Gratinados são uma das grandes perdições cá de casa. Legumes, queijo e molhos cremosos à base de queijo fazem combinações que nos dão imenso prazer a comer. Não, nada tem que ver com o facto de serem ou não "low carb", e mesmo por uma questão de gosto e, do que a mim diz respeito, praticidade. Sou quem cozinha cá em casa, todas as refeições (!) e por isso tenho uma certa necessidade de fazer este tipo de pratos que não requer grandes cuidados, tempo ou atenção da minha parte.
Este não é apenas mais um já que lhe juntei o maravilhoso queijo cremoso da Palhais / Saloio. Que sabor incrível tem este queijo original e derretido num queijo cremoso é verdadeiramente divinal!
Aproveitei para fazer a combinação que mais adoro, não só pelo sabor, mas também pelo valor nutricional (leia-se grande percentagem de proteína) e juntei um requeijão de cabra também da Palhais / Saloio, magro e rico em proteína.
Vale a pena experimentar!
Vão precisar de:
(serve 3 a 4 pessoas)
- 1 pé de brócolos medio
- 1/2 couve flor média
- 1/2 molho de espargos (opcional)
- 1 requeijão de cabra Palhais de 170g
- 1 caixa de queijo cremoso Palhais de 125g
- 6 colheres de sopa de iogurte grego
- 1 colher de chá de: alho em pó, salsa seca, orégãos, manjericão e tomilho
- queijo ralado para gratinar (60 a 80g)
Confeção:
- Escaldei os espargos colocando-os em água fervente por 8 minutos.
- Cozi os brócolos e a couve flor por 6 minutos (apenas para ficarem tenros, não desfeitos).
- Pus o forno a aquecer a 200ºC com ventilação ligada. Untei uma assadeira.
- Numa tigela misturei o requeijão, o queijo cremoso, o iogurte, as ervas aromáticas e o alho até estar bem cremoso.
- Escorri os legumes, parti o pé dos espargos em rodelas reservando a ponta para a decoração e misturei bem no creme de queijo e requeijão. Verti na assadeira, decorei com as pontas dos espargos, polvilhei com o queijo ralado e levei ao forno a gratinar cerca de meia hora.
Bom apetite!
0 Comentários