Ovos rotos com cenoura assada e tomate seco (vegetariano; lowcarb)


Dá para perceber que na foto o ovo ainda não está "roto", cá em casa cada um faz isso no seu prato, portanto, a foto foi mesmo com o ovo inteiro depois de estrelar.

Tradicionalmente este prato é feito com batata frita e presunto ou chouriço. Eu faço uma versão mais leve, diria "lowcarb" e também vegetariana.

Começo por trocar a batata por cenoura, depois o presunto por tomate seco. Caro que vou inventando sempre qualquer coisa. Por exemplo, na prato que vêm na foto, assei cenoura, cebola e pimento; a seguir vou colocar uma foto de confeção de um outro dia em que assei também batata doce.

Mais importante que os legumes que vão assar, é o tempero. Um fio de azeite e depois ervas aromáticas a gosto, eu usei erva Provence, orégãos, tomilho e salsa. Não pode faltar alho em pó e também coloquei cebola em pó.

O tomate seco é opcional, é um produto caro, eu nem sempre tenho em casa. Por curiosidade, compro nos supermercados Auchan, na zona de compras avulso (a pesar por nós).


Eu não tenho muito jeito para os ovos estrelados, é a minha maior nodoa negra na cozinha, prefiro fazer as versões de ovo poché no micro-ondas que podem ver carregando AQUI. Hoje, e porque ia fotografar, lá fiz um ovo estrelado tradicional. Uma frigideira antiaderente untada com azeite, quando quente coloco o ovo, tapo, e desligo quase de imediato, porque a minha frigideira, assim como as placas de vitrocerâmica, mantem o calor por muito tempo, o suficiente para a clara do ovo cozer.

Vão precisar de:(receita por pessoas/ dose)

  • 1 cenoura grande 
  • 1/2 cebola (opcional)
  • 1/4 de pimento vermelho (opcional)
  • 1 + 1/2 colher de sopa de azeite
  • Tempero com: erva Provence, salsa seco, tomilho seco, orégãos, alho em pó e cebola em pó q.b.
  • 2 tomate seco
  • 1 ovo

Confeção:

  1. Coloco o forno a aquecer a 200ºC. Forro o tabuleiro do forno com papel vegetal.
  2. Descasco e parto a cenoura em palitos. Coloco em cima do papel vegetal, rego com 1 colher de sopa de azeite, tempero com as ervas secas e misturo bem=> esta é a forma mais básica. Outras vezes ponho outros legumes a assar junto com as cenouras, nomeadamente, cebola partida em gomos e pimento vermelho partido em pequenas tiras (foto na introdução).
  3. Levo ao forno a assar 30 minutos.
  4. Estrelo o ovo numa frigideira antiaderente untada com azeite, ou faço ovo poche no microondas, receita que podem ver carregando aqui.
  5. Sirvo o ovo em cima da cenoura assada, o tomate seco partido em pedaços e cada um "rompe" o ovo no seu prato.

Bom apetite!

0 Comentários