Mousse de chocolate saudável e vegan só com 2 ingredientes (bebida vegetal ou leite e chocolate)

 


Muito rapidamente vou explicar-vos em que consta esta mousse de chocolate, fofa, macia e que pode ser sem açúcar se escolherem um chocolate com essa mesma característica, sem açúcar.

A ideia é introduzir "ar" no leite ou bebida vegetal de forma a formar "bolinhas" internas, faze-lo crescer um pouco. No fundo é fazer a desnaturação da proteína por ação mecânica. Queremos obter o efeito de claras ou aquafaba batida em castelo (espuma), mas com leite ou bebida vegetal (que fica numa forma muito reduzida em relação a estas duas versões).


Como fazer isto então?

Muito simples. Basta colocar a bebida vegetal ou leite num liquidificador ou copo alto com varinha magica e triturar durante alguns minutos, 3 a 5 minutos.

Durante este tempo colocamos o chocolate a derreter em banho maria, juntamo-lo ao leite batido, voltamos a triturar mais 2 minutos para que fique bem homogéneo e está pronto.

Eu já fiz isto varias vezes, nós cá em casa adoramos mousse de chocolate e eu ando sempre atrás de novas experiências para conseguir mousses boas e práticas.

Vou então contar-vos as minhas experiências e o que para o meu gosto funciona melhor.

=>Já fiz com leite e com bebida vegetal de aveia, de soja e de amêndoa. 

=>O leite faz mais bolinhas de ar, resultando numa mousse mais fofa, no entanto, tem um senão. Como uso chocolate sem açúcar preciso sempre de usar 2 colheres de sopa de xilitol (ou outro ingrediente adoçante) para ficar boa ao paladar.

=> As bebidas vegetais que usei funcionaram todas da mesma forma, fazem menos bolinhas de ar visíveis, no entanto, o resultado final é o que vêm nas fotos, uma mousse bem fofa. 

Em relação ao "senão" que tem o leite, a bebida vegetal de amêndoa é a que reduz mais este problema, já que resulta duma fruta ( a amêndoa), logo, já é adocicada e não necessitamos de adoçar mais mesmo com chocolate sem açúcar.

=> Já fiz com 500ml de leite/ bebida vegetal e 200g de chocolate. Enrijece o suficiente, fica mais leve, menos intensa. Eu prefiro esta versão da foto com 400ml de bebida vegetal e 200g de chocolate.

Também já fiz com menos leite, 350ml. Na minha opinião fica demasiado intensa, mais parece uma cobertura dum bolo.

=> Um pormenor muitíssimo importante: estas quantidades, ou seja, esta receita, é para um chocolate de boa qualidade, 70% cacau.

O que é que acontece se usarem um chocolate com menos percentagem de cacau? 

Vão ter de diminuir a quantidade de leite/ bebida vegetal, logo, terão menos quantidade final de sobremesa, o que quer dizer que não compensa comprar um chocolate mais barato, já que vão ter menos produto final. Isto é uma realidade para quase todas as sobremesas com chocolate.

Da mesma forma que têm de diminuir a quantidade de leite para um chocolate com menos cacau, também têm de aumentar se o vosso chocolate tiver mais cacau. Neste caso podem usar, sem medos, 500ml de leite ou bebida vegetal.

  >>>>Por exemplo, se usarem o chocolate dos supermercados Lidl de 75% cacau, a quantidade de leite ou bebida vegetal já deve ser 500ml. Estou a referir-me a este chocolate, porque sei que é muito usado por todos na culinária. Eu própria já fiz esta mousse com esse chocolate.

Hoje em dia já se encontra nos supermercados chocolate com 70% cacau a um preço acessível. Eu tenho comprado nos supermercados Mercadona um chocolate para derreter sem açúcar, 70% cacau, muito económico.

=>IMPORTANTÍSSIMO É TRITURAR A BEBIDA VEGETAL/ LEITE PELO MENOS 3 MINUTOS. O IDEAL É 5 MINUTOS NO LIQUIDIFICADOR. 

Vão precisar de:

(serve 4 taças)

  • 400ml de bebida vegetal ou leite
  • 200g de chocolate 70% cacau

Confeção:

  1. Coloco o chocolate a derreter em banho maria. 
  2. Enquanto o chocolate derrete, ponho o leite na liquidificadora e trituro 4 a 5 minutos (a intenção é introduzir "ar" no leite até fazer bolinhas) (se não tiver um liquidificador, coloque num copo alto e triture com a varinha magica).
  3. Adiciono o chocolate derretido e volto a triturar mais 2 minutos até estar bem homogéneo (Nota: Nesta altura devem provar a vossa mousse. Se usarem um chocolate amargo ou sem açúcar e leite irão precisar de ajustar a doçura da mousse. Podem usar xilitol, stevia, agave, mel, etc, na quantidade de 2 colheres de sopa).
  4. Verto nas taças e levo ao frigorifico por 4 horas.



Tão simples, tão bom...

3 Comentários

  1. Vou experimentar hoje, deve ser deliciosa. Obrigada pela partilha e muitos parabéns pelas receitas maravilhosas

    ResponderEliminar
  2. Fiz e nao deu certo. No frigorifico nunca endureceu e no congelador ficou cristalizado, como gelo. O que posso ter feito errado? :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Paula, como está?

      Algumas pessoas disseram que não conseguiram, porque não usaram um liquificador, usaram outro tipo de aparelhos que não conseguiram colocar o leite em espuma.
      O chocolate a usar tem de ter, no mínimo, 70% cacau.
      Paula, leu a introdução? Leu as dicas que coloquei antes da receita?

      Eliminar