Bolo de aniversário com cobertura de chantilly de coco e pipocas (vegan; saudável)



Este foi o bolo que fiz para festejar o aniversário da minha filha Camila. A Camila fez 19 anos, não fizemos festa, nem sequer a família mais próxima esteve connosco, apesar do aniversário ter calhado a um domingo. A Camila quis assim, como estudante de medicina entendeu que devia dar o exemplo, não fazer festas em que há vários núcleos familiares num período em que a pandemia covid-19 está em crescimento novamente.

Fomos almoçar fora no Porto, demos um passeio longo pela Foz, e já foi á noite que abrimos o bolo.

Foi este o motivo de ter feito um bolo pequeno e simples, não havia necessidade de um grande aparato de bolo só para a família.


Passando á receita do bolo em si, não é nova, é a receita do bolo de framboesas que podem ver carregando AQUI, sem as próprias das framboesas. Todas as dicas para troca de ingredientes, por favor, vão até esse bolo.

Em relação á cobertura, fiz um chantilly de leite de coco. É muito importante terem a vossa lata de leite de coco no frigorifico pelo menos 1 dia para que a parte sólida se separe da liquida. Se poderem ter mais que um dia a vossa lata no frigorifico ainda melhor.  

É mesmo muito importante não passar qualquer parte líquida do leite de coco quando queremos fazer chantilly. Imaginem que estão a bater natas em chantilly e deixam lá cair água. O que é que acontece? Não crescem nem endurecem. O mesmo se passa com o leite de coco. Muitas vezes queremos aproveitar mais a lata e a consequência é estragar todo o produto.

 Se preferirem podem usar natas batidas na vez do leite de coco. Já agora, qual é a vantagem do leite de coco em relação ás natas nas receitas doces? Não são as calorias diretas, essas são quase as mesmas, é que a quantidade de ingrediente adoçante que precisamos para adoçar o leite de coco e muito menor que a que precisamos para adoçar natas. O leite de coco resulta duma fruta, já é "doce", o que não se passa com as natas.

Usei nesta receita um produto que só muito recentemente vi nos supermercados portugueses e que é extremamente útil nos recheios com chantilly. Trata-se dum "estabilizador" de chantilly, seja ele feito com natas ou leite de coco. Com a adição duma saqueta deste produto nas natas ou leite de coco batidos, deixamos de ter o problema de "descaírem" ou perderem firmeza depois de batermos e estarem nos nossos bolos, seja em recheios ou coberturas. Não é um produto muito caro e tenho encontrado em promoção nos principais hipermercados nacionais. Deixo-vos uma foto no fim da lista de ingredientes.

Falta falar do caramelo. É uma receita simples que já partilhei outras vezes aqui no blogue, hoje fiz uma proporção ligeiramente diferente, usei 100g de açúcar de coco com 200g de leite de coco. Aqui também é importante usarem só a parte solida das latas de leite de coco para termos melhores resultados. Reparem que não estamos a usar qualquer manteiga ou óleo, daí ser necessário toda a parte "gorda" do leite de coco, não podemos usar a "água". 

Ora, da mesma forma que vos aconselho a fazerem o chantilly com leite de coco em vez de natas porque evitam ingrediente adoçante para o adocicar, aqui já vos digo que podem trocar por natas, desde que não sejam light. Natas normais ou natas de soja, só não devem ser light, devem ser plenas da sua gordura natural. Isto porque não há hipótese de diminuir a quantidade de açúcar, se o fizerem não obtêm um caramelo como o meu, vai ficar líquido, ou seja, leite de coco ou natas vai ser indiferente na quantidade de açúcar que vamos usar.

Falta falar das pipocas. Eu vi esta receita de pipocas no perfil de Instagram da nutricionista @sarafrazaonutricionista . Experimentei e fiquei completamente fã! Eu já não comia pipocas há imenso tempo e de repente comecei a comer quase todos os dias, ahahaha

São mesmo muito boas, super fáceis de fazer (no micro-ondas) e, sem comparação, mais saudáveis e menos calóricas. Para as adoçar, numa qualquer situação que não seja este bolo, já que aqui foram adoçadas com caramelo, podem usar um fio de el, agave, ou um pouco de stevia ou xilitol. É oque eu tenho feito.

