Bolo de cenoura e laranja saudável

 

Há quanto tempo eu não fazia um destes! Não sei porquê?! Todos adoramos este bolinho, já cheguei a fazer para bolo de aniversário, imaginem, ahahah 

Estou aqui a rir sozinha, mas olhem que é verdade. Há uns anos atrás este foi o bolo de aniversario do meu marido. Noutro formato de forma, claro, mais quantidade, uma bela cobertura de queijo creme, estava fantástico! Bom, pelo menos foi o que me disseram, eu nem sequer o provei (leia-se: nem uma migalha chegou ao fim da festa😉)


É um bolo húmido, suculento, ainda que fofo. Experimente que vai gostar com certeza.

Vamos ás dicas.

➤A farinha de amêndoa pode ser trocada por farinha de qualquer outro fruto seco oleaginoso, ou seja, só precisa de moer em farinha o seu fruto seco preferido.

Para os alérgicos aos frutos secos, substitua por farinha de aveia, ou flocos de aveia moídos em farinha. Nesse caso adicione mais 1 colher de sopa de azeite ou óleo de abacate.

➤A farinha de espelta branca pode ser trocada por farinha de trigo sem fermento. Também pode usar as integrais, só irá ter o seu bolo ligeiramente mais escuro que o meu, nada de grave.

➤O óleo de abacate pode ser trocado por azeite, na mesma quantidade.

➤Pese as cenouras e faça a uma aproximação aos pesos que lhe dou. As cenouras são leves, logo, uma pequena diferença no tamanho representa muito em peso.

➤Ainda sobre a cenoura, se não tem um processador de alimentos ou picadora capaz de moer cenoura, não se preocupe, não lhe vou dizer para as ralar, ahahhah

Faça o seguinte, corte a cenoura em cubos pequenos, coloque num copo alto com o sumo de laranja e o azeite. Triture tudo. Siga a receita até ao passo 3. No passo 4 acrescente o que triturou com a varinha mágica. Siga novamente com a receita.

➤Não usei a raspa da laranja, se quiser pode usar, vai com certeza dar um aroma especial. Eu preferi privilegiar o sabor a cenoura, daí só ter usado o sumo.

➤Quanto ao ingrediente adoçante a usar, eu neste bolo dou preferência aos secos, neste caso usei metade açúcar de coco e metade stevia com erythritol. Se usarem um ingrediente adoçante liquido, por exemplo agave ou mel ou pasta de tâmaras, cortem no sumo de laranja para não comprometerem a textura do bolo.

➤Cobri o meu bolo com caramelo de leite de coco (receita⇒ aqui). Podem faze-lo simples ou com uma cobertura de chocolate, também fica muito bem. 

Se fizerem simples, no fim reguem com sumo de laranja. Apesar de ser um bolo já húmido, fica muito bem na mesma. A minha mãe regava sempre este bolo com sumo de meia laranja.


Para acompanhar este bolinho fiz um chá da Dom Duarte. Uma gama variada e de alta qualidade de chás e infusões. Fãs de chás, visitem o site e surpreendam-se!

Vão precisar de:

(ver na introdução as dicas para trocar os ingredientes)

  • 3 ovos
  • 6 colheres de sopa de ingrediente adoçante de preferência seco (ex: açúcar de coco, mascavado, stevia, erythritol, xilitol)
  • 4 colheres de sopa de óleo de abacate Graduva
  • 80g de farinha de amêndoa
  • 150g de farinha de espelta 
  • 1 e 1/2 colher de chá de fermento
  • 3 cenouras pequenas (360g peso total)
  • 80ml de sumo de laranja

Confeção:

  1. Comecei por raspar as cenouras, cortar em cubos e triturar no processador de alimentos. Obtive 300g de polpa de cenoura. (ver nas dicas como fazer sem processador).
  2. Pus o forno a aquecer a 180ºC. Não precisei de untar forma, usei de silicone; se usar tradicional terá de untar. 
  3. Numa tijela bati os ovos com o ingrediente adoçante por 3 minutos, até estar volumoso, cremoso e esbranquiçado.
  4. Adicionei o óleo, o sumo de laranja e voltei a bater para misturar.
  5. Acrescentei a farinha de espelta e o fermento peneirados, aos poucos e envolvendo bem a cada adição.
  6. Juntei a polpa de cenoura triturada, voltei e envolver. No fim envolvi a farinha de amêndoa.
  7. Verti na forma e levei ao forno 35 minutos. Deixei arrefecer antes de desformar.
  8. Servi com caramelo de leite de coco (receita aqui).




Tão bom...

1 Comentários