Almofadinhas de legumes e queijo curado feito com massa filo (vegetariano)


Adoro isto!!! Se pudesse comia 3 ou 4 duma só vez, ahahah. 

Levei esta receita a um workshop sobre ideias para as festas de aniversario. Foi um sucesso! O que hoje trago de novo é o queijo que usei. Não há duvida, subiu muitos patamares na escala do sabor, um bom queijo, bem apaladado, faz toda a diferença! 

É certo que não vêm na foto o queijo, ou talvez o habitual efeito do queijo derretido, isso é porque eu não pus muito e também pelo acaso do local onde parti para vos mostrar o interior. Sei que devia ter partido outro, ou partido mais ou meio, entendi que não devia estar a "estragar" mais só para tirar fotos, a comida que faço e vos mostro é a que sirvo á mesa.

Que queijo é este que falo?

É um queijo de mistura de leites, ovelha, cabra e vaca, que se comporta como um feta em termos de confeção e textura, tem um sabor incrível e uma enorme vantagem em relação aos feta, é que dura muito mais tempo depois de aberto, precisamente por ser um queijo curado. Ou seja, abre e não precisa de ficar preocupado com o consumo dele a breve prazo, ele comporta-se como qualquer queijo curado.




Em relação aos legumes a usar, na lista de ingredientes vão ver os que eu usei, naturalmente que podem trocar por outros ou acrescentar mais ao que usei. 

Acrescentar mais porquê? Será uma questão de gestão vossa em relação aos restantes ingredientes que são necessários. Por exemplo, eu não usei as folhas de massa filo todas da embalagens, ficaram algumas para posteriormente fazer uma lasanha para mim e para o meu marido. Se quiserem usar as folhas todas da vossa embalagem, pois então acrescentem mais legumes para terem mais recheio. 


O mesmo passa-se para o queijo, a embalagem é de 190g e eu só usei 150. Se quiserem podem usar toda a embalagem de queijo, como já disse mais legumes, e já irão utilizar todas as folhas de massa filo da embalagem.

Ainda sobre os legumes, e antes de passar á massa filo, há um que eu considero imprescindível, é a couve lombarda. Para mim é a que dá melhor sabor e até textura ao preparado. Ás vezes temos uma certa tendência para ir buscar alimentos caros e menos comuns desnecessariamente.


Em relação à massa filo, eu tenho comprado nos supermercados Mercadona, antes comprava no PIngo doce.

A massa filo é carinhosamente chamada por "prima saudável" das massas embaladas, já que, apesar de ser feita de trigo, não contém quantidades exorbitantes de gorduras saturadas. Como é muito fina, a quantidade de farinha de trigo é pouco significativa e em termos calóricos até ficamos a ganhar.

Antes da receita deixo uma nota como resposta a uma pergunta que me fazem com muita frequência. Todos os meus temperos, ervas aromáticas secas, condimentos, etc, são do grupo Pimensor. Espreitem a pagina de facebook carregando AQUI que vão surpreender-se, não só com a variedade de produtos, mas também com as receitas diárias e familiares.

Outra receita idêntica que poderão gostar:




Ingredientes:

  • 8 a 10 folhas de massa filo
  • 150g de queijo Regional Saloio curado mistura de leite de ovelha, cabra e vaca 
  • 1 cebola grande
  • 1 pimento vermelho
  • 1 cenoura
  • 1/2 couve lombarda pequena
  • 1 cenoura
  • 1 lata pequena de rebentos de feijão mungo
  • 3 colheres de sopa de azeite (dividido)
  • 1 colher de sopa de molho de soja
  • 1 colher de chá de alho em pó (ou alho picadinho)
  • 1 colher de sopa de salsa seca
  • tempero=> 1 colher de café de: gengibre seco, cominhos secos e sal

Confeção:

(fotos de confeção no fim)

  1. Piquei a cebola, parti o pimento em tiras, a couve lombarda em juliana fina, ralei a cenoura e escorri os rebentos de feijão mungo.
  2. Pus ao lume uma frigideira larga com metade do azeite. Adicionei a cebola e o pimento. Quando amoleceram acrescentei a couve, a cenoura ralada, alho, salsa seca e os temperos. Deixei cozinhar em lume brando para que os legumes "soem" e cozinhem na sua própria água (15 minutos) (caso tenham pressa e precisem que seja mais rápido, vão colocando água aos poucos, conforme vai sendo preciso e mediante a evaporação que haja, não deve haver liquido no fim).
  3. Quando a couve estava tenra juntei o molho de soja e os rebentos de feijão mungo. Misturei bem e deixei cozinhar mais 2 a 3 minutos.
  4. Retirei do lume e juntei o queijo esfarelado. Envolvi tudo.
  5. Pus o forno a a aquecer a 180ªC.
  6. Para a montagem das almofadinhas, pincelei uma folha de massa filo com azeite (só um bocadinho), dobrei em 3 sobre a largura. Pus no meio um pouco do preparado de legumes e queijo, dobrei em forma de embrulho (ver fotos abaixo). Pincelei com mais azeite para que cole e coloquei num tabuleiro. Repeti o processo com as restantes folhas de massas filo e preparado de legumes.
  7. Levei ao forno até dourar (20 minutos).

















Bom apetite!

1 Comentários

  1. Tenho visto aqui algumas receitas, que me despertaram a atenção, pois tenho que alterar a minha alimentação devido a problemas de saúde. E estas estou tentada a fazer visto serem mais saudáveis.Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar