Bolo mármore 3 sabores: café, cacau e baunilha (sem glúten; vegan; saudável)


Esta receita surgiu de um pedido de uma seguidora. É uma situação que acontece imensas vezes, pedidos de pessoas que têm intolerâncias alimentares ou os seus familiares e aos quais eu não consigo ficar indiferente. Quando se trata de crianças fico naturalmente ainda mais sensível ao assunto. Foi o caso. Nem de propósito, hoje mesmo, dia em que escrevo esta receita aqui no blogue, outra mensagem de uma mãe que tem uma criança com várias intolerâncias alimentares e que queria fazer um bolo para ela. São tantas as exigências dum bolo para quem é alérgico a quase tudo, que esta mãe me pediu ajuda.


Este assunto toca-me particularmente, não porque eu ou os meus familiares tenham alergias alimentares, mas porque me incomoda profundamente as pessoas que não são alérgicas comportarem-se como se o fossem. Falo em especial das pessoas que escolhem eliminar o glúten da sua dieta sem no entanto terem essa intolerância.

 Será que não percebem que estão a contribuir para o aumento dos intolerantes ao glúten? Será que não vêm que essa atitude está a comprometer a vida das gerações futuras? Da sua própria descendência? Será que não entendem que estão a contribuir para um futuro mais complicado?

Nenhum de nós sabe que tipo de alimentos (ou alimentação) teremos no futuro; nenhum de nós sabe que tipo de limitações vamos ter em termos de produção agrícola. Devemos fazer tudo para nos tornarmos mais resistentes, mais fortes, mais tolerantes, não o contrário!!!!!!!
Por favor, pensem nisto, não se tornem fracos nem contribuam para gerações futuras pouco resistentes e intolerantes, façam o contrario, contribuam para gerações de pessoas "rijas", preparadas para um mundo cheio de adversidades.
 Não são só as doenças, vírus, báctrias e fungos, que temos de tentar combater, também temos de nos preparar para uma alimentação diversificada e não limitada.





Tenho tido esta "conversa" imensas vezes, nomeadamente nos meus workshops. Fico triste quando percebo o egoísmo de pessoas que, porque leem na internet "discursos" sobre esta ou aquela dieta, com esta ou aquela teoria de que vão ter mais saúde e uma vida melhor se retirarem determinados alimentos da sua dieta, nem sequer ouvem os seus próprios médicos de família, entram nessas dietas sem pensar um bocadinho nas consequências a longo prazo.


Esta é uma receita que habitualmente leva bastante óleo. Eu retirei-o e substituí por água, no sentido de diminuir as calorias. Tenho feito isso em inúmeras receitas, resulta, não se perde no sabor. Esta substituição não pode ser feita "ela por ela", já que estamos a falar de produtos com densidades diferentes. Usamos apenas 25% da quantidade de óleo em água, mas, atenção, este valor não é certo, é necessário conhecerem a receita para perceberem se está bem ou precisa mais um pouco.


O molho de chocolate que usei na decoração deste bolo é antigo aqui no blogue.  Aproveito a água que fica nas latas de leite de coco depois de retirar a parte sólida e com ela faço o melhor dos molhos de chocolate.

A receita é muito simples. Numa tigelinha misturam 100ml de água da lata de leite de coco, 3 colheres de sopa de cacau em pó puro e 2 colheres de sopa de ingrediente adoçante não granulado. Tudo muito bem misturado e está um molho de chocolate delicioso! Se usarem xilitol ou stevia nem precisam de se preocupar com as calorias, pois são muito baixas.

Para variar um bocadinho optei por fazer a receita com os 3 sabores que vêm: café, cacau e baunilha. É completamente opcional, podem fazer de forma tradicional, apenas com cacau.



Outra receita de bolo mármore saudável aqui no blogue:



Vão precisar de:
  • 160g de farinha de arroz
  • 220g de farinha de aveia (sem glúten se necessário)
  • 2 colheres de chá de fermento
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 2 ovos de linhaça (2 colheres de sopa de farinha de linhaça + 6 de água)
  • 2 bananas medias/ grandes
  • 120g de iogurte natural (usei de soja)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 chávena (250ml no copo medidor) de ingrediente adoçante que prefiram (usei metade açúcar de coco e metade xilitol)
  • 100ml de água (apenas 60ml se escolherem um ingrediente adoçante no estado liquido)
  • 1 colher de chá de aroma de baunilha
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • 2 colheres de sopa de café/ descafeinado instantâneo
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
  1. Comecei por fazer os ovos de linhaça. Num copo misturei bem 2 colheres de sopa de farinha de linhaça com 6 de água. Reservei.
  2. Numa tigela misturei as farinhas com o fermento e bicarbonato.
  3. No processador de alimentos (ou com a varinha mágica) triturei as bananas, o iogurte, o azeite,o aroma de baunilha e os ingredientes adoçantes até estar num creme macio. Adicionei os ovos de linhaça e voltei a triturar apenas para misturar.
  4. Verti o creme obtido sobre a mistura de secos e envolvi bem até estar uma massa uniforme. Adicionei a água e voltei a envolver (nesta altura devem provar a vossa massa e retificar o ingrediente adoçante ao vosso gosto).
  5. Pus o forno a aquecer a 180ºC. Não precisei untar forma, pois usei de silicone; se usarem tradicional terão de untar.
  6. Numa tigela misturei o cacau com 3 colheres de sopa de água.
  7. Noutra tigela misturei o descafeinado com 1 e 1/2 colher de sopa de água.
  8. Adicionei 5 colheres de sopa da massa no preparado de café  e outras 5 colheres de sopa de massa no preparado de cacau. Misturei bem. 
  9. Pus colheradas da massa de baunilha no fundo da forma. Intercalei com colheradas de massa de café e outras de massa de cacau. Repeti a operação de forma a que, quando servir o bolo, todas as fatias tenham os 3 sabores. (ver fotos abaixo)
  10. Levei ao forno 35 minutos. Deixei arrefecer antes de desformar. Servi com molho de chocolate.
Nota: a receita do molho de chocolate que usei na decoração está na introdução.
 



Tão bom...





0 Comentários