Bolo de amêndoa com recheio de lemon curd (saudável; sem glúten; lowcarb; paleo)




Desde o primeiro ingrediente que escrevi no papel para fazer esta receita que me senti insegura. Conheço bem a massa do bolo de amêndoa, é inspirada na do Morgado do Bussaco, mas não é habito fazer desta forma o lemon curd. O habitual lemon curd cá de casa, e que muitos dos seguidores da Panelinha de Sabores já fizeram, é feito com os ovos inteiros, em banho maria, receita que podem ver carregando AQUI.


Como sabem os ovos são um alimento saudável quando consumidos inteiros. Esta é a forma como devemos dar preferência ao seu consumo. Ora, para fazer as "panquecas" da parte do bolo de amêndoa eu precisava de mais claras que gemas, ou seja, iriam sobrar-me 3 gemas. Tive, por isto, necessidade de alterar a minha habitual receita de lemon curd de forma a todo o bolo comportar os ovos inteiros. Não foi difícil, mais difícil foi elaborar a anterior receita, apenas tive de "trabalhar" a não utilização de gordura nem amidos.

Apesar de tudo isto, não era a elaboração da receita que me esta a pôr insegura e ansiosa, era a combinação de sabores. Iria resultar?




Nós cá em casa estávamos saturados de chocolate e outros sabores semelhantes. Experiências minhas, receitas concretas, algumas para preparar o próximo workshop, todos estavam desejosos duma sobremesa diferente, com um dos poucos sabores frescos que no inverno sabem bem. Por outro lado, o mesmo facto de ter andado com muitas experiências com chocolate, estava com necessidade duma sobremesa menos calórica. Arrisquei nesta ideia e foi um sucesso!




Em relação á confeção deste bolo, não há qualquer dificuldade. Devem fazer o lemon curd com antecedência de forma a estar frio e bem firme no momento da utilização.

Em relação ao bolo em si, ele é composto por quatro panquecas que levei ao forno duas a duas. Para que fiquem todas do mesmo tamanho, podem usar o aro duma forma de fundo amovível ou, no caso de não terem um aro de pequena dimensão, risquem no papel vegetal círculos de 20cm utilizando, por exemplo, a tampa de um tacho. Desta forma obterão bases de bolos idênticas.

 Não estranhem o facto de estar descrito na receita amido de milho (maisena) ou cacau em pó. Para fazerem uma versão lowcarb / paleo devem usar cacau em pó puro. Em termos de confeção e resultado final não vai haver qualquer diferença, apenas o bolo ligeiramente mais escuro, que, na minha opinião, até vai ficar favorecido.





Vão precisar de:

Bolo
  • 4 ovos
  • 3 claras
  • 150g de amêndoa moída em farinha
  • 1 colher de sopa de amido de milho (maisena) ou cacau em pó puro
  • 6 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei 4 colheres de sopa de xilitol e 2 de agave)

Lemon Curd
  • 3 ovos
  • 3 gemas
  • 160ml de sumo de limão (2 limões) + 20ml de água
  • raspa de 1 limão
  • 6 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei xilitol)
  • 3 colheres de sopa de iogurte natural*
*Podem trocar o iogurte natural por queijo quark ou leite de coco sólido ou mais 1 ovo e 1 gema devendo no ultimo caso acrescentar 20ml de água ao sumo de limão.

Confeção:
Lemon curd
  1. Comecei por preparar o lemon curd para que esteja firme no momento de usar. Num tachinho misturei todos os ingredientes à exceção do iogurte (reservar as claras para o bolo).
  2. Levei a lume brando e mexendo frequentemente até espessar.
  3. Retirei do lume e deixei arrefecer completamente.


Bolo
  1. Triturei as amêndoas em farinha. Adicionei o amido (ou cacau) e misturei.
  2. Separei as gemas da claras, juntei as claras às reservadas do lemon curd. Bati-as em castelo firme. Quando já estavam a ficar no ponto adicionei o ingrediente adoçante e bati mais 1 minuto.
  3. Bati as gemas com o batedor de varas manual. Envolvi-as nas claras em castelo e depois envolvi a mistura de amêndoa e amido.
  4. Forrei o tabuleiro do forno com papel vegetal. Pus o forno a aquecer a 160ºC. Dividi a massa em 4.
  5.  Ajustei um aro a 20 cm. Coloquei-o num canto do papel vegetal, preenchi com uma parte da massa e alisei. Retirei o aro e repeti no outro canto do papel vegetal (se não tiverem um aro não há problema, basta fazerem "círculos" da massa como se fosse uma panqueca grande ou como se faz nas pavlovas - dicas na introdução). 
  6. Levei ao forno 12 minutos. Repeti a operação com as 2 restantes partes de massa.
 



Montagem
  1. Já com tudo arrefecido, adicionei o iogurte ao lemon curd e envolvi cuidadosamente. Dividi em 4.
  2. No prato de servir coloquei uma panqueca e cobri com o 1º quarto do lemon curd. Repeti a operação com as restantes panquecas.




1 Comentários

  1. Bonito e interessante! A experimentar quando tiver a minha remessa de lemon curd. Bjinhos e bom carnaval!

    ResponderEliminar