Cheesecake de abóbora (saudável; fit; opção sem glúten)

 


É só mais um cheesecake! Ou talvez não, talvez seja aquele cheesecake!

Já não é novidade para ninguém que sou completamente fã de cheesecake. É uma das minhas sobremesas preferidas, seja neste formato assado, seja no formato semifrio, sem forno. Este sabor a abóbora também não é novidade por aqui, já fiz em min cheesecakes de abobora, receita que podem ver carregando AQUI. Ficaram deliciosos! Fiz em ramequins, portanto bem pequeninos, ficaram super fofinhos. Vou deixar uma foto para verem.

Então desta vez fiz um grande e no forno. Curiosamente a receita até nem é muito diferente, salvo as adaptações obvias para fazer no forno.



Uma novidade foi o caramelo que coloquei em por cima. É a receita de caramelo que faço habitualmente e que partilhei recentemente no bolo de aniversario da minha filha. Fica lindamente com o leve sabor a abóbora do bolo.

Este caramelo tem açúcar e claro que é calórico! Apesar de ser opcional, se o fizerem não é para colocar tudo em cima do cheesecake, é só um bocadinho e guarda-se no frigorifico para outra utilização ao longo dos dias. É o que eu faço. Uma colherinha de chá por cima do iogurte ou das papas, etc, vai animar o dia😉

Como tenho andado a exagerar nas sobremesas (é verdade, eu também saio da "linha" de vez em quando, ahahah), este bolo foi especialmente cuidado no que diz respeito aos ingredientes escolhidos. Então, reduzi no queijo creme e aumentei no queijo quark, aumentei nos ovos e diminuí no amido.




Para adoçar a base fiz o habitual, tâmaras. No recheio usei a estratégia da mistura de ingredientes adoçantes de forma a não prejudicar o sabor. Então, em vez de metade agave/ mel e metade xilitol/ stevia, fiz com 25% de agave/ mel e os restantes 75% dividi por xilitol e stevia. E porquê toda esta mistura? A stevia é fantástica, no entanto, deixa aquele gostinho especial que não agrada a todos; o xilitol é ótimo, mas caríssimo; a agave ou o mel são muito bons, combinam maravilhosamente com a abobora, mas, já se sabe, são calóricos. "Divide-se o mal pelas aldeias" e o bolo sai perfeito para todas as bocas, ahahah




Vão precisar de:

Base

  • 100g de flocos de aveia (sem glúten se necessário)
  • 80g de miolo de nozes
  • 100g de tâmaras secas

Recheio

  • 750g de abobora (pesada com casca sem sementes) (250g de puré de abóbora)
  • 150g (1 embalagem) de Queijo fresco para barrar Queijos Santiago
  • 400g Queijo quark Queijos Santiago
  • 4 ovos
  • 2  colheres de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
  • 10 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei 3 de agave e 7 de xilitol)
  • 1 colher de sobremesa de canela

Cobertura de caramelo (receita carregar👉 AQUI

Confeção:

  1. Comecei por preparar o puré de abóbora. Retirei a casca, parti em cubos, coloquei num tigela, tapei com pelicula aderente, fiz uns furinhos na pelicula e levei ao micro-ondas 10 minutos. Passei para um coador e deixei arrefecer um pouco (vai escorrer alguma água).
  2. Voltei a colocar na tigela, triturei com a varinha mágica em puré e passei novamente para o coador/ passador durante meia hora, mexendo frequentemente para que saia o excesso de água e fique na consistência de puré (no final devem ter 200 a 250g de puré de abóbora).

Base

  1. Pus o forno a aquecer a 160ºC. Untei e forrei a papel vegetal uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro.
  2. Coloquei os flocos de aveia no processador de alimentos e triturei em farinha. Adicionei as nozes e voltei a triturar em farinha.
  3. Descarocei as tâmaras, parti em pequenos pedaços e adicionei ao processador. Triturei até formar um crumble. Acrescentei 1 colher de sopa de água para formar uma massa solta, mas que fica compacta ao apertar.
  4. Pressionei a massa no fundo da forma e levei ao forno 12 minutos. (neste tempo preparei o recheio)

Recheio

  1. Numa tigela misturei o puré de abobora com todos os outros ingredientes até estar homogéneo (não devem usar batedeira pois vai formar bolhas de ar).
  2. Verti o creme obtido sobre a base pré-assada e levei ao forno 75min (espetar um palito ao meio e ver se está firme), ventilação do forno ligada e tapado com folha de alumínio para não dourar demasiado (retirei a folha de alumínio ao fim de 60min).
  3. Desliguei o forno e deixei o bolo lá dentro 30 minutos com a porta entreaberta.
  4. Retirei do forno e deixei arrefecer completamente antes de desformar.
  5. Servi com caramelo.





Tão bom...




0 Comentários