Arroz selvagem com cogumelos e nozes (vegan)



Perfeito para ocasiões especiais; perfeito para acompanhar pratos que não levam carne nem peixe; perfeito para saladas com legumes, o arroz selvagem, conhecido por arroz Zizania, nem chega a ser bem arroz e não se relaciona com o arroz asiático que conhecemos e habitualmente cozinhamos, trata-se de um grão composto por 4 gramíneas diferentes. De aspeto é mais longo, castanho escuro, textura única e, pelo seu sabor intenso, aparece muitas vezes associado ao arroz agulha, como é o caso deste que usei.





É pobre em calorias e gordura, por outro lado é rico em fibra, proteína de alto valor biológico, vitaminas do complexo B (B3 e B6), magnésio, manganésio, fosforo, e zinco. Quando comparado com o arroz integral ou o basmati, tem o dobro da proteína, proteína esta de excelente qualidade e com todos os aminoácidos essências, embora não nas quantidades ótimas. Não tem glúten e ainda é riquíssimo em antioxidantes.


Ora, não serão estas excelentes razões para investir neste produto? Eu sei que é caro, também não compro muitas vezes, mas, tal como iniciei esta introdução, em dias especiais, para receber os amigos e fazer um arroz diferente, um prato diferente, deixando de lado a carne ou o peixe, é com certeza um bom investimento.


E como devemos cozinhar o arroz selvagem? Não tenho muita experiência, cozinhei ainda poucas vezes, tenho feito exatamente igual a arroz integral, apenas coloco mais água, não muito mais em relação ao integral, mas em relação a arroz branco, isso sim, considero bastante mais.
Quando vejo que ele está tenro, e se me apercebo que ainda tem muita água, mais do que devia, escorro num passador. Sou-vos sincera, ainda não consegui ter a medida ideal de água, embora esta receita que vos mostro hoje tenha sido a que acertei mais, ou seja, não precisei de escorrer qualquer água.
Também é mais demorado a cozer que o branco, mais uma vez considero praticamente igual a arroz integral neste aspeto.


Nesta receita fiz a junção de cogumelos e nozes com um apontamento de ervilhas. O sabor combina na perfeição, ficou incrível, é para repetir com certeza!

Vão precisar de:
(serve 3 a 4 pessoas)
  • 3/4 de chávena de arroz selvagem com mistura de arroz agulha
  • 250g de cogumelos frescos laminados
  • 2 mãos cheias de miolo de noz
  • 2 + 1 colher de sopa de azeite
  • 1 cebola media picada
  • 2 dentes de alho picados (ou 1 colher de chá de alho granulado seco)
  • 1 colher de chá de manjericão seco, tomilho seco e salsa seca
  • 1/2 colher de chá de pimentão doce ou paprika
  • sal
  • 100g de ervilhas escaldadas e salsa fresca picada para a decoração
Confeção:
  1. Levei ao lume um tacho largo com a cebola, o alho e 2 colheres de sopa de azeite. Quando a cebola murchou adicionei as ervas aromáticas e 2 chávenas de água. Adicionei o pimentão doce e deixei que levanta-se fervura.
  2. Lavei o arroz e adicionei-o ao tacho com a água em fervura. Baixei o lume para médio, tapei e deixei cozinhar até não ter praticamente água nenhuma (demora cerca de 15 minutos). Retirei um pouco e pressionei entre os meus dedos para ver se estava cozido. Desliguei o lume e deixei destapado uns minutos para que a pouca água que restava se evapora-se.
  3. Enquanto o arroz cozinhou preparei os cogumelos e a noz. Numa frigideira coloquei 1/2 colher de sopa de azeite. Salteei a noz picada grosseiramente por 1 minuto. Retirei e, na mesma frigideira, acrescentei a restante 1/2 colher de sopa de azeite. Salteei os cogumelos até estarem dourados (opcionalmente podem refresca-los com um pouco de água das latas de leite de coco ou vinho branco no fim).
  4. Envolvi as nozes, os cogumelos no arroz, a salsa picada e servi com ervilhas.


Bom apetite!







1 Comentários

  1. Já fiz algo assim do género, mas faltaram as nozes. Tenho q experimentar esta tua versão :) Bjinho.

    ResponderEliminar