Conhecidas por "German crescent cookies", como diz o nome originarias da Alemanha, são feitas à base de farinha e manteiga, não levam fermento, e podem ser enriquecidas com farinha de frutos secos como eu fiz aqui.
Na verdade não foram só de frutos secos que eu acrescentei na receita tradicional, também adicionei um ovo, com o objetivo de diminuir a quantidade de gordura.
Dicas para esta receita:
➤ A farinha de espelta pode ser trocada por qualquer outra farinha ao vosso gosto, á exceção da de coco que, pela especial capacidade de absorver liquido, as quantidades variam muito.
Como é que vão chegar ao ponto certo de consistência de massa usando uma farinha diferente da minha?
É muito simples. Quando estiverem a amassar tem de obter uma bola de massa maleável. Se a vossa massa estiver muito seca, molhem as vossas mãos em água e vão amassando, uma, duas, três vezes, o necessário para a massa ficar maleável. Se, por outro lado, a massa estiver muito mole, acrescentem farinha exatamente da mesma forma, na vossa mão e a amassar até obterem a massa pretendida.
➤E pode ser usada farinha sem glúten? Sim, pode ser usada farinha sem glúten, embora vá alterar a textura final. Recomendo farinha de mandioca, mix sem glúten para pães e bolos, farinha de grão de bico. Em qualquer uma das opções sem glúten, aconselho aumentar a quantidade de farinha de amêndoa para 80 a 100g, retirando o peso a mais na outra farinha.
➤O óleo de coco pode ser trocado por azeite ou manteiga. Porque é que usei óleo de coco se até sou tão fã do uso de azeite? Pelo aroma que fica nas bolachas. Claro que também as torna mais crocantes que o azeite, faz o mesmo papel da manteiga, mas, lá está, o sabor é diferente.
A farinha de amêndoa pode ser amêndoa moída em farinha. Podem usar qualquer fruto seco oleaginosos moído em farinha. Por exemplo, nozes, cajus, nos pecan.
➤O ovo pode ser trocado por ovo vegetal , "ovo de linhaça" ou ovo de chia". Para fazer estas opções, coloquem 1 colher de sopa de farinha de linhaça/ sementes de chia num copo com 3 colheres de sopa de água. Mexem bem por 1 minuto e reservem 5 minutos. Vai-se formar uma espécie de gelatina. Esse é o vosso ovo vegetal.
➤Também podem usar o ingrediente adoçante que preferirem, incluindo pasta de tâmaras. A quantidade a usar será sempre a mesma, 8 colheres de sopa. No caso de escolherem um ingrediente adoçante no estado liquido é provável que a vossa massa fique mais mole que o desejado. O que devem fazer é adicionar logo no inicio mais 2 colheres de sopa de farinha e depois, caso seja necessário, ajustar a textura da massa conforme já expliquei em cima.
➤Usei nestas bolachas alguns dos meus produtos favoritos da Origens Bio. No site da marca encontram muitos produtos em embalagens familiar que ficam mais baratos. Para além disso, podem usar o código PANELINHA10 para obter 10% de desconto em toda a loja.
Vão precisar de:
(rende 14 bolachas)
(Ver nas dicas da introdução sugestões para trocar os ingredientes)
- 160g de farinha de espelta integral (usei ESTA da Origens Bio. formato económico- código PANELINHA10 dá 10% de desconto em toda a loja online)
- 50g de farinha de amêndoa (usei ESTA da Origens Bio. formato económico)
- 8 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei 4 de açúcar de coco e 4 de xilitol)
- 50g de óleo de coco (usei ESTE da Origens Bio. formato económico)
- 1 ovo
Confeção:
- Coloquei o óleo de coco a derreter no micro-ondas por alguns segundos.
- Numa tigela misturei bem todos os ingredientes secos. Adicionei o ovo e o óleo de coco. Amassei bem com as mãos até formar uma bola de massa maleável. Reservei no frigorifico 10 minutos.
- Pus o forno a aquecer a 170ªC. Forrei um tabuleiro com papel vegetal.
- Moldei a bola de massa em rolo. Cortei-o em 14 pedaços. Amassei cada pedaço e rolei em pequenos rolos. Dei-lhes o formato de meia lua. Coloquei no tabuleiro.
- Levei ao forno 18 minutos.
- Para decorar polvilhei com uma colher de sopa de maisena misturada numa de xilitol.
0 Comentários