Bombons recheados (vegan; sem açúcar; baixo índice glicémico; apenas 2 ingredientes; saudável)



Só têm 2 ingredientes obrigatórios e nenhum deles é açúcar se optar por um chocolate sem açúcar como eu fiz.
Para fazer os seus bombons sortidos, eu dou-lhe algumas ideias do que pode acrescentar a esta "base" de bombom que, digo desde já, não precisa de mais nada para ser deliciosa! Dos muitos recheios que fiz diferentes, em 3 dias consecutivos em que andei a experimentar esta receita, os mais simples, só com chocolate e tâmaras, são os meus preferidos.



Na ultima frase já disse quais são os ingredientes obrigatórios, é então um bom chocolate preto com, no mínimo, 70% cacau e sem açúcar se assim desejarem, e tâmaras! 
Ora, não foram umas tâmaras quaisquer que escolhi para fazer estes bombons! Porque um bombom fino requer os melhores ingredientes, eu usei tâmaras Medjool biológicas da Origens Bio!



E agora estão muitos a pensar: "mas as tâmaras Medjool são tão caras!" De facto são, por isso é que vale a pena comprar quando é para fazer algo especial e que vale mesmo a pena. Uma caixa de 200g de tâmaras Medjool e 160g de chocolate fazem 30 bombons. Agora faça as contas a quanto custa uma caixa de bombons finos com este numero? Muito mais que aquilo que vai gastar nesta receita e estes são sem açúcar!

Imagine os familiares e amigos a quem pode oferecer pelo natal uma caixa destes bombons?! Imagine os mais idosos já com problemas de saúde que não podem comer açúcar e/ ou precisam de doces de baixo índice glicémico; as crianças pequenas que não devem ser habituadas aos doces convencionais; aquela amiga que está de deita e açúcar nem vê-lo; ou aquela colega que por acaso até faz uma alimentação vegana e tem sempre dificuldade em dar-lhe o presente ideal. Se pensar bem, não fica caro e vai valer a pena fazer alguns dos nossos entes mais queridos felizes com um simples bombom.




Dicas:
⇒Coloque o chocolate a derreter sem adicionar nada, nem manteiga, nem óleo de coco, nem azeite, nada mesmo. Qualquer um destes ingredientes vai tornar o chocolate derretido mais liquido e isso prejudica o momento de preencher os lados das forminhas, pois vai escorregar mais.

⇒Depois do chocolate derretido, passe ao creme de tâmaras. Nesta altura retire o chocolate debaixo da água quente. A ideia é que ele esteja menos liquido, mais cremoso, no momento de colocar nas formas e, desta forma, agarrar mais facilmente aos lados.

⇒Não preencha demasiado cada forma com recheio, deixe uma folga. Preencher demasiado vai dificultar o processo final de "tapar" o bombom e vai torna-los feios e imperfeitos.

⇒Se usar como ingrediente opcional a ideia que lhe vou dar abaixo de compota de fruta, não a deixe em contacto como chocolate, ela tem liquido e isso também vai prejudicar a perfeição do bombom. Coloque apenas "algumas gotas" no meio do creme.

⇒Comprei esta forma de silicone numa loja de produtos chineses. O preço é muito acessível, 2€. Caso não tenham ou não encontrem, podem usar forminhas de mini muffin ou de papel.


Vão precisar de (para 15 bombons):
Ideias para fazer os bombons sortidos:
  • cacau em pó puro para sabor a chocolate
  • frutos secos como: avelas, amêndoas, passas, arandos, etc
  • manteiga de amendoim
  • cerejas descaroçadas
  • compota de fruta
Confeção:
  1. Coloquei o chocolate a derreter em banho maria.
  2. Preparei o recheio. Descarocei as tâmaras, coloquei num copo alto, adicionei 40ml de água quente (cerca de 1 e 1/2 colher de sopa) e triturei com a varinha mágica até ter uma pasta macia.
  3. Retirei o chocolate derretido debaixo da água quente para que fique menos liquido e comece a ganhar alguma consistência. Coloquei cerca de 1 colher de café de chocolate derretido em cada forma e espalhei até aos lados, cuidadosamente para que não fiquem espaços sem chocolate. Levei ao frigorifico 2 minutos. Retirei e retifiquei os lados de todas as forminhas de forma a corrigir qualquer espaço que tenha ficado sem chocolate. Levei novamente ao frigorifico 15 minutos (até estar completamente firme). Voltei a colocar o chocolate debaixo da água quente.
  4. Retirei a forma do frigorifico e preenchi cada forminha com o recheio preparado, deixando sempre alguma folga (não encher). 
  5. Nota: Para fazer recheio de creme de cacau adicionar 2 colheres de chá de cacau em pó a metade do creme de tâmaras. Para fazer sortido, colocar no meio do creme uma avelã, ou uma amêndoa, ou 1/8 de colher de café de manteiga de amendoim, ou a mesma quantidade de compota de framboesa e chia.
  6. Tapei as forminhas com o restante chocolate (não se devem preocupar com o facto do chocolate que vai tapar o recheio sair fora da forma, no fim de frio esse chocolate é cortado e o bombom fica perfeito).
  7. Levei novamente ao frigorifico 1 hora até estar completamente firme.
  8. Desformei e cortei as imperfeições do bombom.


Tão simples, tão bom!

2 Comentários