Suflé de requeijão com ervilhas (lowcarb; vegetariano)



Há quanto tempo não fazia um suflê cá em casa. Era habitual na casa dos meus pais, a minha mãe fazia o melhor suflé de peixe do mundo. Umas sobras de peixe cozido dava quase sempre lugar a um suflé. Quando me casei fazia o mesmo. É normal repetirmos os hábitos de casa dos pais quando nos casamos, não acham? Com o tempo foi passando, talvez porque deixei de ter sobras de peixe cozido...Talvez porque deixei de fazer peixe cozido😅
Faço peixe quatro ou mais vezes por semana, e raramente é cozido, o meu marido não gosta. Talvez por isso deixei de fazer o maravilhoso suflê da minha mãe. Ás vezes faço com bacalhau, também fica maravilhoso. Essa receita está publicada algures aqui no blogue.


Este fim de semana fiz um de requeijão! Ai que maravilha, nem imaginam. Deixei dourar um bocadinho demais, é certo, mas estava bom na mesma.




Truques para deixar o suflé bem fofinho? Há quem diga para deixar no forno 5 minutos com ele fechado; há quem diga para o deixar no forno 5 minutos com a porta meia aberta. Eu opto pela 2ª hipótese. A verdade é que a maioria das vezes vai logo para a mesa, pois acho que se a receita estiver bem feita e as claras bem firmes, não faz diferença nenhuma retirar de imediato do forno.




Esta é uma receita especialmente simples, não precisam de fazer qualquer refogado antes, coisa que não acontece com um suflé de, por exemplo, peixe ou bacalhau, que devem fazer previamente um refogado de cebola, juntar o peixe desfiado e depois envolver nos ovos, e este também tem a vantagem de não ser necessário qualquer amido ou farinha, o requeijão está lá para esse fim. Ficam assim com um "soufflé""lowcarb".

Vamos á receitinha que é muito fácil.

Vão precisar de:
(serve 4 pessoas)
Confeção:
  1. Escaldei as ervilhas em água fervente por 5 minutos. Untei uma forma de porcelana de 20cm de diâmetro. Pus o forno a aquecer a 190ºC.
  2. Numa tigela, com a batedeira elétrica, bati os requeijões, as gemas dos ovos, 50g de queijo curado esfarelado, as ervas aromáticas e o alho em pó até estar cremoso. Envolvi as ervilhas escorridas.
  3. Noutra tigela, com a batedeira elétrica, bati as claras em castelo. Quando estavam a ficar firmes, adicionei o sumo de limão e o sal. Bati mais 3 minutos.
  4. Cuidadosamente, envolvi as claras no creme de requeijão. Verti sobre a forma, esfarelei as 50g de queijo curado restante por cima e levei ao forno 25 a 30 minutos. Desliguei, abri um pouco a porta do forno e deixei ficar 5 minutos antes de servir.

Bom apetite!





0 Comentários