"Ragu" de cogumelos (vegan)

 



Ragu é um molho à base de carne cozida, tradicionalmente utilizado no acompanhamento de massas na culinária italiana. O nome Ragu vem do francês ragoût, de ragoûter, que significa "despertar o gosto ou o apetite".

As variantes italianas mais conhecidas são a “napoletano”, diferentes carnes cozidas em lume médio durante horas, extrato de tomate, azeite, cebola, vinho tinto, água, acompanhado com “rigatoni” ou “fusilli” e queijo parmesão. A carne é servida separada; e a variante “bolognese” em que a carne é moída, picada ou desfiada com tomate, servido com “fettuccine” e “pappardelle”.

Eu fiz uma versão “mista” destas duas variantes, substituí a carne por cogumelos e acompanhei com Tagliatelle. Fica realmente uma delícia!







➤➤Tenho apenas uma única dica para esta receita, que, apesar de estar descrita na receita, eu gostava de salientar aqui na introdução. Os cogumelos têm tendência a largar um líquido escuro. Nada de mal, no entanto “mancha” (pinta) muitas vezes os nossos molhos, deixando-os sem graça. O tomate, as natas, o leite de coco, etc, que tantas vezes fazem parte dos molhos de cogumelos, ficam escuros e feios. Para evitar isso, eu prefiro cozinhar os cogumelos á parte, passar para um coador e deixar que todo aquele líquido escorra. Nesta receita é realmente importante.



Vão precisar de:

(serve 4 pessoas)

  • 800g de cogumelos
  • 1+1 colher de sopa de azeite
  • 1 cebola grande picada
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 lata de tomate em pedaços
  • 1 colher de sopa de vinagre
  • 1 colher de chá de tomilho, salsa seca, orégãos, pimentão doce (paprika)
  • 1 colher de sopa de amido de milho (maisena) (ou polvilho doce)
  • 200g de massa tagliatelle

Confeção:

  1.  Comecei por lavar, secar e cortar os cogumelos.
  2. Pus ao lume uma frigideira larga com uma colher de sopa de azeite, quando quente juntei os cogumelos, salteie em lume alto por 5min. Passei-os por um coador (é normal libertarem algum líquido que deve ser totalmente escorrido).
  3. Coloquei ao lume um tacho largo com a cebola e a outra colher de sopa de azeite. Quando bem quente adicionei o alho e salteie até ambos amolecerem.
  4. Juntei o tomate, a ervas aromáticas, temperei com sal e deixei cozinhar 5 minutos.
  5. Entretanto pus o tagliatelle a cozer de acordo com as instruções da embalagem.
  6. Dilui o amido de milho em 200ml de água e juntei ao tacho. Deixei ferver mais 2 minutos. Acrescentei os cogumelos bem escorridos ao tacho e misturei. Adicionei o tagliatelle escorrido e envolvi.
  7. Servi com cebolinho picado (opcionalmente podem servir com parmesão ralado).






0 Comentários