"Papas" (pudim) de chocolate / leite de creme com farinha de coco (saudável; sem açúcar)






Não é que esteja cansada de papas de aveia, ou dos overnight de aveia e chia, ou até dos pudins de chia, adoro e é difícil saturar, mas de vez em quando vale a pena mudar, nem que seja para se sentir o real sabor daquilo que tanto gostamos.
Pois eu hoje resolvi fazer umas novas papas para o pequeno almoço. Não sei se o termo papas é o mais adequado, há quem chame pudim, no entanto para mim pudim tem de ser mais aveludado e textura mais gelatinada.
Foi uma experiência positiva, principalmente porque, tal como as papas de millet ou quinoa, que podem ver carregando aqui, podemos fazer, guardar no frigorifico e ir tirando aos poucos durante a semana. Se estiverem já demasiado densas, é só juntar um pouco de leite ou mais agua e aquecer no microondas ou comer frio.
Fiz várias experiências, não só em sabor, como também de confeção. Espero não haver nenhuma confusão com as fotos, lembrem-se que todas as fotos que coloco são apenas elucidativas e não é lá que está a receita.
Quanto aos sabores, não ficamos com nenhum preferido, o de chocolate e manteiga de amendoim é aquilo que é, sempre a mesma tentação irresistível; o de ovos faz lembrar leite de creme e papas carolas.

Falta falar um pouco da farinha de coco. Esta farinha é feita com a polpa do coco. Primeiro é hidratada e depois seca.

A farinha de coco, para além de livre de glúten e de baixo índice glicémico, é uma fonte poderosa de nutrientes para o nosso organismo. 
Riquíssima em fibras e até proteína, em cada 100g podemos encontrar 56g de fibra solúveis e 4g de fibras insolúveis. Isto explica a sua função extremamente importante na regularização do intestino e ainda garante saciedade por muito tempo.
Esta é de facto uma farinha muito usada por quem precisa de melhorar o funcionamento do intestino, como é o meu caso, também agrada a quem precisa de melhorar os índices de mau colesterol e ainda ajuda quem precisa de queimar gordura corporal, já que a sua alta concentração de fibras solúveis formam um gel no estomago que, não só promove a sensação de saciedade como já disse, também torna a libertação de glicose no sangue mais lenta, evitando os picos de insulina. É sem duvida uma das farinhas com menor índice glicémico, rica em triglicerídeos da cadeia média, que são metabolizados e rapidamente transformados em energia, não dando lugar a acumulação no tecido adiposo.

De lembrar que esta é uma excelente alternativa á farinha de trigo nas nossas receitas, no entanto, á que saber usa-la. Como é riquíssima em fibras solúveis, absorve os líquidos quase instantaneamente e em grande quantidade. Quando quiserem fazer esta substituição têm de ter em atenção este fator. Não é regra, é apenas uma estimativa, mas a cada caneca de farinha de trigo corresponde 1/3 de farinha de coco.

Receita papas chocolate 👇

Para 1 taça vão precisar de:
  • 30g de farinha de coco (1/4 de caneca ou 60ml no copo medidor)
  • 4 x 80ml de água
  • 2 colheres de sopa de ingrediente adoçante liquido á escolha (usei mel)
  • 1 colher de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de sopa generosa de manteiga de amendoim
  • 1 pitada de sal
Confeção:
Numa tigela coloquei a farinha de coco. Adicionei a água, 80ml de cada vez, e mexendo sempre até ter um creme. (Pode não ser preciso toda a água ou ser preciso mais, têm de obter um creme.)
Levei ao lume, brando, até ferver por alguns minutos.
Retirei e acrescentei os restantes ingredientes. Misturei bem, verti para uma tigela e decorei com banana, amendoins, manteiga de amendoim e raspas de chocolate.
 

Receita papas sabor a leite de creme👇


Para 2 taças vão precisar de:
  • 50g de farinha de coco (1/2 caneca ou 120ml no copo medidor)
  • 100ml de leite
  • 3 x 80ml de água
  • 3 colheres de sopa de ingrediente adoçante á escolha (usei mel)
  • 1 pitada de sal
  • 2 gemas de ovo
Confeção:
Misturei a farinha de coco com o leite. Ela absorve de imediato e fica numa espécie de crumble. Acrescentei a água, 80ml de cada vez, e mexendo sempre até ter um creme. (Nota: pode ser preciso mais um pouco de água).
Juntei o mel, as gemas de ovo e o sal (na foto só aparece 1 gemas mas são 2). Misturei bem com o batedor de varas manual e levei ao lume, brando, até ferver por alguns minutos. Verti sobre as tigelas e decorei com morangos, coco, aveia puf, raspas de chocolate.

 

Bom apetite!






1 Comentários

  1. Eu moro em Sª Iria Azoia, e estou pesquisando receitas saudáveis e rápidas. Obrigada

    ResponderEliminar