Bolachas de natal saudáveis, fit, sem glúten (Christmas cookies) (aproveitamento de claras; opção vegan)


Provadamente, as bolachas mais fit que já fiz!! (E não me estou a referir apenas a bolachas de natal)
Ora, vamos lá então perceber o que é que eu fiz aqui e como é que podem fazer bolachas em vossa casa sem seguir nenhuma receita e completamente ao vosso gosto.


Estão a ver aquelas bases de tarte saudáveis (ou não) que gostam imenso? Aquelas que muitas vezes levam uma parte de frutos secos, outra de flocos de aveia triturados em farinha (ou qualquer farinha), depois juntam cacau ou canela ou alfarroba (ou nada), tâmaras para adoçar, banana ou puré maça, ou apenas azeite, enfim, há muitas formas de fazer e, por norma, nós gostamos muito dessas bases. Todas elas fazem excelentes bolachas. Tudo que é preciso fazer é triturar em farinha algum fruto seco oleaginosos, misturar farinha, um ingrediente adoçante, uma pequena porção de gordura e depois um elemento ligante, que pode ser banana, pode ser puré de maça, pode ser o próprio puré de tâmaras que também serve de adoçante, pode ser mel, agave,... Quando tudo triturado, se ainda não está a formar uma bola de massa, adicionamos água, aos pouquinhos, até ficar a bola de massa pretendida.


Estas bolachas foram inspiradas na minha ultima base de tarte que vos mostrei aqui no blogue, a Tarte de laranja. As alterações que fiz foram mais no sentido da confeção do que nos ingredientes, e isso aconteceu apenas por um motivo: é que a cobertura que vêm, os efeitos de natal, foram feitos com o merengue da própria massa. Já vos explico melhor.

No natal é normal termos sobras de claras. Até a mim, que faço leite de creme com os ovos inteiros, acabam sempre por sobrar claras. Há doces tradicionais a que não podemos dar a volta e precisam de gemas isoladas. A minha ideia foi fazer as bolachas de natal aproveitando claras. Estas bolachas de natal são então uma receita de aproveitamento de claras. Isto, juntamente com o facto de ter usado stevia com erythritol para adoçar, fez das minhas bolachas super fit.


Agora temos a questão da farinha. Eu usei aqui uma mistura de farinha de castanhas com farinha de amêndoa, ambas sem glúten. Já experimentei com outras farinhas, funciona na mesma. A questão das quantidades não vai ser um problema, porque vão colocar aos poucos até formarem uma bola de massa. As farinha não absorvem liquido todas da mesma forma, mas isso não vos vai complicar a execução da receita, podem escolher a farinha que mais gostarem, só terão de ter o cuidado de colocar devagar e não toda duma vez.

Eu aromatizei as minhas bolachas com cacau e canela. Não é obrigatório, podem usar apenas canela e gengibre, podem usar alfarroba, raspas de laranja, é completamente ao vosso gosto.





Vão precisar de:
(rende 16; foto tem receita e meia)
  • 3 claras de ovo (ou 100ml de aquafaba para opção vegan)
  • 2 colheres de chá de sumo de limão
  • 6 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram liquido ou sólido (usei stevia com erythritol)
  • 2 chávenas (500ml no copo medidor) de farinha a gosto*
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó (opcional; podem não usar nada ou trocar por alfarroba)
  • 1 colher de chá de canela (opcional; podem não usar ou trocar por, por exemplo, raspa de laranja)
  • 1/2 colher de chá de gengibre em pó (opcional)
  • 2 colheres de sopa de azeite** (opcional)
*Usei 1 chávena de farinha de amêndoa e outra de farinha de castanhas.
*Aconselho a usarem pelo menos 1/2 chávena de farinha de fruto seco oleaginoso, pelo sabor.
* Pode ser necessário mais um pouco de farinha, é dependente da que escolherem e também do ingrediente adoçante que escolherem.
*Podem usar flocos de aveia triturados em farinha, trigo sarraceno, farinha de grão de bico, espelta,...)
**Em relação ao azeite, eu não usei, mas torna a massa mais maleável e menos "colante", ou seja, facilita o momento de moldar as bolachas.

Confeção:
(fotos de confeção no fim)
  1. Bati as claras em castelo. Quando já estavam a ficar firmes, adicionei o sumo de limão e bati mais um minuto, depois o adoçante e voltei a bater mais 3 minutos. Retirei 4 colheres de sopa deste merengue e reservei para as decorações finais.
  2. Numa tijela misturei as farinhas, o cacau, a canela e o gengibre.
  3. Aos poucos e envolvendo bem a cada adição, fui misturando bem a farinha no merengue de claras até formar uma bola de massa (a determinada altura torna-se difícil mexeu com colher e parece que já não suporta mais farinha, passem a amassar com as mãos; caso ainda esteja muito mole no fim das 2 chávenas de farinha, adicionem mais um pouco, no entanto, a massa não deve ser muito seca) (Nota: se optarem por adicionar azeite, façam quando já está a ficar uma massa compacta).
  4. Retirei pequenas porções de massa, fiz bolas, achatei em bolacha, cortei com as formas de natal e coloquei num tabuleiro forrado a papel vegetal. 
  5. Pus o forno a aquecer a 140ºC.
  6. Pus o merengue reservado na seringa de pasteleiro e decorei cada bolacha. Levei ao forno 10 minutos. Retirei, deixei arrefecer e voltaram ao forno, desta vez só com a resistência de baixo ligada, por mais 10 minutos (este método serve para tornar as bolachas mais crocantes).
 
 


Boas festas!!!

1 Comentários

  1. Boa tarde! Estas bolachas conservam-se durante quantos dias? Obrigada e cumprimentos

    ResponderEliminar