Regueifa doce (rosca doce ou pão doce) de "Nutella" saudável (vegan; fit)





Regueifa, rosca, pão doce, coroa doce ou ratolinha? Boa pergunta! Para mim é regueifa. O meu marido diz que é regueifa ou rosca. Eu acho que depende da zona do país, sei que há muitos sítios que chamam pão doce a esta versão de regueifa enrolada em "meia" trança". Uma coisa é certa: é uma delicia!!!
O que fiz aqui foi uma massa idêntica a "cinnamon rolls", com um suave aroma de laranja, dado apenas por raspa, ou seja, não usei sumo, recheei com a "nutella" saudável e sem açúcar, a minha receita de sempre que podem ver carregando AQUI e depois foi só enrolar em formato de regueifa. Tão simples quanto isto.




Ora, a questão é: não fica seca? Não. Eu já fiz outras e todas tinham o mesmo defeito: ao fim de dois dias estavam secas. Sim, cá em casa um bolo destes dura 3 dias ou mais. Todos gostamos, levamos para o lanche, mas é só uma pequena fatia. Estava na altura de trabalhar neste problema. O que mudei? Não fiz nada de diferente na parte da proporção dos ingredientes, apenas na altura de amassar mudei de estratégia.




 Esta massa deve ser amassada por 10 a 15 minutos. Ao fim de 5 minutos parece-nos que está ótima, no entanto, com o continuar de amassar, ela começa novamente a agarrar ás mãos, resultado da absorção de liquido. Temos de acrescentar mais farinha para conseguirmos continuar a amassar. Eu impos um limite de farinha, as 350g. A partir daí, sempre que a massa começou a colar ás mãos, untei-as com azeite. Desta forma não tive excesso de farinha, a massa não ficou seca, mesmo ao fim de 3 dias, e também não exagerei na quantidade de gordura, porque apenas humedeci as mãos, não verti "quantidades malucas" de gordura para a massa.




A técnica para estas massas ficarem bem e perfeitas está em trocar os passos que se fazem habitualmente, isto é, em vez de prepararmos o fermento com os líquidos e vertemos sobre os secos, preparamos igualmente os líquidos com o fermento e vamos juntando a farinha, aos poucos e amassando bem a cada adição. Assim não falhamos e, se a farinha for integral ou branca, que tem absorção ligeiramente diferente, está tudo controlado, nós só juntamos a farinha que é necessária.
Como dá para perceber pelas fotos eu deixei a minha regueifa demasiado tempo no forno. Nada que tenha prejudicado o sabor ou até a textura, na realidade acho que só prejudiquei as fotos. Também fiz uma outra coisa que não foi bem pensada, coloquei raspas de chocolate preto no recheio. Foi só um bocadinho, umas 30g no máximo, mas o suficiente para ficar com este aspeto "preto" de chocolate queimado. Não façam isso, está bem😉




Na próxima semana farei uma versão sem levedura. Não é a mesma coisa, é menos saudável, claro que mais rápido e pratico, ou seja, uma alternativa para quando não há tempo para fazer melhor, que é uma massa como esta levedada.
E pronto, é isto que tenho para vos dizer. Vamos á receitinha que por aqui já se faz tarde, chove e troveja como de resto tem sido habito neste outono.


Vão precisar de:
  • 300 a 350g de farinha de espelta
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 2 colheres de chá (5,5g) de fermento padeiro seco
  • 250ml de bebida vegetal a gosto (ou leite)
  • 3 colheres de sopa de azeite (+ 1 se necessario)
  • 3 a 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei metade stevia com erythritol e metade agave)
  • raspa de 1 laranja (opcional)
  • 1 colher de sopa de canela em pó
Recheio de "nutella" saudável sem açúcar e com apenas 3 ingredientes para ver carregando👉AQUI

Confeção:
(fotos de confeção no fim)
  1. Numa tigela grande misturei o leite, o azeite e o agave. Levei ao micro-ondas 20 segundos. Retirei, verifiquei a temperatura, que deve estar entre os 40 e os 43ªC, e adicionei o fermento padeiro. Misturei e reservei 10 minutos para o fermento ativar.
  2. Aos poucos, 1/2 chávena de cada vez, fui juntando a farinha, assim como o sal, a canela e a raspa de laranja, ao preparado anterior. Inicialmente misturando com uma colher, ao fim da 4ªchavena passei a amassar com as mãos.
  3. Amassei 10 a 15 minutos. Durante este tempo a massa começa a colar ás mãos. Acrescentei mais farinha até completar as 350g. Depois, como continuou a colar com o continuar de amassar, apenas untei as mãos com azeite (pode ser água; não usem mais que 350g de farinha pois vão ter uma massa muito seca no final). Após amassar por 15 minutos formei uma bola de massa.
  4. Coloquei a bola de massa na tigela untada com azeite, tapei com um pano e reservei em lugar quente por 1 hora (até dobrar de volume). Nesse tempo preparei o recheio de nutella (receita AQUI)
  5. Polvilhei uma superfície com farinha. Virei a massa volumosa para lá e "dobrei-a" várias vezes de forma a retirar o ar.
  6. Com o rolo da massa fiz um retângulo de 40 por 30cm. Espalhei a nutella (opcionalmente podem polvilhar com 20g de raspas de chocolate) e enrolei sobre o comprimento.
  7. Mantendo o agora rolo na superfície enfarinhada, cortei ao meio (pode ser com uma faca ou com o cortador de pizzas). Pegando nas agora duas partes de rolo, fui passando á vez uma para cada lado (ver fotos abaixo).
  8. Forrei um tabuleiro com papel vegetal. Coloquei o rolo entrelaçado no papel vegetal e uni-o em coroa. Tapei com um pano de deixei repousar mais meia hora em local quente.
  9. Pus o forno a aquecer a 180ºC.
  10. Após voltar a aumentar de volume, levei ao forno a regueifa por 35 minutos.


 
 




Tão bom…






1 Comentários