Não precisa de ser mestre de pastelaria, nem tão pouco ter aquele jeitinho para os doces que tantos têm, um descaroçador de maças é tudo que precisa para fazer este (ou qualquer outro) bolo recheado.
Então vamos lá ás dicas para esta receita.
➤Usei nesta receita farinha de espelta branca. Sei que é difícil de encontrar e cara. Na verdade não quis usar integral para garantir a cor amarela do bolo de limão tradicional. A quem não tenha farinha de espelta branca, sugiro que faça uma mistura de farinha integral (espelta ou aveia) com trigo sem fermento. Desta forma vai garantir o aspeto do seu bolo.
➤O puré de maça que aqui usei está a substituir a manteiga do bolo tradicional. Esta substituição tem um único objetivo, diminuir calorias, conseguido de duas formas: por um lado reduz as calorias da manteiga de forma direta, já que o retirei na totalidade adicionando apenas 2 colheres de sopa de azeite como gordura; por outro lado, ao usar maça, vou conseguir reduzir na quantidade de ingrediente adoçante necessário para adoçar o bolo. Não tenho substituição para este ingrediente, toda a receita teria de ser revista.
➤Para adoçar este bolo usei stevia com erythritol e açúcar de coco. Fiz uma mistura destes dos tipos de ingrediente adoçante. Podem usar outros, no entanto, devem usar ingredientes adoçantes secos. Por exemplo: xilitol, stevia, açúcar de coco, mascavado, etc.
➤O amido de milho, maisena, pode ser trocado por polvilho doce ou farinha de araruta. É muito importante que o misturem bem na farinha, assim como o fermento. Portanto, a mistura dos secos é muito importante nesta receita.
➤Se são daqueles que gostam mesmo muito do aroma de limão podem "exagerar" na raspa, não alterem a quantidade de sumo!
➤Quanto à confeção, a primeira dica vai para o puré de maça. Como vos disse em cima, o puré de maça está a substituir a manteiga no bolo tradicional. Ora, o que é que nós fazemos nesse bolo? Derretemos a manteiga e batemos quente com o açúcar. Então temos de fazer o mesmo com o puré de maça. A maça vem do micro-ondas cozida, trituramos e passamos logo para a tigela com o ingrediente adoçante e batemos.
➤Outra parte importante, neste e noutros bolos que usam este método, é bater bem os ovos. Não tenham pressa, deem bastante "ar" na massa batendo por 3 a 5 minutos os ovos.
➤A mistura dos secos deve ser sempre envolvida suavemente para que o bolo não perca "ar".
➤Agora falta a falar-vos da parte do recheio. Super simples de fazer. Bolo pronto e arrefecido. Lemon curd, receita que podem ver carregando AQUI, também pronto e arrefecido.
➣(Fotos no fim da descrição da confeção) Com o descaroçador de maça tiram uma primeira abertura nas duas pontas do bolo. Uma abertura pequena que vai servir para depois tapar. Reservam esse pedaço. Depois inserem o descaroçador até ao centro do bolo. Fazem isso dos dois lados. Nessa altura coloquem o bolo ao alto e vejam se conseguem ver dum lado para o outro, como se fosse um túnel. É provável que não consigam, ficam migalhas de bolo a interromper a passagem. Com uma faca "limpem" todo o buraco que fizeram.
➣ Passam agora ao momento de rechear. Eu tenho feito com o saco de pasteleiro, mas não é obrigatório. Uma pequena colher pode resultar bem. Primeiro preenchem dum dos lados e tapam com o pedaço de bolo reservado. Depois viram o bolo ao contrario e preenchem o restante. Sejam pacientes e esperem que o creme escorre bem e ocupe todo o espaço. Se o virarem ao alto vão ver que ele vai escorrendo lentamente e vai havendo espaço para para um pouco de creme.
Vão precisar de:
(Ver as dicas na introdução para substituição de ingredientes)
Bolo
- 1 maça media/ grande (180 a 200g)
- 10 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram no estado seco (fiz uma mistura de stevia com erythritol e açúcar de coco)
- 1 limão (raspa e sumo-60ml)
- 2 colheres de sopa de azeite
- 4 ovos L
- 220g de farinha de espelta branca
- 30g de amido de milho (maisena)
- 1 colher de chá de fermento
- pitada de sal
- Receita do "lemon curd" carregar AQUI (2 ovos + sumo de 1 limão + 3 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram)
Confeção:
- Pus o forno a aquecer a 160ºC com ventilação ligada. Não precisei de untar forma, usei de silicone; se usarem tradicional, terão de untar.
- Descasquei a maça, parti em pedaços, coloquei num copo alto, tapei com pelicula aderente e levei ao micro-ondas 3 minutos. Retirei e triturei em puré com a varinha magica.
- Passei para uma tigela, adicionei o ingrediente adoçante e bati com a batedeira elétrica por 2 minutos. Juntei a raspa e o sumo dum limão, o azeite e voltei a bater 1 minuto.
- Adicionei os ovos, um a um, batendo sempre 2 minutos entre cada adição. Retirei a batedeira.
- Numa outra tigela misturei bem a farinha, o amido, o fermento e o sal. Envolvi suavemente a mistura de secos na de ovos.
- Verti na forma e levei a forno 25 minutos.
- Enquanto o bolo esteve no forno, preparei o lemon curd.
- Retirei o bolo do forno e deixei arrefecer antes de deformar, assim como o lemon curd também esteve a arrefecer.
- Para fazer o recheio, com um descaroçador de maças retirei uma primeira pequena porção de bolo de cada uma das pontas e reservei (esta pequena porção serve para tapar a abertura e não deixar o creme escorrer).
- Voltei a colocar o descaroçador de maças na abertura e inseri-o até ao centro do bolo. Fiz o mesmo do outro lado. Virei o bolo ao alto para verificar se estava toda a abertura "limpa". Não estava, havia migalhas a tapar. Com uma faca retirei.
- Coloquei o lemo curd num saco de pasteleiro e inseri alguma quantidade num dos lados. tapei com o pedaço de bolo reservado. Virei o bolo ao contraio e preenchi cuidadosamente toda a abertura com o creme. Tapei com o outro pedaço de bolo reservado.
- Decorei com rodelas de limão.
Tão simples, tão bom...
0 Comentários