Almondegas de lentilhas em molho de tomate (vegetariano; opção vegan)

 

Estas almondegas de lentilhas são deliciosas, ficam prontas em meia hora. Um prato vegetariano que está bem nas marmitas, almoço ou jantar, e até as crianças vão gostar!

Dicas para esta receita:

⇒O ovo que usei pode ser trocado por ovo de linhaça e assim fazer as almôndegas veganas.

⇒O pão ralado pode ser trocado por mais flocos de aveia ou vive versa.

⇒É muito importante que as lentilhas estejam bem escorridas num passador/ coador. Lentilhas com água vão obrigar a usar mais pão ralado/ flocos de aveia para obter a consistência necessária.

⇒Em relação aos temperos, eles são muito importantes, não pelo facto de querermos atingir o sabor da carne, mas porque queremos que fiquem saborosas. Neste sentido, não tenham medo de usar e abusar das ervas aromáticas, alho, condimentos como o pimentão doce. Se gostarem acrescentem uma pitada de cominhos moídos. Ainda sobre os temperos, podem trocas o molho de soja por mostarda Dijon ou até usar as coisas, ficam ainda melhores.

⇒Podem fazer as vossas almondegas no forno, no entanto, eu acho completamente desnecessário ligar o forno para um situação destas. Basta untar uma frigideira antiaderente com azeite, ter o lume medio, e elas ficam perfeitas. Não é necessário muito azeite, 1/2 colher de sopa chega, só não podem é ter o lume muito alto, claro. É certo que aqui na introdução ainda não viram a receita, mas eu vou alertar para o facto de não ter adicionado qualquer gordura na elaboração da massa, logo, 1/2 colher de sopa de azeite para as cozinhar numa frigideira é perfeitamente aceitável.

⇒Escolhi o meu tradicional molho de tomate para as acompanhar.  Tenho sempre feito, guardo num frasco no frigorifico. Dura cerca de 10 dias assim conservado. Podem optar por qualquer outro molho á vossa escolha. Por exemplo, um molho de caril ao estilo frango de caril fica maravilhoso, assim como molho ao estilo strogonoff.


Vão precisar de: 

(serve cerca de 30)

  • 200g de lentilhas secas (ou 500g de lentilhas cozidas e escorridas)
  • 1 cebola média (usei cebola roxa)
  • 1 ovo (ou ovo de linhaça para versão vegan)
  • 50g de flocos de aveia
  • 75g de pão ralado (ou mais aveia)
  • 2 colheres de sopa de polpa de tomate sem corantes nem açúcar adicionado
  • 2 dentes de alho partidos (ou 1 colher de chá de alho em pó)
  • 1/4 de molho de salsa fresca ( ou 2 colheres de chá de salsa seca)
  • 1 colher de sopa de molho de soja
  • 1 colher de sopa de mostarda Dijon (opcional)
  • 1 colher de chá de pimentão doce
  • 2 colheres de chá de orégãos secos
  • sal
  • 1/2 colher de sopa de azeite para saltear
Para o molho de tomate ver a minha receita caseira, fácil e sem açúcar carregando AQUI

Confeção:

(Já tinha o molho de tomate feito; caso não tenham, comecem por prepara-lo)

  1. Demolhei as lentilhas por 1 hora (este passo é opcional, no entanto, importante porque diminui o tempo de cozedura das lentilhas).
  2. Cozi as lentilhas em água abundante por 10 minutos. Escorri bem num coador.
  3. Passei as lentilhas para o processador de alimentos e adicionei a cebola partida grosseiramente, o alho também partido grosseiramente, a salso só com os pés cortados, e todos os outros ingredientes á exceção do azeite. Triturei até formar uma pasta densa e que não cola ás mãos, em tudo idêntica ao preparado de carne para almondegas.
  4. Nas minhas mãos fiz bolas com a massa obtida.
  5. Pus ao lume uma frigideira larga antiaderente untada com metade do azeite, lume medio. Quando quente, adicionei metade das almondegas e deixei cozinhar cerca de 10 minutos, virando-as ocasionalmente. Reservei e repeti o processo com as restantes almondegas.
  6. Pus o molho de tomate numa frigideira larga e deixei que levantasse fervura. Adicionei as almondegas, envolvi e desliguei o lume.



Bom apetite!

0 Comentários