O meu marido adora arroz doce. Não sei se é a sobremesa preferida dele, acho que não, mas que ele come sempre com muito gosto, isso sim.
A minha mãe fazia o melhor arroz doce do mundo! Não sei a receita dela, não sei se ela tinha, se fazia a olho, mas era delicioso.
Um bom arroz doce tem de ter os "grãos" definidos, não é uma papa de arroz, são "grãos " de arroz bem cozidos envoltos duma espécie de creme feito pela própria goma que o arroz deixa ao cozer. Para que isto aconteça temos de usar o arroz certo. Lembro que a minha mãe usava o carolino. Eu também fazia o mesmo até descobrir que o arroz para risoto fazia melhor "trabalho". Desde então, é essa a minha escolha, o arroz arbóreo.
Nesta receita que aqui vos deixo o meu arroz doce subiu de patamar! E muitos lugares acima!!!!
Troquei o leite comum por bebida vegetal de amêndoa. Não uma vulgar bebida vegetal, mas sim a "Ultimate Almond organic drink da Rude Health" (Bebida de amêndoa superior).
Ora, e o que é que ela tem de diferente da tradicional bebida de amêndoa que vai fazer diferença nesta sobremesa? A textura!!! Esta bebida é mais "cremosa"! Feita de apenas amêndoas e água, sem qualquer adição de açúcar, esta bebida é mais cremosa que as suas equivalentes. O sabor...esse é incrível, não fazem ideia como sabe bem.
E é precisamente a textura e o sabor desta bebida que fez a diferença no resultado final deste arroz doce, estava melhor que nunca!
A questão que me vão colocar com certeza é se podem usar a receita com outra bebida vegetal ou leite. Sim, claro que sim, eu própria já fiz, o que estou aqui a querer salientar é o novo sabor que ela deu a este arroz doce.
No que diz respeito á confeção, foi a D. Maria da Conceição que teve a gentileza de me dar a sua receita.
Depois da minha mãe falecer nunca mais tinha comido um arroz doce tão bom como o dela.
Num almoço de família em Seia, minha terra natal, há cerca de dois anos atrás, estava a D. Maria da Conceição, sogra da minha irmã Carla. Ela levou para a sobremesa o seu famoso arroz doce. Eu deliciei-me!!!! Era (quase) tão bom como o da minha mãe.
Pedi-lhe e ela lá me enviou a sua receita, sem quantidades, mas com o método de confeção dela.
Comecei por fazer 100g de arroz com 750ml de leite. Ficou maravilhoso, ainda assim, não estava perfeito. Subi para um litro de leite, na minha opinião foi demasiado. Resolvi tentar os 800ml e, voilá, ficou mesmo como eu gosto e como eu entendo que é o perfeito arroz doce: cremoso com o grão definido. Afinal de contas, arroz doce não são papas de arroz.
Muito obrigada D. Maria da Conceição, conhecida em Vila Cova à Coelheira pela Rainha!!!
Mexer constantemente quando o arroz está a cozer no leite? Não mexer o arroz quando está a cozer no leite? Boa questão! Para mim é o meio termo, ir mexendo ocasionalmente.
Um assunto importante para falar nesta introdução é a quantidade. Eu faço 25g de arroz por pessoa. São cerca de 80kcal (cru). Dá uma pequena taça por pessoa depois de cozido, para mim o suficiente e o ideal. Se usarem um ingrediente adoçante do tipo stevia ou xilitol, apenas têm de contabilizar mais o leite ou bebida vegetal, o que faz esta sobremesa nada proibitiva.
Como vêm nas fotos espalhadas por esta introdução, experimentei uma combinação muito vista na blogosfera: arroz doce com doce de framboesa. Surpreendeu-me (leia-se surpreendeu-nos) pela positiva. Que coisa mais boa!!!!!!! Nunca imaginei que pudesse ficar tão bom. Eu sempre comi arroz doce com canela e achava que era assim que sabia bem, invenções não eram para ali chamadas, mas depois desta experiência, mudei completamente de opinião. Mudei tanto que a seguir experimentei com o meu doce de maça, pera, gengibre e canela para ver se também combinava bem. Sim, sem duvida, também ficou fantástico, ainda assim, não superou a versão com framboesa.
Qual a principal vantagem que tirei desta combinação? Por cada taça tenho menos quantidade de arroz. Não é insignificante, pelo menos para mim não é e sou bem magrinha. Já diz o velho ditado "grão a grão enche a galinha o papo" e eu prefiro não encher o meu de "grãos" de arroz, ahhaha
Vão precisar de:
(serve 4 taças de 200ml)
- 100g de arroz arbóreo
- 800ml de Bebida de amêndoa superior Rude Health (Ultimate almond organic drink)*
- 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram)**
- 3 paus de canela
**Já fiz com os mais diversos ingredientes adoçantes, desde stevia, a agave ou até açúcar mascavado. Desta vez experimentei outras duas possibilidades, xilitol e frutose. No caso de fazerem com frutose diminuam a quantidade para metade. No caso de usarem leite comum, e porque ele é menos doce do que as bebidas vegetais, devem colocar 5 colheres de sopa em vez das 4 mencionadas.
Para servir:
- 8 colheres de sopa de doce de framboesa ( a minha receita saudável podem ver carregando aqui)
- canela e pepitas de chocolate a gosto
(fotos de confeção no fim)
- Pus o arroz num tachinho e cobri com água. Levei ao lume, médio, e deixei cozer até toda a água se evaporar.
- Ao mesmo tempo pus ao lume outro tacho maior com a bebida vegetal e os paus de canela.
- Quando o arroz ficou sem água, passei-o para o tacho maior. Misturei, tapei e deixei cozinhar em lume médio, mexendo ocasionalmente, até estar cremoso, mas com "grãos definidos" (cerca de 25 minutos).
- Adicionei o ingrediente adoçante, misturei bem e retirei do lume.
- Passei para as taças e servi com canela e pepitas de chocolate.
- Para fazer com doce de framboesa, colocar 2 colheres de sopa de doce em cada taça antes do arroz doce.
Tão bom…
0 Comentários