Crepes saudáveis recheados de maça salteada (vegan; sem glúten; sem açúcar; fit; low carb)



Crepes não é nem nunca foi a minha especialidade. Não é que não faça, não é que não goste, mas, entenda-se, crepes são uma espécie de "estrangeirismo" como muitas palavras que hoje em dia usamos, ou seja, usamo-las como se sempre tivessem feito parte do dicionário, mas na verdade nem sequer lá constam.

 Os crepes, assim como as panquecas, fazem parte da vida de muitos portugueses, no entanto, há uns anos atrás só se comiam nas gelatarias e não eram todas, era só mesmo nas grandes gelatarias das grandes cidades.



O que me acontece é falta de conhecimento sobre estas massas. Muitos de vocês sabem que eu já não sou propriamente jovem, pelo que determinadas receitas custa mais a aprender, a "apanhar" os princípios básicos que outras. Com os crepes tem-me acontecido isso, tenho tido dificuldade em perceber o principio básico da sua elaboração que me permita criar as minhas próprias receitas.

 Com isto quero dizer-vos que já foram umas quantas receitas falhadas. Ainda na semana passada foi para as galinhas da minha empregada domestica uma tigela de massa supostamente de crepes que não consegui concretizar, não consegui mesmo fazer nada com ela e acabei por colocar no lixo orgânico que vai para galinhas e porcos.


Finalmente saiu uma receita em condições! Estava mesmo difícil e acreditem que eu já estava quase a desistir. É que para mim os crepes têm de ter determinadas características e ser fofinhos é uma delas.
Consegui tudo que queria com esta receita, estou mesmo muito satisfeita. Para terem uma ideia, sobraram 2 no dia que fiz, guardei no frigorifico e aqueci-os 3 dias depois. Estavam exatamente na mesma, a mesma textura, o mesmo sabor.



Vão precisar de:
(serve 6 a 7 crepes)
  • 2 canecas (500ml no copo medidor) de farinha de aveia/ espelta ou trigo sarraceno/ amêndoa para opção sem glúten
  • 3 colheres de sopa de amido de milho ou polvilho doce
  • 600ml de leite ou bebida vegetal
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 3 colheres de sopa de ingrediente adoçante que preferiram (mel, agave, stevia, açucar mascavado de coco,...usei agave)
  • baunilha ou canela para aromatizar
  • 1 pitada de sal
Recheio de maça:
  • 4 maças médias
  • sumo de 1/2 limão
  • 3 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei açucar de coco)
  • 1/2 colher de chá de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
  • 2 colheres de sopa de bebida vegetal ou leite
  • 1 colher de sobremesa de canela em pó
Confeção:
  1. Para os crepes, coloquei todos os ingredientes no processador de alimentos e triturei até estar homogéneo (podem colocar num copo alto e triturar com a varinha magica).
  2. Pus uma frigideira anti aderente ao lume, médio, e untei com um fio de azeite (muito pouco, só pincelar). Quando quente coloquei cerca de uma concha do preparado e rodei a frigideira para que se espalhe por toda ela. Deixei cozinhar até a parte voltada para mim apresentar estar cozida. Virei para que cozinhe mais um pouco do outro lado. 
  3. Repeti a operação até terminar a massa.
  4. Para o recheio, parti as maças em pequenos cubos e salpiquei-a com o sumo de limão. Diluí a maisena no leite.
  5. Numa tigela misturei maça, maisena diluída e todos os restantes ingredientes. Levei ao lume numa frigideira antiaderente, lume baixo, até a maça estar tenra.
  6. Servi os crepes recheados com maça e molho de chocolate feito com 20g de chocolate derretido e depois misturado em 2 colheres de chá de água até estar bem cremoso.
 
Tão simples, tão bom!




4 Comentários

  1. Mesmo sem ser o teu forte, ficaram com belíssimo aspecto! Também ñ são o meu, por isso, vou fazer! Se correu bem a ti, pq há de correr mal a mim? :P Bjinhos e obrigada pelas dicas sempre úteis e receitas alternativas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite! É curioso que esta receita correu tão bem, gostaram tanto cá em casa, que fiquei com vontade de fazer muito mais vezes.
      Eu é que tenho a agradecer esta atenção que me dá. Nem sequer lhe consigo responder a tempo e como deve de ser, os últimos dias têm sido sem tempo para nada. Beijinho e boa noite!

      Eliminar
  2. Olá eu tentei fazer os crepes mas não consegui... Segui a receita á risca... Eles não coziam de forma a poder volta-los

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite! A serio?! E que farinha usou? Eu não faço muitas vezes crepes, mas repito esta já no próximo fim de semana se for necessário com a farinha que pretender. Pode ser que eu perceba o que se passou e tiro fotos de toda a confeção.

      Eliminar