É uma das variantes de pão que mais gosto e dizem que a minha tem um sabor melhor que qualquer uma! Não é por ser feita com farinha 100% integral; também não é por ser fofa sem excesso de azeite; não é com certeza pela decoração, essa para meu gosto tem de ser com azeitonas, é tão simplesmente o tempero!!!!
O tempero faz toda a diferença e o alho tem de estar lá!!!
Já não fazia á alguns meses, a ultima vez que tinha feito tinha vistas cá em casa, coisa que não tem acontecido nos últimos tempos por conta do covid-19. Nesse jantar de amigos, só casais, foi a primeira coisa a desaparecer e a mais elogiada (desculpem, foi a mais elogiada depois da torta de espinafres recheada de requeijão e salmão fumado, ahahah).
Para que a receita corra sempre bem, usem farinha de espelta integral como eu outra, por exemplo trigo integral, eu uso a técnica de colocar água quente aos poucos e conforme a massa me for pedindo até estar na textura ideal. Primeiro ativo o fermento em metade da água quente e a restante vai depois de entrar o azeite. Desta forma, use-se que farinha usar, fica sempre bem.
A temperatura da água é muito importante aqui para o correto crescimento da massa, que é o mesmo que dizer, o fermento ficar perfeitamente ativo. Deve estar entre os 40 e os 43ªC quando é para ativar o fermento e a restante deve estar entre os 43 e os 45ªC.
Sejam criativos, façam as decorações mais arrojadas que se lembrem. Como já disse eu adoro com azeitonas, os meus filhos gostam com tomate cereja ou simples, só com alecrim, daí esta estar assim.
Vão precisar de:
- 300g de farinha de espelta integral
- 5,5g de fermento seco padeiro (usei 1 saqueta de fermento seco padeiro Royal )
- 3 + 1 e 1/2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de alho em pó (ou 2 dente de alho picadinho)
- alecrim e tomilho frescos
- tomate cereja ou azeitonas q.b.
Confeção:
(vídeo de confeção no fim)
- Comecei por ativar o fermento. Numa pequena tigela aqueci 150ml de água a 43ºc. Adicionei o fermento e 1 colher de sopa de azeite. Misturei e tapei. Deixei ativar 5 minutos.
- Numa tigela maior misturei a farinha com o sal e metade do alho. Adicionei o fermento ativo, 2 colheres de sopa de azeite e amassei. Aos poucos, conforme a massa foi "pedindo", fui acrescentando mais água quente, esta a 45ºC, e amassando até estar macia, densa, mas não rija (se tentarem formar uma bola ela vai descair).
- Untei a tigela com mais um pouco de azeite (1/2 colher de sopa), tapei com um pano e deixei levedar 1 hora (vai triplicar de volume).
- Ao fim dessa hora "dobrei" a massa puxando para o centro os lados. Voltei a tapar e deixei levedar mais 30 minutos.
- Untei um tabuleiro com 1/2 colher de sopa de azeite. Passei a massa para lá e estiquei com os dedos criando cavidades.
- Numa tigelinha misturei 1/2 colher de sopa de azeite, o restante alho, folhas de alecrim e de tomilho. Parti os tomates cereja ao meio.
- Espalhei os tomates pela massa e pincelei com a mistura de azeite, alho e ervas. Tapei novamente e deixei descansar enquanto o foro aqueceu a 190ºC.
- Levei ao forno 25 minutos.
Bom apetite!
0 Comentários