Receitinha já a seguir!

Não consegui tirar uma foto de fatia ao bolo da minha filha, deixo aqui uma do bolo feito com a mesma receita, desta vez sem as framboesas.




Vão precisar de:

Bolo

  • 200g de farinha de espelta
  • 60g de farinha de amêndoa (amêndoa moída em farinha)*
  • 1 e 1/2 colher de chá de fermento
  • 1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
  • pitada de sal
  • 250ml de bebida vegetal a gosto
  • 1 colher de sopa de vinagre branco
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 10 a 12 colheres de sopa de ingrediente adoçante seco que prefiram (usei metade açúcar de coco e metade xilitol)
Cobertura de chantilly

  • 1 lata de leite de coco (400ml)**
  • 4 colheres de sopa de xilitol (ou açúcar de coco ou mascavado)
  • 1 saqueta de estabilizador de chantilly (opcional)
Caramelo
  • 200ml de leite de coco sólido (de lata) ou natas
  • 100g de açúcar de coco ou mascavado
Pipocas
(receita não é minha, vi no perfil de Instagram da nutricionista @sarafrazaonutricionista)
  • 2 colheres de sopa de milho para pipocas

(Dicas de confeção e ingredientes na introdução)
* Podem trocar por qualquer fruto seco oleaginoso triturado em farinha ou coco ralado ou flocos de aveia triturados.
**Devem ter a lata de leite de coco no frigorifico á pelo menos 1 dia para que a parte sólida se separe da liquida. Se puderem ter mais tempo, ainda melhor.

Confeção:
(Nota: comecei por fazer o caramelo para que esteja na consistência desejada no momento de aplicar, de seguida o bolo e, enquanto o bolo esteve no forno, fiz o chantilly. Pipocas fiz no no fim)

Caramelo

  1. Pus os ingredientes num pequeno tacho e levei ao lume, brando. Deixei ferver suavemente cerca de 20 minutos (vai estar ainda um pouco liquido nesta altura, só vai ficar creme depois de frio).
  2. Retirei do lume e, quando morno, passei para o frigorífico até estar completamente frio e na consistência cremosa (cerca de 2 horas).

Bolo

  1. Comecei por fazer o "buttermilk". Pus a bebida vegetal numa tigela com o vinagre e misturei. Reservei por 5 minutos.
  2. Pus o forno a aquecer a 180ºC. Untei e forrei a papel vegetal uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro.
  3. Noutra tijela misturei todos os ingredientes secos, á exceção dos ingredientes adoçante.
  4. Voltei ao "buttermilk" e adicionei o azeite e os ingredientes adoçantes. Misturei bem até que o açúcar de coco se dissolvesse.
  5. Aos poucos envolvi a mistura dos secos na líquida, suavemente, sem bater.
  6. Verti na forma e levei ao forno 30 minutos (espetar um palito e retirar quando sair seco). Deixei arrefecer antes de desformar.

Chantilly

  1. Retirei toda a parte sólida da lata de leite de coco para uma tijela (Nota: por favor, não tentem aproveitar nada que esteja liquido, mesmo que seja branco, pois vão estragar todo o restante produto. A parte branca que é liquida tem água.).
  2. Bati com a batedeira elétrica em potencia máxima até estar firme. A meio do tempo adicionei o ingrediente adoçante e o estabilizador.
  3. Reservei no frigorifico até ao momento de usar.

Pipocas

  1. Colocar 2 colheres de sopa de milho para pipocas e 2 colheres de sopa de água num recipiente que possa ir ao micro-ondas. Tapar com pelicula aderente, fazer uns furinhos na pelicula e levar ao micro-ondas 10 minutos.

Montagem

  1. Desformei o bolo para o prato de servir, cobri com o chantilly.
  2. Molhei as pipocas no caramelo e coloquei por cima. Reguei com mais 1 fio de caramelo.


Tão bom...



0 Comentários