Fotos novas e também um novo post para uma receita já muito antiga aqui no blogue, janeiro de 2018. Fiz algumas (poucas) alterações na receita anterior, alterações ao nível das quantidades e também na confeção da base, embora tenha mantido os ingredientes todos, e, para que o post anterior não fique confuso, achei melhor fazer outro. Não apago o anterior, claro, podem ver carregando AQUI.
Este é realmente um dos meus melhores cheesecake, um dos mais feitos pelos seguidores, um sabor verdadeiramente incrível, uma combinação dos deuses!
Faço sempre cá em casa nesta altura do ano, no Dia dos Namorados. Conseguem adivinhar porquê, certo? É isso mesmo que estão a pensar, esta combinação é muito apreciada pelo setor masculino, cá em casa não é exceção.
Até hoje não houve uma única pessoa que não me tivesse dito maravilhas desta sobremesa: que surpreende; que conquista na primeira colherada; que não conseguem parar de comer. Esta ultima apreciação é preciso ter cuidado com ela, é fit, mas não é totalmente inocente, afinal de contas, é uma sobremesa!
Em relação ás habituais dicas para esta receita, hoje são muito poucas, não há muito a mudar nesta receita, é assim que ela funciona bem e é deliciosa. Cá vai:
➤pode trocar as amêndoas da base por qualquer outro fruto seco oleaginoso, incluindo mais pistachos;
➤pode usar qualquer outro ingrediente adoçante, de preferência liquido ou em pó, evite os granulados.
Vão precisar de:
Base
- 120g de pistachios (peso com casca dura) + 1 mão cheia para a cobertura
- 80g de amêndoas
- 200g de tâmaras secas
- 130g de flocos de aveia (sem glúten se necessário)
- Raspas de 1 limão
- 1 colher de sopa de sumo de limão
Recheio
- 500g de queijo quark (usei Queijo Quark Queijos Santiago)
- 200g de queijo creme (usei Queijo fresco para barrar Queijos Santiago)
- 4 colheres de sopa de mel + 1 para a cobertura
- 4 colheres de sopa de stevia em pó ou xilitol (ou mais mel)
- 11 a 12g folhas de gelatina (6 a 7 folhas)
- 100ml de leite
- 50ml de sumo de limão (todo o restante sumo do limão que abri para a base)
- Untei e forrei a papel vegetal uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro.
- Coloquei os flocos de aveia no processador de alimentos e triturei em farinha. Adicionei as amêndoas, os pistachios descascados e voltei a triturar em farinha.
- Descarocei as tâmaras, parti-as em pequenos pedaços e adicionei. Voltei a triturar tudo até ficar um crumble que, apesar de solto, fica agregado ao apertar. Acrescentei uma colher de sumo de limão e as raspas. Pulsei o processador para misturar bem.
- Passei este "crumble" para a forma e pressionei no fundo. Reservei no frigorífico enquanto fiz o recheio.
Recheio
- Pus as folhas de gelatina a demolhar em água fria abundante por 3 minutos. Aqueci o leite num copo no micro-ondas, sem deixar ferver. Escorri as folhas de gelatina já hidratadas e inseri-as no leite quente (elas vão dissolver-se de imediato). Mexi com uma colher e deixei arrefecer um pouco, o tempo de preparar o creme de queijo.
- Numa tigela misturei (sem bater) os queijos, o mel, a stevia e o sumo de limão. Adicionei a gelatina dissolvida no leite, em fio e mexendo sempre para evitar grumos.
- Verti a mistura sobre a base. Reservei no frigorífico 4 horas.
- Desformei e decorei com pistachios picados, 1 colher de sopa de mel em fio e mais algumas raspas de limão.
1 Comentários
Nossa!!! Parabéns gostei bastante.
ResponderEliminar