deixei arrefecer completamente antes de desformar.

Montagem

  1. Retirei o preparado da cobertura já enrijecido do frigorifico e bati com a batedeira até estar cremoso.
  2. Desformei o bolo e espalhei a cobertura por todo o bolo.
  3. Decorei com chocolate derretido em fio.


Tão bom...



2 Comentários

  1. QUE ASPETO MARAVILHSO.
    TENHO UMA DUVIDA, NESTE PASSO "pasta de tâmaras. Descarocei as tâmaras coloquei num copo alto com 180ml de água quente. Reservei 10 minutos, Triturei tudo até estar num puré grossO" TRITURA-SE COM ESSA QUANTIDADE DE AGUA?
    OBRIGADO

    ResponderEliminar